terça-feira, 22 de novembro de 2011

O paradoxo do PIB americano

Como pode uma economia composta de grandes empresas e acima de tudo lucrativas, esbanjando balanços robustos e caixas exorbitantes "parar no tempo"? Dados divulgados hoje pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos revelam um problema muito maior do que uma simples revisão para baixo do PIB (Produto Interno Bruto) americano. O PIB do país cresceu à uma taxa anualizada de 2,0% neste 3º TRI/2011 (a leitura anterior era uma expansão de 2,5%), frustrando as expectativas dos analistas que esperavam um crescimento maior.

Porém não foi esta revisão negativa do PIB que chamou atenção nos dados divulgados pelo Departamento de Comércio. Apesar da recuperação lenta da economia americana, os lucros empresariais aumentaram a uma taxa de 6,5% (ajustada sazonalmente) em comparação com o ano anterior. As empresas norte-americanas estão cada vez mais rentáveis, com dinheiro sobrando em caixa e não estão interessadas em contratar, muito menos investir. A consequência direta desta postura é a taxa de desemprego que ficou em 9% no mês de outubro.

Provavelmente o grande causador deste paradoxo é a falta de confiança no mercado. A ineficiência do Estado revela a incapacidade das lideranças políticas para lidar com uma crise dentro da própria casa. Uma crise onde o Estado não consegue enxergar (ou não quer) que o tratamento está sendo feito de forma errada, as injeções de liquidez não reanimaram a economia como deveria ter ocorrido. Talvez porque o problema não seja liquidez, mas sim de confiança. E para restaurar a confiança nos mercados, o Estado precisa de uma liderança forte, persuasiva e minimamente inteligente. Será que "deixaram de fabricar" os verdadeiros líderes políticos?

O índice Dow Jones fechou em leve baixa sem esboçar reação para retomada do importante patamar dos 11.6k. A média móvel simples de 50 períodos foi perdida e o pivot de baixa (acionado ontem) foi confirmado hoje. Índice continua na mão dos bears, a tendência é da queda continuar. Mas podem dar espaço para algum alívio momentâneo, formando topo descendente, para chamar entrada de novas operações vendedoras. Por enquanto sem sinal de fundo para tal.


No Brasil o índice Bovespa fechou abaixo da linha dos 56.1k, suporte de pouca relevância mas que permitiu acionar pivot de baixa. A suspeita de ontem (ajuste de opções lançadas por parte de alguns players) foi confirmada com a queda de hoje. Se aquela puxada forte ao final da tarde de ontem fosse realmente verdadeira e natural, o índice "deveria" abrir o dia rasgando no leilão de abertura e fechar no mínimo com uma boa alta. Ao que tudo indica, poderemos testar o importante suporte dos 55k em breve.

18 comentários:

  1. Boa tarde, poderia analisar PDGR, Randon e a POMO4

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Alemanha vendeu menos títulos do que esperava?! Agora o bicho vai pegar!... Mesmo assim, farei mais uma comprinha pra repique. DJI agora a 50% da última perna de alta.
    Carla

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    Bem resumidamente:

    PDGR é construção civil, e neste setor não acho legal ficar muito exposto já que o mercado imobiliário parece ter atingido o ápice da valorização de imóveis residenciais. Nos comerciais então nem se fala. Não gosto da PDGR (dividendos baixo demais), prefiro JHSF3, HBOR3, EZTC3, mas não nos preços atuais.

    Randon a primeira vista parece ser uma boa empresa, mas desconheço informações específicas. Os números dela não estão ruins, gosto de ROEs altos e Liquidez corrente alta (como os da Randon), só peca pelos dividendos que poderiam ser um pouco maior.

    POMO4 é uma boa empresa, bem fundamentada, bons números. Problema é o preço. Pra pagar um preço perto da máxima de 52 semanas tem que demonstrar ter uma boa projeção de crescimento para os próximos anos, ao que tudo indica parece que sim. Mas teria que fazer um estudo mais aprofundado e tentar coletar mais informações talvez com o próprio RI da empresa.

    Se precisar de algum gráfico com AT me avise para postar ao final do dia.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  4. Carla,

    Essa da Alemanha até eu fiquei surpreso. Queriam vender 6 bilhões de títulos com prazo de 10 anos, mas só leiloaram 3.6 bilhões. Efeito cadeia de uma crise de confiança.

    Dji está nas mãos dos bears... quando aliviarem a pressão das vendas deixarão um candle bom pra fazer fundo descendente e repicar. Problema foi voltar pra dento desta congestão...

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Feriado amanhã está ameaçando candle da semana. Desisti de nova compra...
    Carla

    ResponderExcluir
  6. E sexta-feira acho que vai ser meio horário. Semana "tá fechando" hoje em Wall Street. De qualquer forma, ibov se mantendo acima dos 55k é lucro.

    ResponderExcluir
  7. Fi, eu postei um pedido de análise uns dias atrás, mas estou reforçando aqui. A ação SANB11 está no menor valor nas últimas 52 semanas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. E fechando abaixo dos 55 K ... ai ai ai ....

    ResponderExcluir
  9. Rogerio,

    Problema é que pode cair ainda mais. Seria uma compra mais especulativa (porque caiu muito) do que investimento pelo lado fundamentalista. Entre os bancos grandes, gosto mais de BBAS3.

    ResponderExcluir
  10. Tenho dito, mercado nas mãos dos bears. 55k é um suporte de extrema relevância, sua perda com tamanha facilidade só piora as coisas. Vamos aguardar fechamento.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  11. É nessas horas que você vê porque que os caras são profissionais mesmo.

    Fizeram uma cerimônia no intraday o dia inteiro e só agora jogaram pra linha dos 55k. Estão testando pra ver se aparece força compradora. Se não aparecer, pode saber que vão socar mais o bambú no leilão.

    ResponderExcluir
  12. Problema é que hoje tá "panicado", e tem o feriado amanhã. O que acho de mais racional hoje é a semana fechando feia... Fora o lado racional, comprar em dia de pânico é uma delícia... =)
    Não contavam com a desaceleração da China, e a questão da Alemanha hoje. Dia dos ursos, os fanfarrões.
    Carla

    ResponderExcluir
  13. Soltaram os curso capa preta...rs

    ResponderExcluir
  14. Seria praticamente impossível subir hoje com esses dados da China. O leilão da Alemaha só ajudou a entornar ainda mais água no chopp dos touros. Mas pelo menos fechou na linha dos 55k, é jogo aberto pra amanhã.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  15. Os capa-preta já fizeram a festa, duas semanas que já estão soltos por aí. Daqui a pouco os baby bears aparecem pra socar lá no talo da sobrevenda rsrs...

    ResponderExcluir
  16. Muito divertido o pregão de ontem. Principalmente por ficar só de fora, olhando tudo.

    Will

    ResponderExcluir
  17. Artigo lindo sobre a situação da EU:

    http://www.bloomberg.com/news/2011-11-24/germany-buys-itself-first-class-ticket-on-titanic-euro-credit.html

    Leitura altamente recomendável.

    Will

    ResponderExcluir