sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Olé

Dólar sobe e... a Bovespa sobe? Ôooolé! Inflação sobe e... opa! juros futuros caem? Ôooolé! Bancos pedem socorro na Europa e... ah! o mercado vai derreter! Não? Bolsas disparam na Europa? Ôooolé! Mais sinais de fraqueza na economia dos Estados Unidos e... Wall Street sobe? Ôooolé! O que aconteceu nesta semana, onde as notícias e dados macroeconômicos foram em sua grande maioria ruins, para os mercados subirem? O que está deixando os analistas e economistas loucos atrás de um motivo para explicar esta alta nas bolsas mundiais? Bom, se você é um analista de escritório, economista ou um visionário com bola de cristal que se auto intitula gurú do mercado, deve estar desesperado para achar um motivo para tal. Pois venhamos e convenhamos, falar que os mercados subiram por estarem esperançosos com a situação na Europa beira no mínimo ao ridículo, já que a grande maioria desses "profissionais" chegaram a decretar o fim do mundo semanas atrás.

Você pode ser um economista de currículo invejável, com pós-doutorado na "Universidade de Marte", ou um renomado analista vendedor de cursos e DVDs, ou simplesmente um Gandalf do Senhor dos Anéis com o poder de prever o futuro, que será um tremendo zero à esquerda para opinar sobre o mercado de capitais se não operá-lo.

O mercado, ao contrário do que muitos imaginam, também é uma profissão como outra qualquer. Exige muito estudo, dedicação, prática e experiência. Tanto faz se você é um economista, médico ou advogado, o seu desempenho no mercado dependerá de uma série de fatores relacionados ao esforço e dedicação em aprender esta segunda profissão.

O primeiro passo deste longo processo de aprendizagem é saber tapar os ouvidos. Não dar a mínima atenção para os analistas de plantão. Eles já são sortudos o bastante por ganharem dinheiro pra falar tanta bobagem na mídia, a grande maioria não opera no mercado. Mesmo porque, se operassem de acordo com as suas convicções, já estariam falidos há muito tempo.

O próximo passo é reconhecer a soberania do mercado. Não é porque o dólar subiu que a bolsa deverá cair. Não é porque saiu uma notícia boa que o mercado deverá subir. Não é porque a empresa é bem fundamentada que as suas ações deverão se valorizar. Não é porque uma LTB foi rompida que o papel deverá disparar. O mercado é um elemento imprevisível que está acima de qualquer regra, padrão ou lógica.

Mas então como sobreviver no mercado? Como guiar os investimentos em um cenário que sempre será imprevisível? Bom, quando você aceita entrar no jogo é porque sabe jogar, certo? Ou por um acaso você pularia em uma piscina sem saber nadar? Mas infelizmente é isso que acontece no mercado, muitos investidores pulam na piscina sem saber nadar, e quando estão em perigo procuram ajuda de "profissionais". Estes por sinal, estarão mais perdidos do que você.

Voltando ao assunto abordado no início do texto, você deverá encarar o mercado como uma segunda profissão. É a única forma de conseguir sobreviver.  Dedique-se à literatura de renomados investidores como Warren Buffet e George Soros (dois tipos de investidores totalmente opostos, o único ponto em comum é que ambos ficaram bilionários no mercado). Acompanhe o mercado, desenvolva estudos por conta própria. Coloque em prática o que você aprendeu e faça alguns testes no mercado (este é o primeiro passo para você desenvolver seu sistema psicológico para operar). E por fim, esqueça os gurus e economistas, seja você mesmo o seu próprio analista. Porque?

O ser humano é único. O sucesso de uma operação em bolsa dependerá única e exclusivamente do seu método de operar no mercado. Este por sua vez, é altamente influenciado pelo psicológico do investidor. A parte mais difícil é domesticar o seu psicológico, pois você não consegue domá-lo. Você sabe que na hora de operar tem de estar com a cabeça fria, focar no mercado e deixar as emoções de lado. Mas não consegue, por mais que você não queira ser influenciado, é o seu dinheiro que está em jogo e consciente ou inconscientemente o seu psicológico estará sendo afetado.

Não há como se livrar deste "impacto cerebral", mas há como minimizá-lo. Você como investidor deverá procurar meios para tal. E já vou logo dizendo, não há receita de bolo para isso. O que funciona pra mim, pode não funcionar para você, pois volto a frizar, o ser humano é único, cada um reage de uma forma particular em diversas situações do mercado. Por isso que copiar métodos alheios não dá resultado. Você pode se embasar em alguma estratégia alheia mas terá de adaptá-la ao seu sistema (diga-se cérebro), assim como Buffet se embasou no método de Graham fazendo algumas adaptações conforme suas convicções.

Sei que muitos dos leitores do Finanças Inteligentes aguardam ansiosamente pela análise do dia, que não passa de uma simples e humilde opinião do autor. Mas hoje quero fazer diferente, não irei expor minha análise sobre o mercado. Ao contrário, quem vai fazer a análise do dia serão vocês, quero estimular os leitores do blog a serem os seus próprios analistas, terem opinião formada e vontade para se dedicarem à esta segunda profissão.

É o único jeito de sobreviver ao mercado. Não quero ver, no futuro próximo, nenhum leitor do Finanças Inteligentes perder dinheiro no mercado à mercê dos analistas. Utilizem os comentários do post para troca de opiniões, conhecimentos e estratégias. Todos nós temos a mesma capacidade de sucesso no mercado, basta querer. Eu estou nesta caminhada e você?

25 comentários:

  1. Para quem gosta de gráficos eu utilizo o site: http://stockcharts.com/

    Os códigos dos índices que iria utilizar na análise desta sexta-feira são: $INDU (Dow Jones), $BVSP (Bovespa), $DAX (Dax - Alemanha), $SSEC (Xangai).

    Mãos à obra!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, ótimo mesmo !!!

    Parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!

    Trabalho no mercado há 7 anos e acompanho esse blog há alguns meses.
    Suas análises diárias são, sem dúvida, muito mais interessantes e inteligentes do que 90% da mídia especializada no mercado financeiro!


    Só discordo de uma coisa nesse último post:
    "Atuar no mercado como uma segunda profissão."

    Tentei isso por muito tempo, mas só consegui obter resultados consistentes quando se tornou minha Primeira Profissão.

    Acho até possível atuar como uma segunda profissão, mas dificilmente o sujeito conseguirá os resultados inicialmente desejados.
    Sem contar que, pela complexidade do mercado financeiro, é bem provável que essa segunda atividade efete e cause danos a atividade principal do sujeito.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. MILK11 disparou.
    Por que?????

    ResponderExcluir
  5. Disparou????

    Foi de 10,00 a 1,00 só no últimos 10 meses.

    ResponderExcluir
  6. Grande FI,

    Quer falir? Siga as dicas dos famosos analistas financeiros.
    Eu tenho como filosofia não dar atenção aos profissionais do mercado, não que sejam maus, mas não conseguem ser imparciais, veem a coisa sobre apenas uma ótica e ainda são tendenciosos.
    Considero impossível alguém trabalhar para uma corretora ou escritório e fazer uma análise "limpa", ele sempre terá forte influência de diversos fatores.
    Globalização. Os acontecimentos são tantos e diversos que é impossível prever alguma coisa. É semelhante à previsão do tempo, a chuva que era certa de repente deixou de ser uma certeza, um forte vento mudou tudo. Assim é o Sr. Mercado.

    Abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post!
    Concordo com o Jonâtas,

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,

    Obrigado! O ideal seria que o mercado fosse mesmo a primeira profissão, a tão almeja por muitos, o problema é que o investidor vai precisar de um montante de capital bem maior para sobreviver a partir desta profissão. Se não for pedir muito teria como você contar, mesmo que resumidamente, como foi sua história? Em que momento você decidiu fazer do mercado a sua primeira profissão, etc.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. Anônimos 2 e 3,

    Cuidado com milk11. É papel movido por especulação das mais "brabas", não há como fazer análise de mico. Como o outro falou, foi de 10 a 1... Isso chama-se destruição de capital de muitos que foi parar na mão de poucos especuladores.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  10. Jônatas,

    Concordo plenamente! Alguns são tendenciosos até demais e brincam com o dinheiro suado de uma vida inteira de muita gente. Assim é o Sr. Mercado, sempre de humor alterado. Quem está dentro tem que saber lidar com isso, pra tirar algum proveito.

    Abcs, bom final de semana pra você também

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Gostei bastante da maneira como vc digitou este texto. De uma maneira descontraída (Ôooolé)...hehehe.
    Parabéns por todos seus posts.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post, até coloquei um link dele no meu blog em

    http://reidasbluechips.blogspot.com/2011/09/ibovespa-100-mil-pontos-dentro-de-3.html

    Abraço e continue o bom trabalho deste site!

    ResponderExcluir
  13. Olá, estou sempre dando uma olhadinha nos seus posts, e que eu acho é que agente tem que relacionar os assuntos tentando fazer os assuntos convergirem para o que agente está visando, por exemplo filtrar as porcarias que saem nos jornais e extrair coisas implicitas ou até subliminares que veêm junto a essas notícias ver se não é total absurdo e se for o caso associar algum dado dessa noticia a determinado assunto relacionado ao investimento.

    ResponderExcluir
  14. Ola, temos de ficar bem atentos pois com a dupla dolar-ibov subindo dá uma falsa impressão pois na realidade os papéis estão estacionados, isto porque a força é dos estrangeiros e para eles interessa os gráficos dolarizados;
    Ivan

    ResponderExcluir
  15. Falar um pouco da minha análise ;

    Ibovespa com resistência a 58130 e suporte 54410 formando um triangulo ascendente com a possibilidade de rompimento desse triangulo para cima , um problema que eu vejo com relação ao IFR(2) muito alto acima de 90 , portanto essa possibilidade de rompimento ocorrerá quando ocorrer um pullback nessa região citado acima .

    ResponderExcluir
  16. Everton,

    Também achei legal os olés rsrs.. Valeu!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  17. Valentim Terra,

    Obrigado e obrigado de novo, pela indicação!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  18. Anônimo,

    Exato. Tento filtrar o máximo possível as informações do mercado, tem coisa útil que pode ser extraída para o nosso benefício, na maioria das vezes rumores relacionados a alguma empresa listada em bolsa. Recentemente saiu outro rumor sobre a venda da Positivo, o papel deu uma disparada na sexta-feira.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  19. Ivan,

    Tem este ponto a ser considerado. Na verdade acho que os papéis apenas se ajustaram as ADRs em Nova York. Vamos ver se os gringos vão querer continuar entrando aqui se o dólar continuar subindo..

    Abcs,

    ResponderExcluir
  20. Anônimo,

    Boa! Concordo com suportes e resistências que você traçou. Mas você traçou o triângulo ascendente a partir de qual gráfico? diário? Pois eu considero a perna de alta a partir do fundo em 48k. No intraday de 60 minutos eu enxergo um canal de alta com vários testes sobre a LTA, deixando o movimento da pernada periogo.

    IFR 2 está muito sobrecomprado mesmo, está pedindo um alívio para os próximos pregões. Boa observação!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  21. Anônimo,

    Pelo gráfico diário há um topo ascendente em 55k que tem de ser considerado (a partir deste ponto temos um ascendente rompido que projeta acima dos 60k). Mas se quizer pode me enviar um e-mail com a sua AT para enxergar melhor. (financasinteligentes@gmail.com).

    Abcs,

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito do texto, parabéns! Cheguei a ele por indicação do Blog do Valentim.

    Tem um bom exemplo do Credit Suisse lucrando graças ao compartamento enviessado de muitos investidores. Conferir em:
    http://novateceditora.com.br/livros/lucrandotubaroes/capitulo9788575222881.pdf
    Abs

    ResponderExcluir