terça-feira, 12 de julho de 2011

Moody's carimba perda dos 60k

O rebaixamento da Irlanda pela Moody's culminou em qualquer tentativa para o Ibovespa formar fundo na região dos 60k no pregão desta terça-feira. Destaque para fraqueza absoluta da força compradora no mercado por ser uma região de extrema importância (base da zona de congestão, patamar psicológico e suporte mais importante de médio/longo prazo). A agência de classificação de risco rebaixou o rating da dívida soberana da Irlanda de Baa3 para Ba1, colocando o país no território dos investimentos especulativos ("junk") e a perspectiva para o rating continua negativa. Muito provavelmente a Irlanda precisará ser socorrida novamente, a economia do país continua fraca e não mostra sinais de melhoras. O recente pacote de ajuda financeira que a Irlanda recebeu da UE (União Européia) em conjunto com o FMI (Fundo Monetário Internacional) será suficiente para manter o país respirando até o fim de 2013.

Há um receio na Europa sobre dificuldades de possíveis novos financiamentos aos países necessitados pois percebe-se claramente uma mudança no tom dos governos da União Européia. A reunião de emergência que aconteceu ontem aparentemente não trouxe resultados (ainda há muitas divergências) e provavelmente será feita uma nova reunião na sexta-feira. O alto escalão da União Européia pode estar tentando planejar um calote organizado na Grécia.

No Brasil o mercado está caindo há 6 pregões consecutivos mas pelo menos está mantendo os padrões técnicos. Hoje por exemplo o Ibovespa confirmou o que foi dito na análise de ontem, o mercado abriu testando a região dos 60k dando oportunidade de entrada rápida contra tendência, alguns minutos depois os 60.5k foram testados e respeitados (dando sinal para liquidar posição) confirmando pullback no pivot de baixa estourado ontem. O gráfico de 60 minutos está sendo um ótimo guia para este tipo de operação. Pelo gráfico diário podemos estar próximos de um movimento de repique ou pelo menos um reteste na região dos 60k, o que gera outra oportunidade de trade rápido contra tendência, mas o stop tem que ser curto pois existe a possibilidade do mercado panicar amanhã já que estamos abaixo dos 60k.


Nos Estados Unidos tivemos divulgação da ata do FED mostrando mais uma vez elevação da projeção de desemprego para 2011, a taxa deve ficar agora entre 8,6% e 8,9%. Os membros do comitê também diminuíram a previsão para o crescimento da economia dos EUA neste ano, revisada para 2,7% a 2,9%. Dow Jones fechou em baixa pelo terceiro pregão consecutivo e segue em busca do teste na sua média móvel simples de 50 períodos em 12.3k.

2 comentários:

  1. Olá, olha a situação do fundo siderurgia do banco do brasil, já já os grandes players vão se movimentar, estou pensando seriamente em migrar um pouco de minhas petro para a csna3, so tenho 15% do total, o que vç acha???
    BB Ações Siderurgia -2,958(dia) -7,086(sem) -8,115(mes) -27,173(ano) -26,599(12meses) -13,161(24meses) -49,001(36meses);
    Ivan

    ResponderExcluir
  2. Ivan,

    Eu corro desses fundos de banco por causa da taxa de administração cobrada que considero um abuso. As siderúrgicas continuam com cenário ruim, vamos ver o que vai sair nesta temporada de balanços, não estou muito otimista portanto não montaria carteira no segmento de siderurgia.

    Apesar de tudo pra especular elas estão ótimas, não sei se o seu perfil é de trade, mas se for as siderúrgicas estão no chão, bom momento pra especular. Essa nem precisa de gráfico, só pela sua informação do fundo do BB dá pra fazer uma análise simples, 2 dias de pregão (semana) com -7% !! Pode saber que vai ter repique, talvez amanhã mesmo...

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir