quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Faltou bater o martelo

Ainda não há um comunicado oficial, mas a partir das notícias vinculadas hoje na imprensa internacional, o mercado já pode traçar um esboço do que será feito na Europa. Em primeiro lugar, os líderes da zona do euro querem que os credores privados aceitem perdas de mais de 50% em sua carteira de títulos podres do governo grego. Estima-se que o calote no setor privado seja de aproximadamente 100 bilhões de euros. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel conversarão hoje ainda com os banqueiros irresponsáveis que se entupiram de títulos públicos da Grécia.

Logicamente os bancos irão alegar (pois não há reservas suficientes) sua incapacidade para assumir um calote de 50% sobre os títulos gregos. É por isso que estão especulando a ampliação do EFSF (Fundo Europeu de Estabilização Financeira) dos atuais 440 bilhões de euros para um patamar superior a 1 trilhão de euros. Este dinheiro será utilizado para cobrir o rombo no sistema financeiro e também para comprar dívidas de países periféricos europeus.

Provavelmente, daqui algumas horas, o presidente da China deverá acordar com uma ligação de Nicolas Sarkozy. "Graaaaaaaande Hu! Você sumiu cara! Aqui, deixa eu te falar... estou rodando a caixinha de natal esse ano, você não gostaria de contribuir com alguns bilhões? O dinheiro é para uma causa "nobre", será doado para a nossa "instituição de caridade", o EFSF!"

Enquanto isso, milhões de pessoas no mundo inteiro continuam passando fome por puro descaso político. Ou será que existe um Fundo Mundial de Estabilidade Alimentícia? Os banqueiros ficarão imunes mais uma vez, e ao que tudo indica, sairão desta crise ainda mais fortes. Uma dica para o Palácio do Planalto: tirem o telefone do gancho! Os europeus podem querer rodar a caixinha de natal por aqui também.

O mercado foi subindo conforme vazava notícia pela imprensa sobre a reunião de cúpula entre as lideranças europeias. Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou o dia em alta, respeitando a LTA bastante inclinada de curto prazo. O índice vai ficar espremido entre a média móvel simples de 200 períodos e esta respectiva LTA. Para o lado que romper, teremos uma definição melhor de movimento para o curto/curtíssimo prazo. Continua pesado para compras.


No Brasil, o índice bovespa também fechou em alta mas respeitou a máxima de segunda-feira, sem acionar mais um pivot de alta pelo intraday. Apesar de tudo, mesmo um pouco sobrecomprado, o índice anulou o candle de baixa deixado no pregão de ontem demonstrando força. Neste ritmo a resistência nos 58k poderá ser testada em breve. Ainda há espaço considerável para um teste sobre a LTA mais curta sem que comprometa a tendência iniciada nos 49.4k.

21 comentários:

  1. Muito bom!

    Nada de meio termo, tudo ao ponto.

    Os textos são cada vez melhores.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que o Sarkozy não tem meu número.
    Estão apelando pra qualquer um!
    Hahahahaha...
    Abraços,
    TR

    ResponderExcluir
  3. Esta foi demais: "Graaaaaaaande Hu! Você sumiu cara! Aqui, deixa eu te falar...". A coisa mais engraçada que li hoje... Sobre os mercados, deixe que estiquem, agora estou de fora, aguardando nova entrada. Tampouco faço venda, pois também está arriscado.
    Carla

    ResponderExcluir
  4. TR,

    Tudo bom? Pois é, mas desligue o telefone só pra garantir rsrs... Vai que te acham! Nesse momento os vizinhos do Sarkozy devem estar com portas fechadas, luzes apagadas e telefones devidamente fora do gancho..

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Carla,

    Só não ficou engraçado pro Hu Jintao rsrs... Ele até se afastou nessas últimas semanas, fazia tempo que a mídia não falava dele, talvez já estava esperando que poderia sobrar pra China.

    Proximidade com os 58k pede cautela, porque alí é área dos ursos. Vamos ver como termina essa semana.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  6. Olá, vç falou certo, e o povo como fica?? Estou com vç tbm Carla, de fora só olhando pois creio que é só questão de tempo para novamente socarem por aqui, tem uma Lta de longo prazo, é por ai que imagino começar minhas compras, por volta dos 44~45K. Más tbm vejo uma possibilidade de curto prazo um recuo as médias e posterior rompimento dos 58K, aparecendo oportunidade com stop barato vale a pena.
    Será que o mercado vai "gostar" deste jogo de palavras??
    ivngomes@gmail.com
    Ivan

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Keep
    Pegando pesado com o mercado!rs Não esqueça que na verdade os rombos se devem a politicas populistas, pensamento unico na proxima eleição, nada a longo prazo, um politico irresponsável e populista pode acabar com as finanças de um país antes mesmo que o mercado se de conta, para isso basta maquiar um pouquinho e sabemos que isso acontece, depois mandam a conta e a responsabilidade para o mercado pagar!

    Mais, a Europa conta sim com o Brasil e a China para a criação de um fundo adicional para socorro via FMI, nossa presidente já deu carta branca para isso!

    Grande Abraço

    PF

    ResponderExcluir
  8. Ivan,

    Acho que o mercado vai gostar de qualquer coisa que injete liquidez no sistema. Estão loucos pra ver a maquininha funcionando na Europa. 58k do ibov é área dos ursos (curto/curtíssimo prazo), vamos ver no que vai dar.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. Paulão,

    E aí como vão as coisas? Batendo muito no mercado? rs..
    Exatamente, a história é longa. Na Grécia por exemplo, tudo começou com as olimpíadas. O pessoal está protestando por lá, porque a estrutura to Estado está enxuta, muitos cargos de altos salários. Impossível o Estado se sustentar assim. Acho que abusaram demais também do keynesianismo em 2008 e agora a conta chega em dobro.

    Mais uma notícia ruim pra nós então. Não dá pra entender... falar nisso os ministros não param de cair. Incrível...

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  10. Ivan
    Tem análise por aí projetanto 66k pra fim de ano. Bons analistas até. Acho que é bem possível sim, mas agora, neste momento, é melhor esperar alguma correção. E, depois das festas do fim de ano, os problemas voltam.
    E hoje estão felizes porque os bancos teriam assumido metade da dívida da Grécia. Epa!...
    Carla

    ResponderExcluir
  11. Tudo tranquilo Keep, eu não bato no mercado, só ajudo a precificar, para os dois lados! Complexo de dupla personalidade!rs
    Vou tentar passar mais por aqui, minha personalidade atual só muda no rompimento confirmado de 58480 onde volta a hibernar, mas como estamos quase no verão, acorda facil, facil!rs
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Paulão,

    É o que eu penso também. Só acima dos 58/59k (vamos arredondar para 60k para evitar cair em um bulltrap, além de ser ponto psicológico) que o mercado fica mais tranquilo para os comprados. Até agora carteira compradora ainda leva um suadouro básico. Mas pivotando no semanal, acima da média de 20 períodos a coisa fica muito boa! Acho que vai dar mais força e confiança.

    PS: você conseguiu entender esse balanço da vale? levaram uma naba com derivativos cambiais.

    Abcs, e apareça mais!

    ResponderExcluir
  13. Keep, Roger já fazendo falta!rs Brincadeira séria essa! Basicamente a divida da Vale é em dolar, qualquer oscilação mais forte na moeda e não resposta pela empresa nas negociações de preços de minério futuro vão impactar o lucro, aguarde o ultimo trimestre, sem Roger no comando a Vale vem abrindo as pernas para os chineses, coisas do molusco!
    Abração!

    ResponderExcluir
  14. Bons tempos de Agnelli, ele batia de frente com PT. O contrário do que o Murilo faz, lamentável vai ser ver outra ótima empresa sendo sugada pelo governo.

    Porteiras abrindo, com Europa bombando. Parece que já vai haver ataque dos 58k logo na abertura.

    Vamo que vamo!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  15. O mercado desprezando o resultado negativo da VALE como se não houvesse amanhã.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo,

    Esse é o mercado soberano. No curto prazo a especulação é que move as bolsas. Europa em pânico de alta, Dow Jones forte, aqui vai junto também. Normal.

    Mas esse resultado ruim da Vale certamente não será desprezado pelos holders.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  17. Keep, toda força excessiva acaba mostrando fraqueza, vamos brincar para ver quanta fraqueza tem!

    ResponderExcluir
  18. Exatamente.

    Se olharmos o intraday 15" e 60", pra operações de curto/curtíssimo prazo está bem pesado pra entrar comprado. Risco x retorno pra vender nesse timming está melhor. Com esses GAPS então nem se fala.

    Abcs, bons trades!

    ResponderExcluir
  19. FI,

    Você acompanha o movimento dos estrangeiros e PF na bolsa?

    Vi no site Dados da Bolsa que o saldo esse mês, até dia 24, esta negativo para ambos.

    Será que estrangeiros voltam? E os PF, medo ou falta de grana?

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  20. Marcos,

    Acompanho sim. Na Bovespa, nem gringos nem PF compraram muito desde o fundo dos 48k. Quem levantou o índice foram os investidores institucionais e instituições financeiras. Recompra de ações também ajudaram no movimento. O fluxo de PF na bolsa está descentende desde 2008. Acho que PF só volta em massa depois que ibov ultrapassar o TH, por medo mesmo. Sempre entram atrasados. E também porque muita gente decidiu especular no mercado imboliário, provavelmente comprando topo também.

    Na BM&F os gringos estão reduzindo (bem rápido até..) exposição vendida nos contratos futuros.

    Abcs,

    ResponderExcluir