terça-feira, 6 de setembro de 2011

Boato vaza das corretoras e Bovespa dispara

O boato de que o rating do Brasil poderá ser elevado por uma das 3 principais agências de classificação de risco circulava as mesas de operações na parte da manhã desta terça-feira e se espalhou rapidamente pelo mercado. O movimento foi muito bem "orquestrado", pois o mercado brasileiro abriu estourando forte para baixo nos primeiros minutos do pregão, chamando abertura de operações vendedoras e limpando stops de posições compradas de curto prazo (posicionados justamente abaixo da linha dos 55k). Mas, poucos minutos depois, em um movimento combinado (ooops, "repentino"), apareceram de uma só vez ordens de compras gigantes em vários papéis do índice, principalmente nas ações mais líquidas. Após a virada do mercado, começou a vazar pelas mesas de operações das corretoras a possível elevação da nota da dívida do Brasil.

Player não brinca no mercado, estouraram para baixo os 55k na abertura do pregão justamente para o movimento de alta ganhar força depois. O especulador em posição comprada que foi estopado (liquidado), teve de recomprar a posição após a virada do mercado (impulsionando a força compradora). O especulador que abriu venda com a perda dos 55k teve de zerar sua posição após o índice romper pra cima os 55k (para zerar posição, o vendido tem que comprar, impulsionando ainda mais a força compradora). Com um boato desses rolando no mercado, após uma virada orquestrada, a bolsa só parou de subir porque o pregão teve que fechar.

Pelo gráfico podemos observar que o índice bovespa testou exatamente a região que destacávamos na semana passada, a linha central de bollinter e LTA de curto prazo. A força compradora se iniciou a partir do toque destas linhas e deu um belo ponto de compra a partir da análise técnica. O candle confirma mais um fundo ascendente de curto prazo e sugere que o índice deverá testar a região dos 58k novamente.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em queda mas acabou martelando no gráfico diário. O candle ficou abaixo da linha central de bollinger respeitando a LTA de curto prazo. O movimento de alta no intraday se iniciou no final do pregão desta terça-feira e poderá continuar no pregão de amanhã, onde será feriado no Brasil.

16 comentários:

  1. "Aí sim fomos surpreendidos novamente"
    Zagallo

    Abraços e parabéns pela análise.
    TR

    PS: e a inflação acima do esperado foi solenemente ignorada...

    ResponderExcluir
  2. Subiu só por causa dessa notícia , na economia mundial todos so mercados caindo e aqui subindo , alguma cois de estranho está acontecendo .Outra coisa , não vi essa noticia em nenhum canto.

    ResponderExcluir
  3. TR,

    Obrigado! Inflação mostrando força já no mês de agosto é um péssimo sinal, pois pela sazonalidade ela reaquece a partir de setembro. Já vamos fechar fora do centro da meta em 4,5% e agora existe um sério risco de fechar até mesmo acima do teto limite dos 6,5%

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,

    Dificilmente vai ver porque foi o que eu consegui pegar e deduzir da movimentação no pregão de hoje, player fazendo toda a "jogada" e logo após começou a correr este boato nas corretoras...

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  5. Encontrei outras duas referências a essa possível revisão da nota brasileira. Veja e O Globo mencionaram o boato. Com a sua, são três referências.

    Mas só a sua, fala sobre uma jogada de um grande player. Tem muita lógica. Aí essa história pode virar e virar feio. Imagine que a hipótese levantada aqui se confirme: foi tudo uma jogada, um boato.

    Se for esse o caso e se quarta-feira for um dia sem Barack Obama salvando o planeta... aí a bolsa vai precisar rever essa posição. Ou não.

    Essa é a mágica da bolsa. O pesadelo é descobrir que uma jogada de mercado pode levar a bolsa brasileira pra longe do resto do mundo. O fundamento: um boato, ou não.

    Abraços e continue com as excelentes análises,
    TR

    ResponderExcluir
  6. Essa "jogada" realizada pelo player não é manipulação do mercado que deveria ser investigado pela CVM?

    Isso que assusta o pequeno investidor. Temos a imagem do filme "Wall Street - Poder e Cobiça"

    ResponderExcluir
  7. Bolsa é muito mais emoção do que razão... Logo, "manipular o mercado", ou, "direcionar as emoções", pode não ser algo ilícito. Ghitnick já disse que Bolsa muitas vezes é "cego guiando outros cegos"... No meu ponto de vista, nas últimas semanas, o Ibov teve movimentos gráficos bem previsíveis. Ontem de manhã eu comprei porque tocamos a LTA. Eu não fui manipulada. Fui pelo gráfico. Também lembro de, no alge da crise de 2008, alguns analistas defenderem algumas "manipulações", pois isso mantinha o mercado "vivo". Tem é que ter sangue frio e entender essas coisas...
    Carla

    ResponderExcluir
  8. Ótimas análises. Agora tá explicado a loucura de ontem. Eu fui um que foi stopado, fechei uma posição com pequeno lucro, mas que se não tivesse sido stopado, no final do dia, teria sido um belo lucro. Como diz aquele axioma: "Realize o lucro sempre cedo demais."

    Uma pequena observação: o gráfico do Dow está com a imagem do IBOV também.

    Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  9. TR,

    É que pra enxergar essa movimentação toda tem que ter malícia e experiência no mercado. Muita gente da imprensa que cobre a bolsa não sabe sequer como funciona o mercado (pressão vendedora - pressão compradora). Este é o grande problema de um economista ou analista que solta suas análises mas não opera no mercado. Por isso escrevem tanta bobagem por aí.

    Abcs e obrigado,

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,

    Não acho que seria caso para investigação da CVM, pois o jogo permite isso. Bolsa é assim mesmo. A profissão do player é tirar dinheiro do mercado, se em Wall Street eles conseguem arrastar, imagine o que não fazem aqui na Bovespa onde o volume financeiro é bem menor. Basta arquitetar a operação e entrar pesado no mercado. Mas para o investidor de longo prazo isso pouco importa, ele está mais preocupado com os balanços das empresas (e perspectivas futuras) do que com as oscilações de preço do mercado.

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  11. Carla,

    Exatamente. Pra operar curto prazo tem que saber controlar as emoções, que atrapalham e muito. Tem que ter sangue frio e entrar conforme seu sistema mandar. Como por exemplo o toque desta LTA que vem dos 48k, foi exatamente no ponto, deu uma entrada de 4% no dia. Veja no intraday de 60 minutos há um canal de alta bem visível, está bom para se guiar por ele. Parabéns, foi no ponto certo !

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  12. Fábio,

    Obrigado! Você lucrou na operação, logo foi um trade vencedor, está ótimo! Pior foi quem abriu venda e teve de zerar no prejuízo com a virada do mercado.

    Putz, agora que ví, não saiu gráfico do Dow Jones. Hoje faço um post a parte só com Dow Jones pra consertar.. rss

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  13. Muito interessantes as suas análises e os seus comentários.
    Sobre essa última "movimentação" do mercado foi muito boa mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Rogerio,

    Obrigado! Estamos aqui pra isso


    Abcs,

    ResponderExcluir
  15. Grande FI,
    Estou meio sumido, o tempo está escasso.
    Grande análise como sempre.

    Como sempre os grades brincando com o Ibov. Mas para os investidores de LP tal jogada tem pouca influência.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Jônatas,

    Tempo escasso é sinal de muito trabalho para colher frutos no futuro! Ibovespa como sempre é o quintal do players.

    Abcs,

    Sucesso!

    ResponderExcluir