domingo, 10 de julho de 2011

Candlestick

Hoje o Finanças Inteligentes irá fazer uma análise do livro Candlestick. A obra de Carlos Alberto Debastiani aborda os conceitos da análise de candles, técnica japonesa do século XVIII e está voltada para o investidor que utiliza análise técnica no mercado de capitais.

O gráfico de candles é constantemente utilizado pelo Finanças Inteligentes na análise gráfica, a riqueza de informações contidas dentro dessas "velas" (aportuguesando o termo) são extremamente relevantes. Analisar um candle, ao contrário do que parece, não é uma tarefa simples. O investidor primeiramente deverá conhecer todos (ou pelo menos a maioria) dos padrões altistas, baixistas e de continuação de tendência. E para isso o livro Candlestick encaixa como uma luva ao investidor, os padrões são explicados um a um pelo autor do livro.

Portanto considero a utilidade deste livro única e exclusivamente voltada ao estudo destes padrões, que está muito bem feita por sinal. Ao final da obra o autor expõe algumas dicas de postura (bastante comuns entre analistas técnicos) no qual eu não recomendo, como a de manter um fluxo contínuo de operações (embolsar o lucro de um trade e já abrir posição em outro papel). Por experiência própria posso dizer que o único beneficiário disso tudo será a sua corretora.

Após o conhecimento dos padrões o próximo passo é observar no dia-a-dia do mercado como estes padrões vão se formando nos gráficos, esta parte é a mais importante na minha visão e exige tempo, pois o investidor irá armazenar uma grande quantidade de informações em seu subconsciente. Estas informações armazenadas são cruciais para entender "a lógica" da movimentação dos preços no mercado e montar o seu sistema de operações.

O livro está a venda no Submarino e custa R$ 32,90 http://www.submarino.com.br/produto/1/1953101/?franq=299722

Posteriormente faremos um sorteio deste livro pelo Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário