terça-feira, 4 de outubro de 2011

Wall Street não perdoa baby bear

Mais uma vez a mídia comercial errou longe ao tentar explicar a reação dos mercados ao final do pregão nesta terça-feira. Uma reunião de ministros de Finanças da União Europeia (conforme divulgado pelo Financial Times), sem nenhum resultado concreto, não altera em nada as oscilações em Wall Street. "Os ministros da União Europeia reunidos em Luxemburgo concluíram que não fizeram o suficiente para convencer os mercados de que os bancos europeus podem sobreviver à atual crise e decidiram que medidas adicionais são necessárias". Este foi o resultado da reunião, que segundo a mídia, foi capaz de virar o jogo em Wall Street, carregando os demais mercados em funcionamento no mundo inteiro.

Não sei se é pra rir ou pra chorar com uma explicação dessas. Mas é o que acontece quando pessoas não vinculadas diretamente ao mercado tentam opinar sobre uma área que só se aprende operando na prática e com experiência de sobra nas costas.

Mas então porque houve essa recuperação tão absurda no final? Simples, é Wall Street queimando pele de urso. Os baby bears (pequenos traders vendedores) costumam abrir venda depois que o mercado já caiu demais, em níveis elevados de sobrevenda, pois sempre entram atrasados. São especuladores comuns e inexperientes tentando tirar a última lasquinha do mercado na venda.

Como o índice S&P500 está muito próximo de entrar tecnicamente em bear market (20% de queda referente ao último topo histórico), os baby bears de Wall Street saíram abrindo venda para jogar o índice no bear market e assim caracterizar um mercado tecnicamente baixista. Mas o timming foi errado, faltou paciência para os baby bears em esperar o momento certo para socar na venda e ainda por cima tomaram um bear trap (armadilha pra urso).

E os players não perdoam em Wall Street, deixaram os baby bears se aventurarem na venda o dia inteiro, gerando uma falsa impressão de sucesso na operação, para no final do pregão entrarem com uma força compradora fora do comum, ganhando em cima das perdas dos vendedores que foram obrigados a zerar posição. É assim que funciona o mercado, para explicar as oscilações de curto prazo na bolsa, tem que saber especular.


No Brasil, o Ibovespa apenas acompanhou o bear trap de Wall Street. Foi deixado um martelo de fundo colado na banda inferior de bollinger em nível de sobrevenda, que pode sugerir um reteste na região dos 52k pela análise técnica. Porém deve-se considerar que este candle é resultado de um bear trap em Nova York, portanto todo cuidado é pouco para tirar proveito deste repique perigoso.

A notícia importante desta terça-feira foi a decepada no rating da Itália pela Moody's, que foi anunciado ao final do dia (está sendo corriqueiro fazer estes anúncios com o mercado de portas fechadas). A Moody's rebaixou o rating da Itália em três graus, de Aa2 para A2, com perspectiva negativa.

12 comentários:

  1. Baby Bear é bom hein. Não conhecia essa expressão ainda... Sem dúvida este é o melhor texto que li hoje sobre o rally - da meia hora final!!
    Quando eu li a história da reunião dos ministros da finanças pensei: que desculpa esfarrapada. Desculpa mais esfarrapada que essa é quando dizem: Caiu por "desconfiança".
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Pergunta de noob:

    Não entendi muito bem como os players ganharam em cima dos baby bears. Se a tendência geral do mercado é mesmo de queda, o que eles levam com o repique?

    obrigado,
    TR

    PS: a sua explicação é MUITO mais convincente do que aquela da reunião. MUITO mais mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla,

    Obrigado! É por isso que o analista tem que trabalhar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h pra ganhar dinheiro, pois ele não entende o mercado.

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  4. Olá TR,

    A tendência é de queda mas o mercado não vai em linha reta, tem que oscilar, ou seja, marcar fundos e topos descendentes. A jogada em Wall Street foi deixar os babys bears abrirem venda, empolgados com a tendência de queda e notícias ruins, mas no timming errado (região de suporte em nível de sobrevenda, pressa pra engatar bear market, etc). O suporte foi rompido, gerando uma falsa ilusão de operação bem sucedida, foi aí que entraram os players no final. Com volume você faz o que quer na bolsa, basta aumentar a força pra virar o mercado na direção que você quer. E basta dar um impulso inicial que o resto fica por conta da saída dos baby bears (que tiveram que zerar posição, ou seja tiveram que comprar). Pronto está feito a estratégia, os players que compraram fundo liquidam posição em cima das compras dos baby bears no final do pregão.

    Abcs, bons investimentos

    PS: Toda pergunta é inteligente e no mercado todo mundo é noob. Vivendo e apredendo sempre

    ResponderExcluir
  5. Sempre colocando pontos importantes nos seus comentários.Estava com saudades desse blog que ficou um pouco parado .

    ASS:ARRISCATUDO

    ResponderExcluir
  6. Olá Arriscatudo,

    Obrigado! Tinha tirado uns dias pra descanso :)
    E aí, como estão indo as coisas?

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  7. Parabens pela analise, estou cansado de jogarem a culpa de grandes movimentos em comentarios dessa ou daquela autoridade...

    ResponderExcluir
  8. Quanta baboseira junta.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo 1,

    Obrigado! É triste ler certos comentários da mídia, amadorismo total pra falar de mercado.


    Abcs,

    ResponderExcluir
  10. Anônimo 2,

    É por isso que o mercado pega no trap, alguns enxergam mais consideram baboseira.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  11. Muito Bom comentário, só vem a mostrar como os analistas e comentaristas de mercado são um bando de ignorantes. Vide os da Globo o Sardenberg e aquela Miriam Leitão não entendem nada, é incrível o que eles falam para o público, quando o dolar estava a R$ 1,50 diziam que os produtos brasileiros não estavam mais competitivos, que era a ruína para a economia do brasil e sua industria. Agora o dolar aumenta e fazem outra vez a famosa terra arrasada e ainda se valem da famosa inflação para espalhar para o povo que ela vai voltar se continuar desse jeito. É triste, fazem exatamente o oposto que deveriam, fazem questão de somente mostrar o lado negativo, ampliando o pânico dos desentendidos e até dos vulgos entendidos.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  12. Eduardo,

    É por essas e outras que acabei fazendo esse blog. É muita bobajada que falam por aí, fico inconformado com isso, mas fazer o que. Tem que "tapar os ouvidos"...

    Abcs,

    ResponderExcluir