quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Em meio a trovoadas, Bovespa arma fundo

A não ser que ocorra um improvável circuit break amanhã, resultando em uma queda ao final do dia de pelo menos 9,50%, o Ibovespa estará armando fundo ascendente pelo gráfico semanal. O primeiro fundo armado em 47.8k e segundo fundo configurado em 49.4k são pontos importantes para base de sustentação de uma possível tendência de alta no médio prazo na bolsa brasileira.

Apesar de permanecer em uma tendência de baixa em um prazo maior (pois existe uma LTB a ser rompida, médias móveis inclinadas e cortadas para baixo, pivots de baixa, etc.), o índice pode estar deixando o seu primeiro sinal de fundo no gráfico. São seis meses consecutivos de baixa trabalhando em região de sobrevenda pelo gráfico semanal e mensal. Pode estar chegando a hora de um ressurgimento e domínio da força compradora para os próximos meses.

O melhor momento para isso impossível, mercado totalmente descrente devido aos sérios problemas da crise da dívida soberana na Europa, crise no mercado interbancário, problemas econômicos nos Estados Unidos e desaceleração da economia mundial (inclusive na China). Outro fato curioso é que estamos chegando ao final do ano, onde as bolsas costumam engatar um "rally de natal". Como no ano passado tivemos eleições presidenciais e isso sempre proporciona um solavanco no mercado (é claro pois um novo candidato assume o poder), este ano podemos dizer que a bolsa está "devendo" este rally. Além do mais, o mercado já se enquadrou à filosofia do novo governo, consequentemente as surpresas serão menores daqui pra frente.

A renda fixa também está emitido um sinal de que os bons tempos de fartura dos fundos DI, CDBs, Tesouro Direto, ou qualquer título indexado à taxa selic estão acabando. Teremos reunião do Copom na próxima semana e a taxa selic poderá sofrer um novo corte de 0,50 p.p seguindo os planos do governo. Na visão do Finanças Inteligentes, não é interessante "comprar" taxa de juros abaixo de 11% a.a. em um cenário de inflação alta, é possível tirar este percentual (e proteger o capital), sem esforço, em um ano na renda variável apenas focando ações boas pagadoras de dividendos.

O cenário econômico é o pior possível para projetarmos alguma coisa relacionada ao crescimento da economia mundial. A crise está longe de acabar e não dá pra ser otimista com a economia. Mas uma coisa que causa bastante confusão é relacionar economia com bolsa de valores, uma não deve obrigatoriamente seguir a outra. Se o mercado está lhe mostrando uma oportunidade, você terá a opção de julgar os fatos e gerenciar o risco para saber se vai aproveitá-la ou não. Recomendamos a leitura do artigo: A complexidade da economia em um mercado imprevisível.

Isso não significa também que a bolsa vai sair disparando amanhã (mesmo porque estamos pesados no curto prazo, próximo de uma resistência nos 55k), na próxima semana ou no próximo mês. Eu posso estar totalmente errado (não sou nenhum gurú e não tenho bola de cristal). Estou apenas demostrando esta probabilidade relevante de movimentação do índice para os próximos meses.

O Renko (uma das técnicas japonesas que mais admiro), ainda não emitiu sinal de compra para o médio prazo, porém o seu aviso é um pouco atrasado mesmo. Este atraso é devidamente recompensado pela sua eficácia.

Com esta sinalização do índice, não teremos análise de curto/curtíssimo prazo hoje, para que os leitores façam uma reflexão em um prazo um pouco mais amplo. Aos interessados, recomenda-se avaliação do risco x retorno para operações de position.

4 comentários:

  1. Prezados,
    O semanal realmente bonito, agora o mensal é mais! De 1994 em diante, não tivemos 7 meses seguidos fechando no vermelho! Mais esse rally natalino para somar..
    Abs
    Samuel

    ResponderExcluir
  2. FI,

    Qual ferramenta tem o Renko?

    Grato,
    Marcos

    ResponderExcluir
  3. Samuel,

    Exatamente! O semanal e mensal bonitos é raridade acontecer.

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  4. Marcos,

    Eu utilizo o stockcharts que é muito bom e confiável. Segue abaixo o link:

    http://stockcharts.com/


    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir