segunda-feira, 25 de julho de 2011

O blá blá blá que desvia a atenção

Enquanto a mídia se preocupa com o impasse das inúteis discussões políticas nos Estados Unidos (todos nós sabemos que o teto da dívida terá de ser elevado), o mercado aproveita para descer o porrete nas ações de grandes instituições financeiras sem chamar a atenção do investidor, devidamente desviada pelos veículos de comunicação. Na Europa, as ações do Unicredit, Intesa SanPaulo e Deixa despencaram mais de 7% somente no pregão desta segunda-feira. BNP Paribas, Commerzbank, Barclays, Credit Agricole, LLoyds e Societe Generale fecharam o dia com perdas acima dos 4%. Este tsunami que atingiu o setor financeiro da Europa nesta segunda-feira preocupa muito mais do que o processo de elevação da dívida norte-americana. São bancos de grande porte com exposição em dívidas soberanas dos países da periferia da zona do euro ou indiretamente expostos pela contaminação da compra/venda de ativos de bancos credores.

O impacto foi tão forte que atingiu até mesmo as ações de bancos brasileiros, por isto o índice Bovespa caiu "apenas" 0,50%, pois o mercado fez o famoso contra peso na Petrobras e Vale que fecharam o pregão em alta. É preciso ter cautela com o setor financeiro, pois já está acertado que alguns bancos europeus tomarão default "voluntário" parcial da Grécia. Como a confiança do mercado está em baixa, cresce a percepção de que alguns bancos poderão passar por problemas de liquidez em um processo de renegociação da dívida grega. Recomendamos também ao leitor reler o artigo "Pra onde está indo a economia mundial?"

Na bolsa brasileira podemos perceber que o índice continua sentindo a pressão dos 60.5k após marcar um doji de indecisão na última sexta-feira e confirmar com a queda de hoje. Apesar de tudo o Ibovespa pode tentar trabalhar um fundo ascendente na região dos 59k, já que ainda opera em sobrevenda, mas desde que seja rápido pois se demonstrar fraqueza para romper os 60.5k os ursos poderão aparecer com mais força.


Nos Estados Unidos não temos novidades, apenas jogo político e enrolação. Os republicanos querem forçar um corte maior nos gastos do governo americano de imediato, o que certamente impedirá a reeleição do atual presidente Obama em 2012. Mas por outro lado irão assumir a presidência de uma economia caminhando para estagnação. Dow Jones fechou o dia em baixa e se complicou pois confirmou topo duplo na região dos 12.7k


Atenção! Ganhador do sorteio:

Parabéns ao @kerenskirego, vencedor do sorteio do livro Candlestick. Favor enviar um e-mail para novatec@novatec.com.br solicitando o envio do mesmo. Link do sorteio: http://sorteie.me/1RFxPz

Nenhum comentário:

Postar um comentário