quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A torneira estava secando

Os principais bancos centrais mundiais informaram hoje que irão participar de uma ação coordenada para impedir a falta de liquidez no sistema financeiro global. O Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos), BCE (Banco Central Europeu) e os bancos centrais de Canadá, Inglaterra, Japão e Suíça irão reduzir o custo das linhas existentes de swap de dólar em 0,50 ponto percentual a partir do dia 5 de dezembro. O FED (Federal Reserve) disponibiliza dólares para outros bancos centrais, que por sua vez repassam esses dólares para os bancos sob sua jurisdição.

Esta medida tem o objetivo de proporcionar empréstimos de emergência em dólares de baixo custo para bancos na Europa (principalmente) e outros lugares, pois estava ficando caro e difícil para captar dólares no mercado. Os bancos europeus precisam de dólares para cobrir os empréstimos que oferecem à empresas americanas, para financiar seus ativos em dólar e pagar seus próprios empréstimos feitos em dólares.

A medida visa impedir também que a Libor (juro do mercado interbancário de Londres, que funciona como base para diversos tipos de empréstimos entre bancos e empresas no mundo inteiro) continue disparando. Uma ação coordenada dessas demonstra que a situação no mercado interbancário europeu era mais grave do que imaginávamos. Os bancos europeus deveriam estar encontrando muitas dificuldades para financiamentos (principalmente os de curto-prazo), com o crédito praticamente travado no interbancário.

Vale ressaltar que esta medida não resolve o grave problema da divida soberana de países europeus e não tem a intenção de injetar dinheiro nas instituições financeiras carregadas de ativos podres de países virtualmente quebrados, como a Grécia por exemplo. A ação coordenada visa garantir a liquidez no mercado interbancário, para que as operações entre os bancos voltem a normalidade, evitando um travamento do crédito que seria catastrófico para a economia.

As bolsas de valores no mundo inteiro fecharam forte, refletindo o pânico de alta logo na abertura dos pregões. O índice Dow Jones atropelou a resistência dos 11.6k e linha central de bollinger fechando o dia com um marubozu de alta atacando a LTB de curto prazo. A saída desta zona de congestão configurou um bear trap (onde está circulado no gráfico), permitindo traçar uma LTA que vem do fundo em 10.4k.


No Brasil, o Ibovespa também fechou em alta mas o ritmo aqui foi bem menor. O fechamento ficou abaixo da linha central de bollinger, devido as operações vendedoras que apareceram no final da tarde derrubando o índice em mais de 1% após a máxima do dia. De qualquer forma o fundo na região de suporte dos 55k está confirmado e foi possível traçar uma LTA intermediária que vem do fundo em 49.4k.


Para os próximos pregões o índice deverá oscilar entre a LTB que vem do topo em 60k e esta respectiva LTA dos 49.4k. Entre essas linhas a briga é livre, porém com pivot de baixa armado no curto prazo é sempre bom tomar cuidado com operações compradoras abertas em região de sobrecompra.

15 comentários:

  1. Faltou destacar: Banco Central corta em 0,50 p.p. a taxa básica de juros, confirmando nossas expectativas.

    Sem surpresas. Vamos aguardar a ata agora.

    ResponderExcluir
  2. Em resumo, consumo desenfreado e inflação no mundo inteiro...

    ResponderExcluir
  3. Queria ter uma bola de cristal para poder ver como vai estar todo este emaranhado daqui a um ano. Se estará tudo resolvido ou se estaremos a beira de um colapso, se não já dentro dele...

    Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Pessoal,


    O que nos aguarda para amanhã?????

    ResponderExcluir
  5. FI,
    Algum motivo em especial pra acompanhar o DOW ao invés do SP500...?

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Anônimo 1,

    Realmente, a inflação está extrapolando as metas no mundo inteiro. Resultado da enxurrada de liquidez dos anos anteriores.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Eduardo,

    Pior que tem muita gente ganhando dinheiro dizendo ter esta bola de cristal. Mas pra tirar a grande vantagem do mercado não precisamos desta bola de cristal, basta entrar forte quando as crises derrubarem bem as bolsas e quando o VIX estiver batendo lá no teto. Enquanto este dia não chega vamos brincando no mercado, aproveitando para aprender mais a cada dia.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. Anônimo 2,

    Pra mim amanhã é jogo aberto. Risco x retorno não muito bom pra operar, apesar de que já temos topo no intraday.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. Anônimo 3,

    Na verdade eu acompanho S&P500 também, mas acabo postando somente o Dow porque os movimentos técnicos são idênticos e na escolha de um ou outro prefiro postar o gráfico da "matriz" (Dow).

    Abcs,

    ResponderExcluir
  10. Adeus IOF !

    Mantega: IOF sobre aplicações em bolsa cai para zero
    http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE7B004E20111201

    ResponderExcluir
  11. Que abertura é essa da BVMF3? kkkkkk

    Não terá mais o novo concorrente? rs

    ResponderExcluir
  12. Hehe. Pois é, foi por causa da notícia do IOF que jogou o papel lá pra cima sem realizar negócio algum (GAP).

    Efeito da euforia.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  13. E tinha muita gente apostando que o Natal seria dos ursos! hehe...
    Carla

    ResponderExcluir
  14. Hoje foi chifrada típica! Limparam as vendas, movimento bonito de se ver e consistente.

    Bons trades a todos que estão se aventurando

    ResponderExcluir