terça-feira, 23 de agosto de 2011

Wall Street compra QE3

A especulação em Wall Street entrou em jogo na tarde desta terça-feira. Os mercados engataram um rali de alta com investidores comprando a aposta de que o presidente do Federal Reserve, Ben Barnanke, irá anunciar nesta sexta-feira um novo programa de estímulo monetário, em outras palavras, o quantitative easing 3. Conforme informamos na análise de ontem, Wall Street será a grande beneficiaria de um novo programa de injeção de capital. Como ainda há uma dúvida no mercado se haverão novos programas de estímulo à economia ou não, pois existem opiniões divergentes dentro do próprio FED (Federal Reserve), Wall Street se aproveita do momento para fazer uma aposta e ao mesmo tempo jogar uma pressão em cima de Ben Bernanke para que o "pacotão da alegria número 3" seja anunciado nesta sexta-feira.

Dados fracos divulgados hoje do setor imobiliário da indústria norte-americana reforçaram as apostas de Wall Street. Ultimamente notícia ruim na economia é notícia boa para o mercado, é uma visão míope para especulação de curto prazo apenas. Dow Jones revela a sede por dinheiro em Wall Street e fechou o dia em forte alta de 2,97%. Podemos traçar uma LTA curta pois o candle de hoje indica fundo ascendente de curtíssimo prazo em 10.8k. A resistência mais importante permanece na região dos 11.6k.



Na Ásia, o Índice de Gerentes de Compras do setor manufatureiro na China subiu para 49,8 pontos este mês, ante 49,3 de julho. O indicador melhorou um pouco mas mesmo assim indica retração na atividade manufatureira pois veio abaixo de 50 pontos, a diferença para o mês anterior é que a retração deste mês foi um pouco menor (por estar mais próximo de 50). Acima de 50 pontos este indicador mostra expansão na atividade. Deve-se destacar a dificuldade de algumas empresas chinesas, principalmente as menores, em conseguir financiamento no mercado devido as políticas de aperto monetário no país. Outro ponto importante está no custo da mão de obra, um relatório recente do banco central chinês aponta para um aumento salarial de 10% a 30% no segundo trimestre deste ano em relação ao ano passado. São reflexos do crescimento desordenado no qual destacamos aqui no Finanças Inteligentes dia 15/08/2011.

No Brasil a Bovespa comprou o rali de Wall Street e fechou na máxima do dia aos 53.7k. Apesar da alta o movimento não alterou o nosso cenário padrão no curto prazo com suporte nos 52k (testado e respeitado) e resistência nos 55k. Dentro desta zona de congestão de curto prazo tudo pode acontecer, por este motivo a relação risco x retorno pra operar não está muito boa (apesar de estar relativamente fácil para apostar no teste da linha central de bollinger), já que estamos no meio desta zona de congestão.

7 comentários:

  1. Olá, talvez o mercado monte uma terciária de alta para buscar a Ltb lá em cima, último suspiro dos comprados, tomara!!!
    Estou de olho em GGbr e Csn, trade de rompimento se aproxima, tiro curto;
    Ivan

    ResponderExcluir
  2. Tudo bom FI, a S&P rebaixou a nota da dívida do Japão. Você vê nisso algum efeito tão 'assustador' quanto no caso americano?

    TR

    ResponderExcluir
  3. Ivan,

    Eu não gosto muito de trades de rompimento mas dão bons resultados, principalmente se for day-trade. Entra armado com stop.

    Se for nesta LTB será um micro bull market na Bovespa rsrs.. quem sabe. Vamos monitorando pra tentar tirar proveito da situação

    Abcs,

    ResponderExcluir
  4. TR,

    Tudo bom e por aí? Não vejo um efeito tão assustador como foi nos Estados Unidos, mas como os mercados estão muito voláteis pode estourar amanhã, um espirro pode virar uma avalanche devido o clima de tensão maior nos mercados. O que assusta mesmo são as crises soberanas dos países, esse sim é problema de longo prazo que vai incomodar muito ainda.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. prezados,

    pelo que entendi, o qe3, vai resolver o problema dos deficits trilhonários, reduzir o alto indice de desemprego, fazer crescer o pib sem gerar inflação, e ainda de lambuja eleger o obama ( que está de FÉRIAS). Conta outra FED!
    ABS
    Samuel

    ResponderExcluir
  6. Samuel,

    Bom dia! Daqui a pouco o FED vai querer que agente acredite em papei noel também rsrs...

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Correção: * querer que a gente acredite em papai noel...

    ResponderExcluir