segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O tal do supercomitê

Quando o mercado costuma refugar em pontos importantes, o stress no pregão aumenta e, da noite para o dia, basta uma palavra para os tocar o terror nas bolsas de valores. Foi o que aconteceu em Wall Street, da noite para o dia aparece a bendita palavra: "supercomitê". O efeito desta palavra foi tão forte que arrastou as demais bolsas de valores no mundo inteiro. Você pode estar se perguntando: que diacho de supercomitê é esse? Desde quando poderia existir algum supercomitê descente em um país onde a política se tornou um verdadeiro ringue de luta por interesses pessoais e partidários?

Logo após a novela de meses atrás para aprovação do limite de endividamento dos Estados Unidos foi criado um supercomitê para que os dois partidos entrassem em um acordo para cortar pelo menos 1,2 trilhões de dólares da dívida do país em dez anos. E, por incrível que pareça, não houve acordo nenhum. Os integrantes do supercomitê reuniram-se na tarde desta segunda-feira para um esforço de última hora, provavelmente inútil, devido a incapacidade política e administrativa dos dois partidos (Republicanos e Democratas).

O prazo final termina hoje e, sem acordo para redução de 1,2 trilhões no orçamento, serão feitos cortes automáticos a partir de 2013. Este foi o motivo para a queda generalizada dos mercados nesta segunda-feira. As bolsas europeias caíram em maior intensidade puxadas pelas ações de instituições financeiras, que apanharam bastante. A Moody''s advertiu que os crescentes custos para empréstimos do governo da França e o panorama incerto para a economia, ameaçam o rating AAA francês. Na França a queda foi de 3,41%, a Alemanha fechou em baixa de 3,35% e a bolsa da Itália recuou de 4,74%.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em baixa iniciando perda da importante linha de suporte nos 11.6k. O índice encontrou apoio sobre a média móvel simples de 50 períodos, mas está em difícil situação, pois se não sair de dentro desta zona de congestão entre 10.6k e 11.6k poderá atrair ainda mais operações vendedoras. Voltar para dentro desta congestão caracteriza bull trap sobre o rompimento dos 11.6k (realizado mês passado), seria um troco dos bears depois do trap histórico ocorrido no início do mês de outubro.


A Bovespa fechou em queda, mas em intensidade menor. Não é porque descolamos do mundo, mas porque houve um forte ajuste de opções lançadas por parte de alguns players. Basta reparar que após o encerramento dos contratos de opções as melhores ações para lançamento (vale e petro) dispararam de forma impressionante, girando volume bem acima do normal. Não sabemos qual é a estratégia destes players, mas este movimento chamou a atenção da massa e se espalhou para outros papéis do índice.

A recuperação do Ibovespa também foi a partir da média móvel simples de 50 períodos jogando o índice para fechar acima do suporte em 56.1k. O candle de fechamento pode estar maquiado devido a este forte movimento especulativo, portanto perdeu a sua relevância (não considero um dia de movimento natural). Amanhã podemos ter novidades, a briga pelo suporte em 56.1k poderá esclarecer melhor as coisas. Tendência ainda é de baixa no curto prazo.

10 comentários:

  1. Olá, Hype3 só se bater nos R% 5,00 pra pegar repique, se vç passar a paralela da Lta no Ibov e puxar um zoom-, será uma baita bandeira baixista??
    Ivan

    ResponderExcluir
  2. "Quando o mercado costuma refugar em pontos importantes, o stress no pregão aumenta e, da noite para o dia, basta uma palavra para os tocar o terror nas bolsas de valores. Foi o que aconteceu em Wall Street, da noite para o dia aparece a bendita palavra: "supercomitê". O efeito desta palavra foi tão forte que arrastou as demais bolsas de valores no mundo inteiro."

    PQP! Sensacional a colocação!




    Esse nosso mundo(Mercado financeiro) possue uma dinâmica própria, e é muito bom poder contar com análises diárias alinhadas com essa dinâmica particular!



    abraço,

    mph

    ResponderExcluir
  3. Ivan,

    É alí nos 4,90 / 5,00 mesmo pra tentar pegar repique. Dependendo da forma como chegar lá pode ser uma ótima oportunidade (risco x retorno) além de sair barato pra pular fora caso a estratégia não funcione. Pode até ser uma bandeira, mas não gosto muito de figuras, prefiro olhar para o mais simples: topos e fundos descentes, pivotando bonito, queda bem desenhada. Sem falar que ela corrigiu além da última prega fibo de toda a pernada de alta dos anos anteriores. Esquartejaram o papel.

    Abcs bons trades,

    ResponderExcluir
  4. mph,

    Valeu! É difícil entender o Sr. Mercado, mas estamos aqui pra isso.

    Vamo que vamo!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Quer dizer que que lá no Dow os bears,(melhor dizendo os "baby bears"), podem acabar dando um belo troco nos players altista??? hu la la...
    Baliza10

    ResponderExcluir
  6. Baliza10,

    Os que tomaram aquele bear trap nos 10.6k eram babys. Socar Dow na sobrevenda em cima do suporte mais importante (base da congestão 10.6k e média simples 200 semanal) é amadorismo/emoção/otimismo demais, mercado não perdoou.

    Mas agora, os que estão socando Dow desde os 12.2k são os ursos capa-preta, esses são profissionais e tem poder ($$$). Entraram no topo, na sobrecompra, candles de reversão, etc. Já levaram mais de 800 pontos nessa queda do Dow.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Os capa-preta deram o troco para os babys rsrs... Na verdade baby só leva ferro, tanto bull, quanto bear.

    ResponderExcluir
  8. Corrigindo: Já levaram mais de 600* pontos nessa queda do Dow.

    ResponderExcluir
  9. Olha a arrogância, hein! haha... Eu ainda "aposto" que antes do que se espera, sem avisar, mais do que de repente, o Dow volta a subir!! Não foram amadores que fizeram o Dow romper 1.600 pra cima... E nem há tantos profissionais fazendo cair agora... Opiniões diferentes, sejamos amigos! haha...
    Carla

    ResponderExcluir
  10. Por isso que o Dji está de lado hehe... mercado meio a meio. Esse rompimento pra cima dos 11.6k foi bem técnico, não foi amadorismo não. A socada nos 10.6k que foi amadorismo na minha opinião.

    Mas esses 600 pontos no Dji tem carimbo dos capa-preta. E ainda teve distribuição, no qual comentávamos semanas atrás.

    Vamo que vamo!

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir