quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Faltou força

O dia começou animado na Bovespa, logo na abertura do pregão o índice começou a subir e chegou a emplacar 1,32% de alta. Mas faltou força para manter a posição e lentamente o índice foi perdendo as pregas até fechar em 0,40% de baixa. A subida até os 58k foi rápida e com pouco volume, movimento típico de mercado sem dinheiro novo pra girar. O índice foi descendo pela falta de novos compradores para sustentar a alta, já que os vendedores estão aparentemente com posições curtas montadas nos 60k e 58.6k.

O volume total na Bovespa ficou abaixo dos 5 bilhões (muito baixo). O candle de fechamento não pode ser considerado um martelo invertido pois é necessário que haja uma tendência de baixa definida para o martelo invertido formar a reversão (a LTA de curto prazo acabou de ser perdida). Este candle de hoje está mais para uma estrela cadente confirmando o spinning top de terça-feira. Apesar de tudo, o índice continua acima da linha central de bollinger devendo um teste que poderá ser feito amanhã.


Em Wall Street a quinta-feira foi mais animada, os índices conseguiram fechar em alta. Dow Jones realizou pullback sobre a LTA de curto prazo perdida ontem (mesmo ponto em que passa a média móvel simples de 200 períodos). Amanhã vai ter briga para decidir se fecha acima ou abaixo da linha central de bollinger. Mercado perigoso e indeciso, pois está sambando muito em cima das médias.


O noticiário europeu continua sendo destaque na mídia. Os políticos gregos conseguiram enfim definir quem será o novo primeiro-ministro do país, o cargo ficou sob responsabilidade de Lucas Papademos. Na Itália também há um nome para substituir Silvio Berlusconi, ao que tudo indica, o tecnocrata Mario Monti deve liderar o governo de emergência e tentar restaurar a estabilidade política.

O BCE (Banco Central Europeu) entrou forte no mercado comprando bônus do governo da Itália para aliviar um pouco o perigoso nível dos yields (maiores informações aqui e aqui). O Tesouro italiano vendeu hoje 5 bilhões de euros em um leilão de bônus de 12 meses e as taxas caíram para abaixo do nível psicológico de 7%.

5 comentários:

  1. Então, né... Os mercados, principalmente o Dow, enforçaram-se taaaaanto pra fazer um desenhinho de alta do Papai Noel, e agora parece indeciso, com algumas condições de realizar. Ponto muito interessante de novo! Vai decepcionar as crianças?... Se bem que um pouco de correção também é saudável. Desta vez não aposto. Pra onde for, tentarei ir junto. Mas não desprezo nem alta nem baixa...
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Carla,

    Pois é. Papai Noel está querendo pegar os presentes de volta. Tem gente que escolheu brigar e segurar os presentes a todo custo, outros já usaram o presente e não tem como devolver (liquidando entre 58 - 60k), e outros irão devolver metade dos presentes (levando stop bem abaixo).

    Também não estou apostando direção. Está muito perigoso tanto no Dow quanto no Ibov pra abrir trade. Acho que se fechar em baixa amanhã, podemos passear nos 55k em breve,apenas um palpite. Vamos ver, mercado armando um bote, logo logo define o lado.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  3. Não está difícil fazer trades. Só que tem que pensar e agir rápido. Se esperar um pouquinho, já era... No intra, eu acho o Dow bastante "disciplinado" e até previsível... A questão é escolher aqui papéis também disciplinados...
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Carla,

    Sim, tem que ser trade de spread curto, porque o mercado está no meio termo e sem uma tendência boa, inclusive nos 60 minutos daqui. Mas por isso que acho difícil abrir posição nesses momentos, não fico muito confortável. Eu gosto quando o mercado solta um candle de reversão em cima dos suportes/resistências fortes numa tendência esgotada e de preferência com osciladores no limite rsrs.

    Na minha opinião, papel bom pra entrar junto com AT do ibov são as siderúrgicas no momento.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Hoje tem papel no índice subindo 11%
    Mas tem também papel caindo -5%

    Bang-bang na Bovespa. Estou achando melhor ficar atrás do escudo pra não levar um tiro de bobeira.

    ResponderExcluir