terça-feira, 19 de julho de 2011

A gangue dos seis

Mark Warner (Democrata), Saxby Chambliss (Republicano), Kent Conrad (Democrata), Mike Crapo (Republicano), Richard Durbin (Democrata) e Tom Coburn (Republicano) são as seis forças políticas mais sensatas nos Estados Unidos atualmente. Juntos eles formam o que o mercado apelidou de "gangue dos seis". Esses congressistas deixaram de lado as incompreensíveis disputas políticas partidárias em prol da economia americana, bolando um pacote de medidas para redução do déficit do governo. O projeto que prevê cortes de gastos, reformas de programas sociais, mudanças no Código de Impostos e na Seguridade Social, começou a ganhar apoio do Senado americano.

A elevação da dívida dos Estados Unidos está vinculada a um duro programa de corte nos gastos públicos e este projeto da "gangue dos seis" pode dar respaldo para aprovação do aumento do teto da dívida pública no país. Atualmente a dívida dos Estados Unidos gira em torno de 14,30 trilhões de dólares, isso representa um quarto do PIB mundial, ou seja, para o governo americano quitar sua dívida é necessário utilizar um quarto de tudo o que foi produzido no mundo inteiro ano passado. É claro que os Estados Unidos não irão quitar uma dívida deste tamanho, as dívidas públicas são roladas (o governo paga o título no vencimento, recomprando-o, e emite novos títulos no mercado). Mas o valor chega a ser alarmante e insustentável no longo prazo e deve ser reduzido. O problema todo é o momento delicado da economia mundial que necessita de incentivos dos governos, uma redução de gastos no curto prazo pode ser um tiro no pé.

Wall Street subiu forte com a boa sinalização do Senado americano. Dow Jones confirmou fundo ascendente no curto prazo sobre a média móvel simples de 50 períodos e linha central de bollinger que foram testadas e respeitadas. O índice caminha agora para o teste da LTB que passa em torno da região dos 12.7k.


No Brasil a Bovespa segue em marcha lenta pra subir, mas pelo menos abriu oportunidades de compra no curto/curtíssimo prazo conforme mencionado na análise de ontem. Pelo intraday percebe-se que o índice está trabalhando um suporte de curto prazo na região dos 58.7k abrindo oportunidades de compra quando esta linha é testada já que o nível de sobrevenda continua alto. O candle deixado hoje é um spinning top e pode estar formando uma configuração de hamari de fundo. O investidor que tem gordura pra queimar pode apostar nesta formação de fundo temporário já que o stop está barato (logo abaixo da mínima em 58.6k).

Atenção: Sorteio do livro Candlestick

Para participar do sorteio tweet a seguinte frase: @FinancasInt quero ser sorteado para ganhar o livro Candlestick da @novateceditora http://kingo.to/IKm

O sorteio acontecerá no dia 22/07 às 16h. O resultado será divulgado no twitter e no blog e o sorteado terá 5 dias úteis para entrar em contato com a Novatec através do email novatec@novatec.com.br.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário