quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Primeiro-ministro grego pode cair

A situação de George Papandreou, primeiro-ministro da Grécia, está cada vez mais insustentável. Após a polêmica provocada pelo referendo (para mais detalhes, consulte a análise do dia 01/11/2011), Papandreou foi imediatamente convocado para uma reunião à portas fechadas com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel. E pelo visto Papandreou tomou um ultimato nesta reunião, "ou aceite as condições impostas pelo bloco, ou a Grécia será expulsa da zona do euro". Além de ter recebido, provavelmente, a "caridosa" recomendação de renúncia.

Correm boatos que Papandreou teria feito um acordo com os ministros para renunciar e entregar o poder a um governo de coalizão se eles o ajudarem a ganhar um voto de confiança na sexta-feira. Mesmo assim a oposição já avisou que vai rechaçar o voto de confiança ao governo de Papandreou.

A verdade é que a situação na Grécia é uma bagunça completa, muito maior do que imaginávamos ao questionar os motivos por tamanho endividamento deste país. Disputas políticas à frente de decisões econômicas importantes que destruíram o que restava de dignidade deste país, que por sinal, já acabou com a paciência de meio mundo.
Os mercados fecharam em alta animados também pela notícia de que o BCE (Banco Central Europeu) cortou inesperadamente a taxa básica de juros na zona do euro em 0,25 ponto percentual (o mercado esperava uma manutenção desta taxa em 1,50%). Com isso, o índice Dow Jones fechou em alta, iniciando rompimento da média móvel simples de 200 períodos, mantendo o movimento de ontem após o teste sobre a importante linha de suporte em 11.6k.


No Brasil, o índice Bovespa também fechou em alta mas demonstrou certa fraqueza para romper de vez a resistência em 58k, haja vista que ficamos devendo uma alta "acumulada" de ontem devido ao feriado, dia em que as bolsas do mundo inteiro subiram. A LTA de curto prazo está conseguindo manter a pernada de alta iniciada em 49.4k, mesmo assim é bom ficar atento pois estamos em nível de sobrecompra e o mercado está sendo bombardeado (e dependente) por notícias da Europa. Amanhã, tudo pode acontecer.

9 comentários:

  1. Fi vc disse:
    "o Brasil, o índice Bovespa também fechou em alta mas demonstrou certa fraqueza para romper de vez a resistência em 58k, haja vista que ficamos devendo uma alta "acumulada"...", mas e quanto anteontem que o ibov caiu menos que a matriz?, não estaria tudo igual?

    Abs,

    Renato

    ResponderExcluir
  2. Olá Renato,

    Sim, em termos de percentuais pode ser. Mas achei que ficou devendo porque normalmente subimos mais do que Dow Jones, além do mais, após o teste da LTA de curto prazo na terça-feira, era pra ter atacado com jeito esses 58k. Não é muito bom demonstrar fraqueza nessa região, pode chamar força vendedora..

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a qualidade das postagens!
    Continue assim!

    ResponderExcluir
  4. FI ,

    Fiquei cansado desse caso da grécia , brincadeira esse país , se realmente vc ver , nem deveriar entrar na zona do euro , já começou errado totalmente .Quem é o pròxima país da vez a perdir um emprestimo.FI , poderiamos falar de alguma ações em alguns post , dicas tanto fudamentalista e tècnica .Agradeço desde de já a sua atenção nas respostas aos usuários desse blog .

    ass: arriscatudo

    ResponderExcluir
  5. Olá arriscatudo,

    Eu estou a disposição de vocês para passar o que for possível do pouco conhecimento que tenho. Eu só não gosto de como muitos analistas fazem por aí, nas famosas "dicas", a maioria é furada e não ensinam nada para quem quer aprender. Além do mais é muito conveniente para o analista focar em algumas ações no meio de tantas na Bovespa. Eu não acho isso certo e ainda por cima se auto intitulam de gurú. Tá tudo errado rsrs...

    Prefiro fazer diferente. Quero agregar valor ao leitor do blog e motivar a cada um fazer suas próprias análises, a decisão de compra/venda não pode ser influenciada por ninguém.

    Podem utilizar a vontade os comentários do blog (ou e-mail) para perguntar qualquer coisa, pedir análises ou trocar conhecimentos sobre uma determinada ação, etc. O espaço é livre, o blog é nosso, mas a iniciativa parte de vocês =)

    Vamo que vamo!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  6. Fi, dentro desse aspecto, me impressiona os títulos "inteligentes" do email diário que recebo do ADVFN. o de hoje: Bom dia ADVFN - Grécia anuncia ótima notícia. Veja

    Será que ganharam na Mega-Sena, ou encontraram uma mina de diamentes ?

    É brincadeira, geralmente se eles estão otimistas a bolsa cai, e vice versa. Parece piada de mal gosto.

    ResponderExcluir
  7. Rogerio,

    Que isso! kkkkkkk
    A cada dia que passa fico cada mais mais impressionado com a capacidade que a mídia tem de escrever tanta bobagem!

    Isso já é apelação ao meu ver. Será que precisam disso pra vender notícias, atrair leitores, etc?


    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. Olha outro exemplo nessa reportagem da Folha. Estão apelando para o sensacionalismo:

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1001090-israel-faz-manobras-militares-enquanto-discute-ataque-ao-ira.shtml

    Desde sempre exercícios militares são comuns. Isso acontece todo mês/ano. Não significa que Israel vai atacar o Irã. Ridículo...

    ResponderExcluir