terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vai no racha, mas vai

Ainda que haja tantas divergências a serem resolvidas entre as lideranças europeias, a cúpula dos chefes de Estado acontecerá amanhã (quarta-feira) doa a quem doer. Os próprios líderes europeus se colocaram nesta complicada situação após inúmeras reuniões infrutíferas e de pouco avanço. Não há mais tempo para prorrogar decisões e reuniões, o custo para captar recurso no mercado (principalmente para os países deficitários europeus) subiu demais e não há como sustentar por muito tempo o pagamento dos bonds que o mercado aceita pagar. Em outras palavras, continua caro para os países europeus emitiram dívida no mercado, este custo não é compatível para se manterem solventes no longo prazo.

Este custo aumentou porque a confiança do mercado diminuiu e muito, impactando negativamente no apetite dos investidores para comprarem dívida de países europeus. Por isso é de extrema importância que seja anunciada alguma medida concreta nesta reunião de quarta-feira, para recuperar um pouco a confiança do mercado. Mesmo com divergências entre os líderes europeus, o mercado aguarda o anúncio de um pacotão que conte com a recapitalização dos bancos europeus, a reestruturação da dívida da Grécia e  alavancagem do fundo de resgate da zona do euro.

Os ministros das Finanças da União Europeia não vão mais se reunir na quarta-feira antes da cúpula de chefes de Estado, aparentemente porque não tem nada definido ainda. Mas o mercado não quer nem saber, o prazo é quarta-feira e amanhã queremos um resultado nem que seja "a base do racha". Resumindo, se virem!

Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones fechou em baixa confirmando as expectativas da análise feita ontem. A média móvel simples de 200 períodos foi testada e respeitada, favorecendo o aparecimento da força vendedora. Movimento técnico completamente normal no mercado. A LTA de curto prazo, que por sinal está bastante inclinada, já está sendo testada e pode ser rompida, gerando um pullback sobre a linha de suporte nos 11.6k. É de suma importância (para os touros) Dow Jones se segurar nos 11.6k. Caso esta linha seja perdida, os ursos poderão devolver aquele bear trap fortíssimo que sofreram no início do mês no falso rompimento dos 10.6k. 


No Brasil o índice Bovespa também fechou em baixa, aliviando em partes o gráfico intraday que estava puxado demais. Ainda há espaço para mais quedas, inclusive para um reteste sobre a região dos 55k. Neste caso podemos depender do movimento que acontecer em Wall Street para saber se vamos segurar ou não em um provável teste sobre esta importante linha de suporte.

6 comentários:

  1. FI,

    O tradingcafe noticiou que a reunião foi cancelada. Aguenta coração!
    http://tradingcafe.wordpress.com/

    Queria uma opinião sobre os fundos de investimentos estarem alterando sua política de investimento para aplicar recursos no exterior. O que você acha disso? Qual a motivação? Estão prevendo juros baixos por aqui e pensando no longo prazo em investir la fora?
    Tenho receio que estes fundos comecem a ajudar os países do Euro. O que você?

    Abraços e obrigado,
    Marcos

    ResponderExcluir
  2. FI,

    Já estou cansado dessa crise na europa , sinceramente podemos mudar de assunto é falar nas ações que podem ser interessantes no futuro .Esse negócio de reunião pra lá , pra cá , cancela reunião , complicado isso .Vc poderia indicar alguma ações para o futuro.Agradeço desde já os incr´veis posts sobre a situação da economia.Parabéns FI

    ass: AT

    ResponderExcluir
  3. Marcos,

    As pessoas fizeram um pouco de confusão, pois foi cancelada a reunião de ministros das Finanças. A reunião dos líderes europeus foi
    mantida e deverá ocorrer nesta quarta-feira.

    Sobre aplicar no exterior é sempre arriscado, o fundo tem que ser muito bom. Tem vários fatores, inclusive o câmbio que deve ser considerado. Não sei se estão comprando dívida grega, portuguesa, espanhola, etc que estão com yelds altos. Pode ser por isso, porque no mais não vejo oportunidades lá fora, a não ser comprar imóveis nos EUA.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  4. AT,

    Nem me fale, ninguém aguenta mais ouvir falar de crise na Europa. Imagine ter que escrever sobre isso rsrs.. e não dá pra fugir porque causa impacto no mercado.

    Eu gosto é de fazer o contrário. Estimular vocês a procurarem bons ativos e discutirmos aqui sobre a escolha. Mas se quizer uma boa dica para estudo vai lá: BBAS3 um dos melhores (e mais bem posicionado) bancos brasileiros no momento.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. FI ,

    Post interessante :

    http://blogempiricus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    O post é interessante sim. Na verdade eu já havia escrito algo parecido há alguns meses atrás.

    Só não concordo com a teoria de que os gastos deveriam ser aumentados. Aquela máxima de keynes: "na crise, gaste tudo que puder" já foi por água abaixo a muito tempo na minha opinião. Aliás estamos em crise neste momento exatamente por causa disso.

    Vamos lá que as porteiras já abriram.

    Abcs,

    ResponderExcluir