terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mineradoras e siderúrgicas, as escolhidas do dia

O pregão desta terça-feira foi marcado por mais um dia típico de rodízio na Bovespa. Desta vez, as ações escolhidas para irem pro cantinho apanhar foram as siderúrgicas e mineradoras. Esta prática, muito utilizada no primeiro semestre deste ano, reapareceu nas últimas semanas conforme alertamos nos posts anteriores.

O mercado escolhe um alvo pra bater mais forte enquanto as demais ações mantêm um movimento emparelhado com as oscilações do índice, atuando como um contra-peso e camuflando a violência das operações vendedoras nestes ativos específicos. Hoje por exemplo, enquanto as ações de mineradoras e siderúrgicas (principalmente) foram esquartejadas, as ações de construtoras subiam.

A ausência de dinheiro novo no mercado acaba favorecendo estas estratégicas, um tanto quanto cruéis por parte dos grandes players. O pregão parece mais uma briga de raposas-velhas do mercado, há poucos amadores no jogo e, portanto, a briga fica mais profissional, exigindo operações concentradas e com volume para ganhar a posição.

Observado o gráfico do índice Bovespa logo abaixo, percebe-se que a resistência nos 56.1k continua fazendo pressão mesmo sendo uma linha de pouca relevância, confirmado a fraqueza por parte da força compradora no qual destacamos na análise de ontem. Os próximos dias de pregão serão interessantes, pois ao que tudo indica haverá um novo teste sobre a linha de suporte nos 55k. Mas desta vez a força compradora terá de aparecer (nas mãos dos institucionais, a famosa puxadinha de final de mês), caso contrário será acionado pivot de baixa em uma região de extrema importância, expulsando de vez o papai noel da Bovespa este ano.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em leve alta e foi barrado pela famosa linha de resistência nos 11.6k. A notícia de que o índice de confiança do consumidor americano saltou para 56 pontos em novembro animou o mercado pois superou as expectativas dos analistas que estavam girando ao redor de 45 pontos. O candle de fechamento sugere que a resistência (11.6k) continuará fazendo pressão para barrar o movimento altista de curtíssimo prazo.

37 comentários:

  1. Faltou citar as "surpresas" ao final do dia:

    Vale pode estar "devendo" para a União uma pequena quantida de R$ 25 bilhões. O Agnelli está fazendo muita falta... Empresa parece estar indo pro mesmo ralo da Petro, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Agência de classificação de risco S&P passou o facão nos ratings dos bancos norte-americanos agora pouco. Como sempre, seguindo a regra fazer o anúncio após o fechamento dos mercados, para evitar pânico.

    Só que desta vez foram 37 bancos em uma só tacada. Péssima notícia.

    ResponderExcluir
  3. Ajudinha da Vale para fechar o superávit primário.

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  4. Hehe... e que ajuda heim?

    Fora a ajuda básica proporcionada pelo aumento da inflação. É a forma mais fácil de aumentar a carga tributária sem gerar escândalo na imprensa. Os preços dos produtos sobem, a base de cálculo dos impostos também sobem e consequentemente o leão fica mais gordo.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Essa abertura de hoje me deixou surpreso... Afinal tantos bancos foram rebaixados hoje além dessa bomba pra Vale, que tem peso no índice.

    Inclusive o ibov futuro sinalizando abertura em queda.

    Será que é o esforço dos institucionais de dar uma melhorada no fechamento do mÊs ???

    ResponderExcluir
  6. Rogerio,

    Também me surpreendeu, pânico de alta na abertura.

    Isso aí só tem um motivo: especulação pura, começou pela Europa e pegou aqui. Tanto é que bateram ontem, raparam stops (inclusive o meu kkkkk, eu tomo stop mas não devolvo lucro) e já abriram bombando hoje. No mercado manda quem tem $$$, obedece quem tem juízo, fazer o que...

    O motivo para justificar a especulação, jogando os mercados em pânico de alta, já deveria estar no forno desde ontem preparado pra sair hoje. BCE disse há pouco que os bancos centrais de vários países irão cortar os preços dos contratos de swap em dólar. Esta operação foi muito procurada pelos bancos europeus nos últimos meses.

    Pode ter certeza que os institucionais daqui sabiam desta carta na manga...

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. E convenhamos: isso não é motivo pra pânico de alta.

    Acontece que a notícia, conjugada com uma abertura forte em Frankfurt, Londres e Paris (com os players preparando terreno, pois tinham conhecimento desta carta na manga) afeta o emocional do investidor (a massa) que entra no mercado rapidamente, gerando todo esse alarde. Receita para fabricar um pânico perfeito rss

    ResponderExcluir
  8. Do jeito que a bovespa tá, parece que o mundo acaba amanhã e todo mundo tem que ficar comprado...rs

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  9. Só para complementar o raciocínio:

    Você pode ter uma notícia "meia boca", não importa, desde que entre com foça nos leilões de abertura, o mercado vai bombar.

    O feito notícia + bolsa abrindo forte pode gerar toda essa correria da manada.

    Agora chega, falei demais rsrs..

    ResponderExcluir
  10. Marcos,

    Eu que não vou pular com a manada abrindo trade na compra rs.

    No momento só tenho as posições de hold na carteira.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  11. Vamos ver se vai durar até o final do pregão, pode ser também pegadinha do malandro. Ráááaáá'!!!

    ResponderExcluir
  12. FI,

    Estou achando ótima essa subida. Fiz um lançamento coberto na semana passada. Ainda esta longe do strike, mas quanto mais longe melhor. rs

    Uma queda de até 11% em 13 dias garante meu lucro planejado.

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  13. Santa abertura...kkkk

    Prefior ficar quieto e só olhar... comprado. Não vendo ações nem a porretada. As empresas não estão quebrando.

    ResponderExcluir
  14. Rogerio,

    Normalmente costumam "pregar umas peças" no horário do almoço, mas hoje não teve surpresa. Sinal de movimento consistente, só que na verdade estão girando em cima do que já subiu logo na abertura (onde não houve negócios, já abriu com preço lá em cima).

    Abcs,

    ResponderExcluir
  15. Geração 65,

    É pra trade comprado acho que já passou do ponto ideal (suportão 55k), a partir de agora é quanto mais sobe mais o risco aumenta.

    Pra hold o negaócio é manter crias enjauladas rsrs..

    Abcs,

    ResponderExcluir
  16. Anônimo,

    Exatamente. Este volume bem acima do normal foi logo na abertura, pra "fabricar" o pânico de alta. Player é player, basta jogar $$$ no cassinão que a manada fica louca rs...

    Abcs,

    PS: Já passamos dos 4 bilhões!

    ResponderExcluir
  17. Sinto cheiro de rodízio no final do dia.

    ResponderExcluir
  18. Sugeri que poderíamos ter "bear trap". =)
    Disse aqui que "surpreendentemente" OBV e LAD no DJI estavam acima de 1.600! Agora vamos ver se DJI não volta "de novo" para a congestão maldita.
    Algumas comprinhas que fiz semana passada já saí hoje, é claro...
    Carla

    ResponderExcluir
  19. Anônimo,

    Até agora não ví sinais de rodízio, mas é sempre bom ficar esperto. O de ontem foi cruel. Vamos monitorando

    Abcs,

    ResponderExcluir
  20. Carla,

    Se for realmente bear trap em cima dos 11.6k pode dar boas alegrias. Mas por outro lado se ficar sambando muito nos 11.6k (perde, ganha, perde, ganha) eu devo acabar desconsiderando a relevância da linha.

    Parabéns pelo trade! Agora é observar o mercado.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  21. OGXP3 ta devolvendo?

    Qual o melhor fechamento do IBOV para o ursos? 56,5k?

    ResponderExcluir
  22. Tem uma questão gráfica importante, que é estarmos meio que "em cima", no diário e semanal, de médias móveis de longo prazo. Isso geralmente provoca volatilidade bem alta. Por isso o "perde, ganha, perde, ganha"...
    Carla

    ResponderExcluir
  23. Acho que tem urso capa preta atuando na OGXP3 e BVMF3 rs

    ResponderExcluir
  24. Anônimo,

    OGXP3 está devolvendo. Se não voltar a subir deverá fechar com um spinning top ou estrela cadente.

    Pro ibov fechar com alguma chance bear (curtíssimo prazo) teria que deixar um pavio longo superior.

    Estendendo um pouco mais a visão, abaixo de 58.6k e 60k tem chances de tomar patada de urso também. Acima disso, o terreno é dos touros.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  25. Carla,

    É a média móvel de 200 períodos semanal, mas ela foi testada tantas vezes seguidas para depois a subida ser o "vôo de galinha"? rs.

    Acho que pro mercado dizer que é bull, tem que subir rápido, com volume, atacar LTBs longas e assim mandar os ursos de volta pra toca.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  26. Anônimo,

    Tem capa preta na Marfrig e B2W também. Aliás, já tiraram mais de 1% do índice nesta queda intraday. Mas acho que são vendas à descoberto...

    ResponderExcluir
  27. Hoje o negócio aqui tá movimentado, hehehehe...
    Já se especula o surgimento de Bolha nos coments do blog.

    kkkk !!!

    Espaço muito bom. Pessoal informado e sem aquelas velhos clichês de foruns tipo advfn.

    ResponderExcluir
  28. Candle feio que esta formando na BVMF3.

    Tá certo que o jogo só acaba depois do apito final! rs

    ResponderExcluir
  29. Rogerio,

    kkkkkk... essa bolha não pode estourar! Mas é o efeito dessa reviravolta toda no mercado. Mexe com todo mundo (psicológico).

    O problema desses foruns é que infelizmente vira uma fonte de manipulação. Tem muito "espertinho" querendo ganhar em cima dos inexperientes.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  30. Anônimo,

    Agora está na hora dos "homi trabalhar". Final de pregão, hora de acertar as contas pra quem operou descoberto, além do mais tem os instituicionais acertando carteira, tá na mão deles.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  31. O mercado não é bull...
    Temos apenas um "bom" repique de fim-de-ano.
    Acredito mesmo que esta altinha, se ainda tiver forças, vai só até dezembro ou janeiro. Imagino que 2012 será um ano de boas quedas, e continuação dos problemas na Europa.
    Carla

    ResponderExcluir
  32. Pq vc disse "que medo da BVMF3"?

    ResponderExcluir
  33. Carla,

    Também não acredito em mercado bull no longo prazo tão cedo. Acho que essas oscilações irão continuar acontecendo dentro de zonas de congetões.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  34. Anônimo,

    Por causa do candle de fechamento que ela estava desenhando. "Os japoneses me ensinaram" a não gostar dessas formações..

    Abcs,

    ResponderExcluir