segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O perigo de um pregão irrelevante

A Bovespa fechou em leve baixa nesta segunda-feira, véspera de feriado. À primeira vista, com apenas 3.8 bilhões de giro financeiro, pode-se dizer que o dia foi irrelevante para análise do mercado. Se somarmos ainda as notícias do dia (praticamente nada de novo), poderíamos ter tapados os ouvidos para o mundo que não iríamos perder nada. Alemanha engrossando o tom de voz na Europa, títulos italianos de 5 anos pagando bônus de 6,29% (maior valor desde 1997, que não surpreende pois os títulos de 10 anos anteciparam esta disparada na semana passada), queda na produção industrial da zona do euro, e por aí vai... Nada de novo, pelo menos para nós do Finanças Inteligentes.

O grande destaque do dia que merece uma atenção especial é a confirmação de que a resistência em 58.6k no Ibovespa continua barrando o índice para alavancar uma nova alta (para romper de vez os 60k). O topo deixado nos 60k jogou o mercado para uma congestão de curto prazo, o que pode ser pior do que uma correção caso esteja fazendo um movimento de distribuição. As distribuições normalmente antecedem uma queda brusca, é o momento onde os players se desfazem dos papéis sem deixar rastro no mercado.


Reparem no movimento que deu origem ao fundo ascendente formado em 49.4k, uma distribuição bem abaixo do topo em 58.6k. O Ibovespa está vulnerável, o desenho gráfico reforça a tese de que os ursos estão aparentemente no comando do índice, aguardando o fim desta distribuição para bater mais forte no mercado. Portanto, ainda não é um bom momento para especular na bolsa, melhor aguardar definição dos players. A queda do índice só não foi maior devido ao bom desempenho do setor bancário, influenciados pela decisão do Banco Central, no qual comentamos na análise de sexta-feira.

Nos Estados Unidos também há esta congestão de curto prazo e não há muito o que fazer a não ser esperar uma definição do mercado.


Bom feriado!

19 comentários:

  1. Mais uma vez meus parabens pela ótima análise, aproveito a oportunidade para tirar uma dúvida se possivel: vc poderia me dizer qual é a diferença teórica ou gráfica entre acumulação e distribuição? Até hj não consegui assimular tais conceitos e como sua análise faz menção ao assunto achei que seria o momento oportuno.
    Desde já agradeço.
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo,

    Obrigado! Todo o momento é oportuno pra qualquer tipo de pergunta! Vamos lá: normalmente quando o mercado está em congestão (andando de lado, subindo e descendo) ou ele está acumulando ou está distribuindo. Normalmente quando acumula, é porque os preços estão baratos e os players abrem posição comprada (acumulam ações) sem chamar a atenção do mercado (pois está em congestão). Quando os preços rompem esta zona de congestão da acumulação o mercado dispara a subir, pois a massa descobre que tinha gente grande acumulando alí e vai junto. Quando distribui é o inverso, com os preços salgados os players começam a distribuir ações (desfazer dos papéis) mas mantendo o mercado em congestâo, sem chamar a atenção. Quando estora esta congestão, a massa vai atrás e começam a vender ações ou abrir posições vendidas..

    Espero ter ajudado, qualquer dúvida volte a perguntar.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. Lembrando que no caso atual do Ibovespa, só vamos ter certeza se é mesmo uma distribuição quando estourar para baixo.

    ResponderExcluir
  4. Olá FI. Tenho acompanhado o Blog há cerca de 2 meses e ontem comecei a seguir no Twitter. Educação Financeira de qualidade não pode ser desperdiçada.
    Iniciei minha vida de investidor pelos Fundos de Ações do BB ano passado (em maio, ótmo momento rsrsrs), só com os fundos petrobras e ibovespa, perdi R$ 2.400,00. Entretanto nos fundos multimercado (atrelados à DI) e no fundo Cielo ganhei um pouco mais que isso. Entretanto decidi sair dessa modalidade e arriscar ETF's ou ações diretamente. Sem querer abusar, qual seria o melhor caminho neste momento de interrogações?

    Will

    ResponderExcluir
  5. Lembrei da história da esfinge: "Decifra-me ou te devoro". Em meio a tal crise financeira na Europa, o Dow Jones insiste em subir. Por quê? Por quê? Minha "aposta" ainda é de alta de fim de ano. "Aposto" que uma queda maior só ano que vem. Indicadores intraday no DJI ainda são altistas. Claro que o caldo pode entornar... Não podemos nos expor muito.
    Carla

    ResponderExcluir
  6. Olá Will,

    Só fiquei com uma dúvida. Você já zerou toda sua posição nesses fundos do BB? E se for possível, poderia me informar qual era a taxa de administração que o banco te cobrava?

    Penso eu que uma boa carteira (básica) de hold deve ser formada por ações bem fundamentadas e tesouro direto. Os EFTs são uma ótima alternativa para quem não quer se preocupar em escolher e acompanhar essas empresas. O segredo, além do timming, é a alocação: quanto colocar na RF e quanto colocar na RV. Isso vai depender dos seus objetivos, nível de exposição ao risco, etc.

    Quando há dúvida, o melhor caminho é não tomar decisões precipitadas, estudar e ter paciência. Se quizer pode me enviar um e-mail também. Muita gente acaba fazendo isso, fica mais fácil pra orientar.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Amigo Finanças Inteligentes,saiu Ontem na Exame.
    Segue o Link: http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/europa-entra-em-contagem-regressiva-para-calote-e-corrida-bancaria-diz-estudo

    Pergunta : Analise Apocaliptica ou Totalmente Coerente. Sua opinião Please.rsr

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Carla,

    A sua frase final resumiu tudo: não podemos nos expor muito.

    Dow Jones acima da média móvel simples de 200 períodos semanal é bull para os fundos. Muito gestor segue essa média, abaixo desta linha é bear, acima é bull. Tanto é que ela foi testada por 3 meses seguidos e conseguiu segurar a queda do índice. Em outubro o índice subiu tanto que deixou um baita espaço pra formar um fundo ascendente acima desta média.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. Grande macr3,

    Parei de ler a matéria na segunda página, foi o máximo que conseguí rsrs. Os caras além de prever exatamene o que vai acontecer, colocam a data e tudo mais! Será que eles não sabem os números da mega sena também não? Hehe.

    A Europa passa por uma dura crise de dívida soberana e crise no sistema financeiro. Estamos vivenciando o reflexo disso e acho que deve continuar assim ano que vem. Mas é muita irresponsabilidade publicar uma matéria dessas, mesmo que aconteça 20%, 40%, 80% do que foi escrito, tudo não passa de um chute. Além é claro de se promover na mídia, talvez esse seja o principal objetivo. Tanto para quem escreve, quanto para quem publica.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  10. FI,

    Zerei as posições de maior risco (Petrobras e Banco do Brasil) e mantive as posições em Setor Elétrico, Dividendos e Cielo. As taxas variam bastante entre os fundos:

    Referenciado DI: 2,5%
    Ações BB: 1,5%
    Petrobras: 2,0%
    Cielo: 1,5%
    Setor Elétrico: 2,0%

    Obrigado pela disponibilidade, acho isso incrível. Enquanto isso vou estudar e ler bastante.

    Obrigado mesmo.

    Will

    ResponderExcluir
  11. Will,

    Este Referenciado DI está te assaltando. Você pode comprar CDBs sem pagar taxa alguma e se for de bancos menores acha bons percentuais (acima de 95% do CDI). Ou você pode trocar o Referenciado DI para os títulos do tesouro onde a taxa de administração é bem menor. Estude mais sobre tesouro direto e CDBs, verifique também o quanto você irá pagar de IR pra resgatar sua aplicação. Evite pagar mais do que 17,5%.

    Sobre as ações, você fez bem em zerar os fundos. Não há necessidade de pagar taxa de administração para ter o rendimento de uma Petro ou BB, basta comprar as ações diretamente pelo Home Broker e pagar apenas a corretagem. O mesmo vale para a Cielo, não há motivos para pagar 1,5%. Além do mais seria interessante salvar o lucro do papel e realocar, já que as ações subiram muito esse ano e o preço não está mais uma pechincha (eu penso assim).

    As do setor elétrico você pode fugir desses 2% de administração, formando sua própria carteira de ações. Mas só faça isso quando tiver conhecimento suficiente para tal. Por isso a importância de estudar, ler os livros (recomendo alguns no link "leitura recomendada"), acompanhar o mercado e trocar idéias, para exercitar o conhecimento adquirido.

    Mãos à obra!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, sem nem eu perguntar você foi direto ao ponto - o referenciado DI (que acaba enganando muito com a cobrança da taxa de administração). A Cielo retirei metade do que estava no fundo mês passado com esse pensamento (uma hora vai cair e eu posso me esborrachar...).

    Mãos a obra, by the way a lista de leitura recomendada é intimidante para um biólogo!

    Will

    ResponderExcluir
  13. Hehe... mas é assim mesmo. É intimidante para qualquer profissão, simplesmente porque não existe uma "Universidade do Investidor". E quando agente entra no mercado, sentimos na pele a falta desta "universidade".

    Com esse conhecimento base (dos livros) fica mais fácil de aproveitar as aulas práticas do Sr. Mercado.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  14. FI,

    Dívida de 10 anos da Itália passando de passagem pelos 7 euros.

    http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GBTPGR10:IND

    Will

    ResponderExcluir
  15. É, na semana passada estourou a barreira dos 7% e recuou um pouco porque o BCE teve que agir mis forte.

    O BCE faz o máximo que pode porque a Alemanha é contra imprimir dinheiro... Ao contrário do que fazem nos EUA e Japão.

    ResponderExcluir
  16. "topo deixado nos 60k jogou o mercado para uma congestão de curto prazo, o que pode ser pior do que uma correção caso esteja fazendo um movimento de distribuição. As distribuições normalmente antecedem uma queda brusca, é o momento onde os players se desfazem dos papéis sem deixar rastro no mercado."

    Bem interessante isso que você falou. Acho que no CP vem Bomba. Só nos resta esperar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Entornou o caldo... Petróleo puxou pra um lado e bancos puxaram pra outro. Mas ainda é só uma correção. Bem vinda, aliás.
    Carla

    ResponderExcluir
  18. lucasaks,

    Tem que ficar de olho, essas distribuições são perigosas mesmo.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  19. Carla,

    É isso aí, você está antenada em Wall Street. Bastou um empurraozinho da Fitch e o mercado fez o seu estrago com pouco mais de uma hora de pregão. Petróleo virou alegria dos traders de commodities, mas já está chegando a hora de por no bolso.

    Abcs,

    ResponderExcluir