terça-feira, 26 de julho de 2011

Se ficássemos calados seria melhor

Conforme declarações de nosso próprio Ministro da Fazenda, Sr. Guido Mantega, o dólar baixo preocupa bastante o país e tem tirado o sono de vossa senhoria. Na análise de hoje vou demonstrar que a culpa deste sono perdido está nas próprias atitudes da política econômica brasileira. Para esclarecer melhor vamos primeiramente observar o movimento do dólar na matriz, pois se a moeda está caindo fortemente no Brasil provavelmente deve estar caindo no mundo inteiro, correto? Bom, uma imagem vale mais do que mil palavras, portanto, vou responder esta pergunta com uma simples imagem:

 
Surpreso com o gráfico acima? Este é o gráfico padrão para o dólar, que representa a cotação do dólar frente à uma cesta de moedas, referência no mundo inteiro. Fiz questão de forçar bem as linhas cinzas para demonstrar que o movimento do dólar na matriz é de congestão. Ou seja, o dólar parou de cair há mais de 3 meses, respeitando um fundo em 72 e topo em 76. Desde então a moeda está oscilando dentro deste patamar caracterizando uma zona de congestão.

O próximo passo é observar como está o câmbio aqui no Brasil, para isso vamos puxar um gráfico do dólar frente ao real na mesma periodicidade do gráfico exibido logo acima. E para nossa surpresa, ou não, eis o que temos logo abaixo:


Uma baita tendência de queda! Reparem que a figura gráfica é um triângulo descendente estourado para baixo, caracterizando forte movimento de queda em nosso câmbio. Porque então tamanha discrepância entre os gráficos? Porque o dólar no Brasil está caindo tanto, enquanto o dólar no cenário externo está em congestão? A resposta desta pergunta está na ineficácia da política monetária brasileira.

Se nossos representantes políticos conhecessem um pouco mais sobre o funcionamento do mercado provavelmente o dólar não estaria tão baixo assim. Em primeiro lugar, o governo tenta derrubar o dólar no grito, o que é uma estratégia totalmente equivocada. Quando o Ministro da Fazenda procura a mídia para "aterrorizar" o mercado dizendo que vai fazer de tudo para impedir a queda do dólar, ou que vai aumentar a tributação, alterar as regras, ou simplesmente "chorar" (só falta dizer: parem de vender dólar, por favor!) ele na verdade está jogando contra o próprio patrimônio, forçando ainda mais a entrada de dólares no país. Porque?

O investidor/especulador acaba antecipando a entrada de recursos no país pois sabe que haverá barreiras mais a frente. O estrangeiro que tem planos para aplicar na renda fixa brasileira, por exemplo, antecipa a operação para fugir de futuras medidas de proteção ao câmbio, tributações, etc. Em segundo lugar, o Banco Central ao comprar desesperadamente dólares no mercado à vista está dando ainda mais liquidez para as pesadas operações vendedoras no câmbio. Uma venda não é concretizada se não houver comprador e uma compra não é concretizada se não houver vendedor. O Banco Central quando entra no mercado aumenta o volume destas operações gerando ainda mais liquidez. Portanto se ficássemos calados e quietos, respeitando o mercado, estaríamos em uma situação menos desesperadora no câmbio.

Todo este alvoroço da política monetária acaba prejudicando a bolsa de valores. O Ibovespa fechou mais um dia em baixa mostrando desânimo e fraqueza dos investidores com o nosso mercado. O suporte em 58.6k poderá ser testado em alguns dias.


Nos Estados Unidos tivemos mais um dia de indefinição no jogo político entre Republicanos e Democratas. O índice Dow Jones iniciou a perda da linha central de bollinger e se não segurar nesta LTA mais rápida (em azul) poderá acentuar a queda nos próximos dias buscando um novo teste na média móvel simples de 50 períodos.

4 comentários:

  1. Eh impressionante a qualidade do seu blog!!!
    Parabens
    André Lima

    ResponderExcluir
  2. Sempre estou lendo o blog, você tem visões muito boas do que acontecer no mercado. Esta de parabéns!

    abç, Leandro Soares

    ResponderExcluir
  3. André Lima,

    Obrigado! A qualidade quem faz são vocês. Será que a Moody's classificaria meu blog como grau de investimento? rsrs..

    Abcs,

    ResponderExcluir
  4. Leandro Soares,

    Obrigado pela audiência! Eu apenas tento enxergar um pouco mais além...

    Agora vamos lá que a banca já vai abrir. E de cara o governo anunciou nesta manhã mais uma medida de "proteção" ao câmbio, taxando operações com derivativos. Efeito prático apenas psicológico.

    Abcs,

    ResponderExcluir