segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O dragão ainda cospe fogo

Indicadores econômicos divulgados na China nesta segunda-feira sacudiram os mercados de commodities e levantaram as bolsas asiáticas. Este movimento foi refletido aqui no Brasil, grande fornecedor de commodities para a China. o Índice de Gerentes de Compras do setor manufatureiro da China registrou melhora nas condições de negócios, surpreendendo positivamente o mercado. Em outubro, o indicador ficou em 51,1 pontos, resultado superior ao de setembro (50 pontos) e mostra que houve expansão na atividade industrial chinesa de setembro para outubro. Esta expansão pode ser considerada como um ajuste, frente à desaceleração dos últimos meses.

Com as commodities relativamente baratas para operações de curto prazo (não confundir preço de curto prazo com preço de longo prazo), o mercado aproveitou a notícia desta reação da atividade manufatureira chinesa para manter o fôlego do repique de alta nos índices de commodities dos Estados Unidos. Como a bolsa brasileira tem um peso grande em empresas voltadas ao mercado de commodities, o nosso índice disparou nesta segunda-feira. Reparem no gráfico abaixo:


Em azul, temos o desempenho do índice bovespa, em vermelho podemos observar o desempenho do índice de commodities e em amarelo temos o desempenho do barril de petróleo tipo light. A análise deste gráfico está evidente, no curto prazo, o índice bovespa está se mantendo fiel ao desempenho do mercado de commodities. Até mesmo os repiques de alta estão alinhados.

Focando apenas no gráfico diário do Ibovespa, podemos observar o rompimento de um triângulo simétrico, que confirma a passagem pela importante zona de resistência dos 55k. Operações vendidas continuam sendo limpadas pela força compradora, puxadas especificamente nesta segunda-feira pelas ações da Vale (movimento originado pelo mercado de opções) com ajuda das demais blue chips do índice.


É praticamente inevitável um novo teste sobre a região dos 58k, onde provavelmente estarão concentradas as operações vendedoras. Apesar de tudo, atentar para o gráfico intraday pois está puxado demais, pede um certo alívio. Estes movimentos confirmam a análise feita no dia 13 de outubro: "Em meio a trovoadas, Bovespa arma fundo". Papei noel parece ter antecipando sua visita à bolsa de valores. Vamos ver se ele fica até dezembro, resolva dar uma saidinha pra depois voltar, ou se pretende ir embora daqui alguns dias/semanas.

Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones já realizou teste sobre a região dos 12k, por onde passa a região da média móvel simples de 200 períodos do gráfico diário. O índice disparou após romper a tão complicada zona de resistência dos 11.6k. Apesar desta alta, com abertura das bandas de bollinger, é de se esperar o reaparecimento da força vendedora em Wall Street amanhã, justamente por estar testando e respeitando (até o momento) esta média móvel simples de 200 períodos. Além do mais o índice está pesado, precisa aliviar as compras dos últimos dias para manter o movimento saudável.


Por fim, apesar do avanço nas negociações sobre a crise da dívida soberana e crise do sistema financeiro europeu, a União Europeia parece estar passando nesse momento por uma leve recessão. O índice gerente de compras composto (medida ampla do setor privado que combinada dados manufatureiros e de serviços), da zona do euro recuou mais uma vez, saindo de 49,1 pontos em setembro para 47,2 pontos em outubro. O resultado aponta a maior queda desde julho de 2009, demonstrando forte retração da atividade econômica. Este indicador deve refletir negativamente no desempenho do PIB de alguns países da zona do euro.

13 comentários:

  1. Como Vai Amigo Finanças Inteligentes ?
    Estava Observando no Pedidos de Analises e
    Gostaria de Sugerir ao Amigo,que Coloca-se
    a Data nas Analises,Estava Observando a da BVMF.
    E Gostaria ,Já que não sei Quando foi Feita. se
    Continua Valendo os Comentarios sobre o Papel,e
    se Confirmar o Rompimento dos Dez Reais,Teria Espaço Para ir +/- ate Quanto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá macr3,

    Tubo bom e com você?
    Ótima observação, vou passar a colocar as datas a partir de agora. Aquela análise era velha, de alguns meses atrás. Fiz a atualização hoje, pode ir lá conferir.

    Não gosto de estipular targets muito longos porque podem aparecer fatos novos no mercado que alterem a tendência. Incialmente ela rompendo os 10,00 tem tudo pra testar os 10,80 (média móvel simples de 200 períodos). Chegando lá, pode me perguntar novamente para atualizar a análise.

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  3. Olá, a pressão vendedora já iniciou, os grandes players começão à fechar posições na euforia como agora, nada de alarde, liquidando com os pequenos investidores de topo!!!
    Observe vários papéis ficando quase o dia todo sem andar, um monte de ordens de venda tipo paredão, a Petr4 rompeu os R$ 19,70 e logo sentiu pressão vendedora e não compradora.
    Interessante é que na Europa vão salvar bancos e o povo como fica? Creio que passada esta cega euforia o mercado volta ao normal, foi altamente estranho o comportamento do DJ, perdeu o suporte inferior da congestão e simplesmente mudou de mão.
    Bom vamos ver se realmente teremos uma tendencia, o Ibov está testando a região dos 57-58k, importante fundo perdido e caso venha a romper, médias rápidas acima das lentas e por ai vai mudo minhas expectativas e darei parabéns à equipe econômica pois somos imunes à crises!!!
    Ivan

    ResponderExcluir
  4. Ivan,

    É por isso que achei bom terem a audácia de fazer aquele movimeto de protesto em Wall Street. Tomara que ganhe força porque as coisas estão indo pro lado errado. O sistema não está preparado e nem regulado para permitir que os bancos sejam grandes demais. Infelizmente deixaram isso acontecer, consertar e tirar o poder destas instituições será muito difícil já que eles possuem "meio mundo na mão". No final das contas é sempre o povo que paga o pato. E não duvido nada, vai sobrar até pra nós brasileiros.

    Vamos ver o que sai até quarta-feira na Europa.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  5. Interessante ,

    Como, na dúvida, o melhor é assistir de camarote, os investidores passaram o pregão de ontem comprando ações
    para acabar com as posições vendidas à descoberto (vender sem ter o papel). "Tinha muita gente vendida a
    descoberto, apostando na continuidade da piora, e que teve que correr para recomprar os papéis e assim zerar essas
    posições", diz o gestor da Schroders, Marcos De Callis.
    Essa corrida para comprar as ações e depois sair do mercado levou o Índice Bovespa a fechar ontem em alta de
    2,96%, aos 56.891 pontos. A cobertura dessas posições vendidas, segundo De Callis, ocorreu principalmente nas
    ações de mineração, siderurgia, bancos e construtoras, que eram os setores com as maiores posições de vendas à
    descoberto.

    Resumindo , tudo existe o porque da alta ou da baixa .

    ass:. arriscatudo

    ResponderExcluir
  6. Olá arriscatudo,

    Eu não acho que foi cobertura de posições vendidas a descoberto porque o ponto para venda era abaixo dos 55k (principal zona de resistência no curto prazo para definir tendência). Como o pregão já abriu estourando para cima logo no leilão, não deu nem tempo de abrir venda descoberta ontem.

    Pra mim o movimento foi nítido pela especulação em commodities, que veio lá de fora, refletiu diretamente aqui no Brasil, principalmente começando pelas opções da Vale. Quando estourou na Vale, chamou atenção do mercado e acabou espalhando para os demais ativos voltados ao segmento de commodities. Efeito manada.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a análise novamente, gostaria que fizesse uma análise da Forja Taurus que vem tendo uma cotação muito descontada.
    Eduardo

    ResponderExcluir
  8. Acho que o DJI não rompeu o 11.600/700 a toa... Claro que teremos uma correção, mas acredito que não volta pra base daquela congestão. Os mercados estão querendo celebrar o Papai Noel... Deixarão os problemas pro ano que vem. É uma aposta, posso errar. E pro lado que o mercado for, tentarei ir junto...
    Carla

    ResponderExcluir
  9. Eduardo,

    Infelizmente a Forja Tauruas está fora dos meus padrões para análise. Como os números dela não são tão bons assim, fica longe do meu radar. Eu não conheço essa empresa pra saber se ela está passando por uma reestruturação, em caso positivo se tiver uma boa gestão e um bom planejamento pode sim ser uma ótima opção. Olhando pelo gráfico dela dá até medo. Se você tiver mais informações a respeito da empresa pode me enviar.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  10. Carla,

    Sim, foi uma boa ter "apostado no papai noel", deu um bom upside no curto prazo. Só temos que ficar atentos para não deixar um trade vencedor lucrativo se tornar um trade em prejuízo. Temos que pelo menos proteger o lucro com stop. Não vamos devolver o presente pro papai noel rs...

    Abcs,

    ResponderExcluir
  11. Comprei um banco na sexta e vendi ontem... Nova aposta? Vai cair no fato... As bolsas até sobem amanhã com o anúncio do plano de ajuda, na Europa. Mas logo depois do anúncio, começam a cair... É só uma aposta, hein?!...
    Carla

    ResponderExcluir
  12. Carla,

    Pode ser, o mercado adora cair no fato. Bolsa normalmente antecipa, e se por um acaso não acontece o que estava sendo esperado aí é a ferrada vem em dobro.

    Parabéns pelo trade, você pegou no timming certo, quando é assim não pode bobear. Lucro rápido tem que mandar pro bolso mesmo porque se pensar muito o mercado toma de volta.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  13. Graaaaannnde FI!

    gostei do início do diálogo entre o Sarcozy e o Hu Jintao.

    Escrevi o que seria a continuação deste diálogo no meu blog e veja:

    http://reidasbluechips.blogspot.com/2011/10/dialogo-entre-sarcozy-e-o-lider-chines.html

    ResponderExcluir