quinta-feira, 20 de outubro de 2011

E o impasse continua

As inúmeras divergências entre as lideranças europeias continuam atormentando a paciência do mercado. Não sairá nenhuma decisão importante na reunião de cúpula deste domingo. O porta-voz da Angela Merkel declarou hoje que "as negociações entre França e Alemanha para buscar uma solução abrangente para a crise da dívida da zona do euro não progrediram o suficiente para que os líderes europeus tomem alguma decisão mais importante sobre o assunto".

Para isso, uma segunda reunião de cúpula será realizada na próxima quarta-feira para que seja tomada alguma decisão sobre este "capítulo de novela mexicana" que está se tornando insuportável de acompanhar. Alguns países praticam o famoso jogo de empurra, outros querem se livrar da bomba em suas mãos, outros tem pouco interesse em ajudar, outros defendem medidas de próprio interesse e não do bloco, etc.

Tenho conversado com muita gente do mercado e ninguém aguenta mais ouvir falar de Grécia, Angela Merkel, Nicolas Sarkozy, reuniões de cúpula na Europa, e por aí vai. O mercado chegou a um certo ponto em que não aguenta mais ouvir esta mesma história de sempre, é preciso virar o disco. Por isso espera-se que alguma decisão seja anunciada nesta próxima quarta-feira, mesmo que seja um default da Grécia.

Um reflexo visível desta indefinição política na Europa está na zona de congestão de quase 3 meses no índice Dow Jones, S&P500, Ibovespa e demais índices mundiais. Puxadas fortes para cima e para baixo, mostrando de um lado o nervosismo do mercado e do outro esse impasse na Europa.

O índice Bovespa fechou o pregão desta quinta-feira em baixa de 1,74% confirmando o que foi destacado na análise de ontem. Houve abertura de novas posições vendedoras (principalmente nas blue chips) jogando o índice para testar a LTA de curto prazo. A resistência dos 55k segue firme e cada vez mais forte, trabalhando como um divisor de águas para o curto e médio prazo. O fechamento de hoje ficou em cima desta LTA de curto prazo (com fortes chances de ser rompida). Provavelmente teremos o teste da linha central de bollinger novamente em alguns dias, já mirando a região de suporte nos 52k.


Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones fechou em leve alta com um spinning top espremido entre LTA de curto prazo e resistência dos 11.6k. Os vendedores não conseguem derrubar o índice por mais de um dia, em compensação há uma fraqueza por parte dos compradores. Mercado parece estar girando nos stops de posições curtas.

10 comentários:

  1. FI,

    O que você achou do movimento da VALE5?

    Pensei que a ursada ia descer o machado!

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Marcos,

    Aluguel da Vale subindo pra níveis estratosféricos, ao que tudo indicad estão tomando emprestado pra socar. De fato, o papel está caindo e inclusive pesando no índice, só não estão conseguindo tocar o terror. Mas mesmo assim parece que os ursos estão no comando da Vale. Acontece que quanto mais a Vale cair, mais ela fica bonita para os fundamentalistas...

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. Faz meses que esta discussão gira-gira e não sai do lugar. Ou se define logo a questão européia ou se para de colocar terror.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Jônatas,

    É, já deu o que tinha que dar. Acho que não dá mais é pra ficar enrolando, tem que definir logo. Como "conseguiram" derrubar a confiança do mercado, quanto mais demorar pior vai ser.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Acima dos 55k com gap de alta. Será que aguenta?
    Mais uma vez estão comprando que sairá um plano no final de semana para salvar o mundo?

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos,

    O gráfico da Vale é cheio de GAPS. Veja que tem um aberto na região dos 43 e outro na região dos 40. Parece gráfico de mico rsrs.

    Solução e/ou plano final uma hora terá que aparecer. Crises vem e vão, o ideal é estar posicionado antes do término das crises para garantir uma carteira barata na mão. Não sei se o mercado está precificando já uma solução, mas de qualquer forma saindo notícia boa ou ruim Dow Jones acima dos 11.6k e Ibov acima dos 55k fica mais tranquilo para os comprados e mais estressante para os vendidos.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Tá parecendo que estão tentando "forçar" o rompimento pra cima, pra aliviar o fim de ano.
    E com mercado mais calmo também é mais fácil resolver os problemas da Europa. (Ou empurrar com a barriga, ou varrer pra baixo do tapete...)
    Aí quando vir a correção, já será menor, e teremos desenho de alta (ou repique). Será?...
    Carla

    ResponderExcluir
  8. Carla,

    Pra mim o mercado está mostrando sinais de fraqueza. Os vendidos socaram venda a semana inteira sempre que chegou nos 55k, mas hoje não conseguiram e a força compradora conseguiu furar, muito timidamente. Isso não é normal pra um rompimento de suma importância.

    O volume está muito baixo hoje. 4 bilhões. Acho que o pessoal está esperando uma sinalização melhor na semana que vem.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. Sim, pra mim os dois, Ibov e Dow, parecem fracos. Digo que "alguns players" no Dow tentam forçar as americanas a romperem. Aqui está bem tímido. E se por acaso esticarem mais um pouquinho, logo, logo teremos uma boa correção. Mas estão tentando que pelo menos esta semana feche "bem". O Dow, claro, a nossa só está indo atrás. Timidamente.
    Carla

    ResponderExcluir
  10. Carla,

    Pode ser movimento de player sim. Talvez queiram puxar bem o mercado para cima, dando uma falsa impressão pra depois vender em cima da manada que comprou no rompimento. Normalmente antes das grandes quedas eles puxam bastante...

    Abcs,

    ResponderExcluir