terça-feira, 1 de novembro de 2011

Grécia "pede pra sair"

O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, conseguiu irritar toda a comunidade europeia nesta terça-feira após anunciar um referendo sobre o pacote de 130 bilhões de euros fechado por líderes europeus em uma reunião realizada em Bruxelas na semana passada. Alemanha e França reforçaram a importância da imediata implementação das decisões tomadas na única reunião produtiva destes últimos meses. Para mais detalhes sobre o que ficou decidido nesta última reunião leiam os artigos: "Faltou bater o martelo" e "Euforia, mas com o pé no chão".

O último pacote de resgate à Grécia só foi aprovado pois o mesmo está condicionado à novas medidas de austeridade fiscal. Acontece que, pela visão de Papandreou (creio eu), a Grécia vai continuar com a corda no pescoço recebendo ou não ajuda externa. Sua dívida é insustentável e não há como fazer a população sofrer ainda mais para receber novas parcelas de ajuda. Por isso a convocação do referendo, para que a população do país possa rejeitar o pacote de socorro à Grécia. Ou você acha que o povo vai aprovar corte de salários, demissões em massa, aumento da idade mínima para aposentadoria, etc?

Se o referendo não aprovar o pacote de 130 bilhões de euros, a Grécia vai dar calote no início do ano que vem e muito provavelmente será expulsa da zona do euro. Esta pode ser a estratégia, um tanto quanto radical, de George Papandreou.

Mas primeiramente o Parlamento grego deve aprovar este referendo. O partido de Papandreou tem 153 dos 300 lugares e precisa de uma maioria simples para levar o pacote a consulta popular (alguns deputados de seu próprio partido já se demonstraram contra o referendo). Mesmo que seja a provado, o referendo só será realizado em janeiro de 2012. Infelizmente esta novela ainda está longe de acabar.

Apesar da confusão causada pela Grécia, a queda no mercado não surpreendeu pela análise técnica. De fato o movimento de baixa já era esperado, conforme configuração de topo deixada ontem no Dow Jones, S&P500, DAX, Ibovespa, etc.


Olhando para o gráfico do Dow Jones, logo acima, podemos observar que a intensidade da queda está sendo maior do que aqui. O índice perdeu a LTA de curto prazo, média móvel simples de 200 períodos e chegou rápido para testar o suporte nos 11.6k. Esta linha é importantíssima para manter a tendência de alta iniciada nos 10.4k.

Já o Ibovespa, perdeu sua linha de suporte nos 58k mas conseguiu fechar acima de sua LTA de curto prazo. Houve até mesmo uma reação do mercado após a mesma ter sido testada e respeitada. Apesar de tudo, nada impede que o índice continue caindo pois houve uma inversão de tendência após o topo deixado nos 60k. A principal linha de suporte continua na faixa dos 55k.

10 comentários:

  1. Veja só, os mercados esticados como estavam, "clamando" por uma correção, e vem uma bela de uma notícia "bomba". Como sempre digo, notícias boas e ruins parecem vir na hora certa...
    Essa história do referendo, contada como está, parece até um pouco infantil... Tenho cá com meus botões que: ou isso já era planejado, ou não será efetivado. Enfim, gostei das quedas. E no DJI a queda parou na MME233. Eu já fiz uma pequena compra hoje! Com stop, claro...
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Carla,

    Acho que também o mercado em queda gera um efeito maior sobre a notícia. As pessoas ficam mais apreensivas e vendem.

    Sobre o referendo, o Parlamento grego ainda nem votou e o mercado já entra em desespero rsrs. Eu só não gostei do Dji cair rápido, esses candles não são convidativos. Mas vamos monitorando, amanhã vamos ver se os 11.6k irão segurar.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  3. Senhores ,

    um complemento em forma de figura sobra a crise na europa. TEIA DE ARANHA DA CRISE http://www.nytimes.com/imagepages/2011/10/22/opinion/20111023_DATAPOINTS.html?ref=opinion

    ASS: ARRISCATUDO

    ResponderExcluir
  4. Arriscatudo,

    Muito bacana essa teia do NY Times. Só de bater o olho dá pra se ter uma idéia do tamanho do problema na Europa. Grécia pode ser só a primeira peça do dominó.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. O negocio está feio mesmo , essa crise sair ter um efeito casacata rapidamente .

    ResponderExcluir
  6. alguma dica para os meus amigos sobre as ações que estou acompanhando: AMBV4 , RDCD3 , CIEL3.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,

    Pode dar um efeito inverso. Ninguém aguenta mais houvir falar de Grécia. Sem falar nessa bagunça toda que o Papandreou está arrumando. Sinal que pode estar perto do fim (para Grécia) ou de uma solução definitiva, mesmo que seja drástica.

    Eu gosto de RDCD3 e CIEL3, são boas empresas em um ótimo segmento. Das poucas que subiram bem este ano. Mas não compraria nesses níveis de preços. É claro, pode continuar subindo rumo ao infinito, mas... o preço não está mais aquela barganha.

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  8. Cenas do pròximo capítulo sobre a grécia .

    Premiê grego perde maioria absoluta para moção de confiança

    ResponderExcluir
  9. Até os próprios parlamentares do partido não estão apoiando Papandreou. Será votado na sexta-feira e se não aprovarem, acho que Papandreou vai passear rs..

    França e Alemanha já começam a falar que UE consegue viver sem a Grécia. A coisa tá ficando feia pra eles.

    ResponderExcluir
  10. É meus amigos, mercados disparando, Papandreou vai passear mesmo. Pode renunciar hoje ainda!

    Papandreou vai renunciar hoje, diz jornal; ministro fala em eleição
    http://www.valor.com.br/internacional/1080826/papandreou-vai-renunciar-hoje-dizem-fontes-jornal-grego

    ResponderExcluir