quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Bernanke não é rei

Durante toda a semana só se falou em Bernanke nas análises e noticiários do mercado financeiro, aqui no Finanças Inteligentes relatamos sobre este clima de expectativa na análise de segunda-feira no post: A espera por Bernanke, mas a mídia em geral continuou martelando esta informação dia após dia na cabeça do investidor, percebí então que havia alguma coisa errada. Porque estão insistindo em divulgar matérias sem nenhum conteúdo novo ou algo relevante sobre a reunião do FED nesta sexta-feira? Provavelmente para desviar a atenção do investidor.

Quase todo mundo que acompanha o mercado sabe que amanhã será o grande dia do discurso de Ben Bernanke, aguardando ansiosamente pelo anúncio (ou não - provavelmente não) de um quantitative easing 3. Mas poucas pessoas sabem que hoje o BCE (Banco Cetral Europeu) teve que recorrer à uma linha de crédito em dólares com o Federal Reserve (banco central norte-americano). O BCE tomou um empréstimo de 500 milhões de dólares por sete dias a uma taxa de 1,1%.

Outra "surpresa" foi a prorrogação da proibição de operações com vendas a descoberto de ações do setor financeiro na França, Itália e Espanha (uma operação orquestrada já que todos os 3 países fizeram o anúncio na mesma hora). Itália e Espanha prorrogaram a proibição até o dia 30 de setembro/2011 e França até o dia 11 de novembro/2011. As autoridades políticas parecem não entender muito bem sobre o funcionamento e dinâmica do mercado, além de não fazer efeito algum (apenas corta a liquidez), acabam revelando que o sistema financeiro europeu está realmente passando por dificuldades que nós ainda não podemos enxergar.

Portanto devemos tomar muito cuidado quando o mercado insiste em focar suas atenções em apenas um objetivo, que gerou um clima de expectativa durante toda a semana, mas que por outro lado escondeu informações relevantes e até certo ponto preocupantes.

Dow Jones testou a linha central de bollinger no pregão desta quinta-feira e conforme explicamos ontem, encontrou uma zona de resistência. Marcou uma configuração de topo no curto prazo pelo gráfico diário, o volume do candle de baixa foi maior do que os outros 3 dias anteriores de alta. Poderá testar LTA de curto prazo em breve.


O Ibovespa também fechou em baixa confirmando o sinal de cautela deixado ontem pelo doji de indecisão abaixo da linha central de bollinger. Amanhã a LTA de curto prazo será testada e caso ocorra o rompimento da mesma será difícil segurar no suporte dos 52k.

11 comentários:

  1. parabens mais uma vez pelos posts

    sempre fugindo do obvio

    ResponderExcluir
  2. Olá, quando se está no prejuizo as análises começão à pesar fazendo o trader desistir de oportunidades, te falei ontem dos trades vendidos, fiquei só observando toda minha análise e estratégia corretas indo embora!!
    Agora novamente estudar os papéis p/ outra oportunidade, faz parte!!
    Uma sugestão, como é a matriz que puxa tudo, vç poderia focar seu site em DJi, Ibov, Petr4 e Vale5, Petróleo, Comodity Index, e outras informações importantes;
    Ivan

    ResponderExcluir
  3. FI,

    Muito bom o post.

    Você não comentou sobre o super Warren Buffet resgatando o Bank of America. Pelo visto Obama vai ficar sem o QE3.

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  4. Cara, o post está bom, mas não precisava ter esperado os gráficos dizerem se as pessoas fossem mais realistas e tivessem prestado atenção no que a crise de 2008 queria dizer, US is BROKEN mate! Era isso, sem mais comentários... Estou desde agosto de 2009 vendido e em outros investimentos. Análise técnica é muito atrasada em suas conclusões!

    ResponderExcluir
  5. Clerton,

    Tem que ficar atento no mercado. Obrigado!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  6. Ivan,

    É assim mesmo, aliás um dos pontos mais importantes para os traders conseguirem sobreviver no mercado é perder oportunidades! Não dá pra ir em todas, tem que deixar muito trade passar, pra quando você realmente entrar, estar preparado e seguro na operação.

    Na verdade eu olho tudo, mas durante a semana acabo postando os gráficos só do Dji e Ibov porque se não fica um post muito longo. Mas faz bastante tempo que eu não posto o gráfico de commodities, boa idéia...

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcos,

    O Buffet é um símbolo de segurança no mercado, quando as cartas na manga começam a se esgotar o governo corre trás do Buffet, para acalmar os ânimos, fizeram isso em 2008 quando ele compradou toneladas de ações do Goldman Sachs. Agora com o BofA, é lógico que o Buffet pegou barato porque os papéis do banco despencaram, mas a situação é bastante crítica. Falta confiança no mercado, mesmo Buffet dando as caras acho que o clima de desconfiança ainda irá permanecer.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. Rafa,

    Sim, análise técnica é mais útil para operações curtas, por isso eu posto os gráficos todos os dias, para as pessoas que gostam de operar no curto prazo. Sobre macroeconomia é outro tipo de análise, nesta está bem evidente que a crise atual é apenas uma ramificação/continuação da crise de 2008 e muito pior por sinal (no caso da Europa).

    Parabéns pela posição, lançou venda no topo!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. Marcos,

    Esquecí de comentar, sobre o QE3 acho que vai ficar só no sonho de Obama rsrs. Mas vamos ver, esse FED é muito keynesiano também...

    Abcs,

    ResponderExcluir
  10. Esqueci de mencionar, o suporte dos 48K novamenete como no passado é crucial para o mercado, sua perda irá decretar de vez a derrocada de nosso mercado, objetivo 36~37K !!!
    Ivan

    ResponderExcluir
  11. Ivan,

    Sim. 48k é região importante para tentar segurar a tendência de baixa. Abaixo dos 48k são poucos os suportes relevantes

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir