terça-feira, 16 de agosto de 2011

Líderes europeus continuam batendo cabeça

Amplamente aguardada pelo mercado, a reunião entre os líderes de Alemnha e França decepcionou mais uma vez os investidores no mundo inteiro. Não houve um anúncio importante ou alguma decisão concreta para resolver o impasse sobre a crise fiscal na Europa. Os presidentes dos dois países anunciaram apenas a criação de um imposto sobre transações financeiras a ser implementado ainda este ano. Tanto Merkel, quanto Sarkosy foram extremamente políticos em suas declarações, ressaltando a necessidade de reforçar a cooperação entre os países do bloco (e o que será que os dois foram fazer nesta reunião? Aonde está a cooperação?), além de se mostrarem otimistas demais com a economia local.

Os líderes políticos estão otimistas mas os indicadores não. Não houve crescimento na economia francesa no segundo trimestre deste ano, o PIB do país estagnou conforme mencionado na análise do dia 12/08/2011. Já na Alemanha houve um crescimento de 0,1% do PIB no segundo trimestre deste ano, mostrando uma desaceleração em relação ao primeiro trimestre de 2011.

Na verdade o mercado estava precisando de um motivo para realizar lucros, a abertura de novas posições compradas estava com um risco x retorno alto, conforme destacamos na análise de ontem. O motivo apareceu e as bolsas mundiais entraram em correção. Em Wall Street, o índice Dow Jones fechou em baixa de 0,7% sentindo a proximidade da região de resistência dos 11.6k. Nem mesmo o aumento de 0,9% da produção industrial entre junho e julho nos Estados Unidos foi suficiente para reverter a queda.


No Brasil, o Ibovespa fechou em baixa de 0,6% acompanhando o movimento dos mercados globais. A resistência na região dos 55k foi confirmada assim como o suporte de curtíssimo prazo na região dos 53.8k. Aos poucos a oscilação do índice vai voltando ao normal, abrindo oportunidades para operações mais curtas, já que os suportes, linhas e médias estão sendo formados nos gráficos intraday.

8 comentários:

  1. Ei cara vc é muito bom, gosto muito das suas análises e seus textos são muito bem escritos e fáceis de ler, além do que vc passa uma segurança muito grande nas suas análises técnicas e é muito interessante ver o gráfico das principais bolsas do mundo, junto com a nossa. Apesar de me definir como investidor fundamentalista sobre procure ler de AT para saber para onde vai o mercado.

    Sucesso para vc.

    Netch (forum infomoney)

    Ps. Sempre espero suas análises no final da semana :)

    ResponderExcluir
  2. Netch,

    Eu sou apenas um a mais no meio de nós, tento relatar o que consigo observar e analisar nos mercados. Fico feliz em saber que as análises estão ajudando!

    Sucesso pra você também.

    Abcs, e bons negócios!

    ResponderExcluir
  3. Espera-se que Alemanha e França deem uma "solução" à crise, mas esses são países que estão com suas Economias melhores e os outros aparentemente foram mais irresponsáveis. Grécia parece que havia mentido! sobre sua situação. É compreensível que não queiram arcar com as contas dos outros. Claro que é sua uma opinião pessoal, talvez eles não tenham muita escolha...
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Carla,

    Sem dúvida a responsabilidade desta crise fiscal está na administração desses países (Grécia, Irlanda, Portugal, etc) por terem estourado demais os déficits. Mas eu acho que essa crise é só um reflexo do que causou a união monetária na Europa, na época da criação do euro a Alemanha foi a grande beneficiada pois conseguiu manter os salários baixos deixando seu produto bem mais competitivo em relação aos demais países periféricos, ganhando mercado dentro do bloco. A França pela força e dinamismo econômico não sofreu tanto.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Olá, resolvi não retornar o que vendi de Usim5 para bolsa, estou alocando naquela renda que te falei, taxa bruta de 3% mês, então caso venha novamente à testar os R$ 10,xx irei balancear com a Petro, não vejo nada de interessante para os próximos anos, principalmente por aqui, creio que o preço do PT para ganhar a eleição vai ser caro!!!
    Ivan

    ResponderExcluir
  6. Ivan,

    Quando agente acerta o ponto é até bom não retornar com o recurso no mercado se não acaba devolvendo o ganho. Melhor esperar e prioriar o fluxo de caixa mesmo.

    3% a.m.? Não estou lembrado, se puder me dizer depois agradeço!

    Teremos eleições para prefeito, a farra vai começar novamente. Vamos ver se não torram tudo e deixam pelo menos um pouco pra economia rsrs...

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal, alerto para o trend em metais preciosos. A crise pode desencadear uma grande crise das moedas correntes e muita ação pode migrar para o ouro e prata.
    Recomendo a leitura do meu blog:

    http://crisedodolar.blogspot.com/

    Parabéns pelo ótimo conteúdo em Finanças Inteligentes.

    []s

    ResponderExcluir
  8. Guimarães,

    Obrigado pela contribuição! Realmente tem que tomar cuidado, não é um movimento muito comum no mercado. Vamos monitorando e mantendo a cautela.

    Abcs e obrigado!

    ResponderExcluir