quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Aumenta a insatisfação do mercado

Mais um sinal de que os investidores não gostaram do resultado da reunião de cúpula entre as lideranças europeias na sexta-feira passada pode ser observado hoje no mercado de títulos públicos. A Itália pagou juro recorde de 6,47% para conseguir vender títulos públicos de cinco anos. Este foi o seu primeiro leilão de prazo mais longo desde o acordo de integração fiscal fechado na semana passada.

O resultado desastroso deste leilão reflete que os investidores, principalmente os grandes fundos (players) do mercado, não mudaram sua opinião em relação à Europa. Continuam com receio e desconfiança. O euro (moeda) segue em tendência de baixa e fechou esta quarta-feira em seu menor patamar em um ano. O mercado de commodities também foi duramente atingido, principalmente nos preços do barril de petróleo tipo light. Só hoje a queda foi superior a 5 dólares sobre o preço do barril.

A chanceler alemã, Angela Merkel, deve estar gastando uma fortuna com salão de beleza. A mulher mais poderosa do mundo está ocupando a atenção da mídia mundial todos os dias. Entretanto, as declarações de hoje foram as mesmas de sempre e não acrescentam nenhuma novidade. Merkel fez um alerta contra as expectativas de uma rápida solução para os problemas na Europa e disse que a superação da crise pode demorar anos. Disse também que mantêm sua rejeição referente à implementação dos eurobônus na zona do euro.

O índice Dow Jones fechou mais um dia em baixa não conseguindo se manter acima da média móvel simples de 200 períodos e foi direto pra linha central de bollinger, o qual conseguiu fazer o seu papel de suporte limitando a queda. Deixou um ponto bom para o reaparecimento da força compradora amanhã, em um movimento de repique. Perdendo esta linha poderá testar os 11.6k novamente nas próximas semanas.


No Brasil, o Ibovespa fechou em baixa mantendo o movimento da onda vendedora iniciada na tarde de ontem. A linha central de bollinger foi rompida para baixo mas apareceu um bom ponto para repique de curto prazo (média móvel simples de 50 períodos e LTA mais rápida que vem do fundo em 49.4k). Se estas linhas não forem respeitadas teremos passaporte carimbado para visitar novamente os 55k nas próximas semanas.

13 comentários:

  1. Os ursos resolveram pegar a petr4 para pato...

    ResponderExcluir
  2. ITUB4 entrou para o rodízio.

    ResponderExcluir
  3. BBAS3 está para perder suporte relevante... Boa oportunidade surgindo !

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,

    Olha o resultado do mar calmo demais aí... pegaram de jeito

    ResponderExcluir
  5. Logo no início mercado repicou na LTA, chamando compra. Poucas horas depois socaram venda na cabeça, quem comprou e não zerou rápido logo na primeira hora já perdeu o que ganhou e está no prejuízo se não liquidou ainda. Jogada de expert, subiu vendeu

    ResponderExcluir
  6. Os preços estão dentro de um canalzinho de baixa no 60' e estão com "preguiça" de sair... Qquer hora, de repente, sem avisar, pulam pra cima! O problema por enquanto é perder a mm21. Aí dá um pouquinho mais de trabalho.
    Carla

    ResponderExcluir
  7. Rogerio,

    BBAS3 perdeu os 23,13 e detonou mais um pivot de baixa no intraday. Foi direto pros 22,90 está brigando na linha agora, pode dar um caldo mas é contra tendência

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. Carla,

    Eu já me guio pela mms20. Mas se fechar assim a coisa fica complicada, vai espantar o papai noel de vez.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. É...
    Tudo indica que vamos ver o teste na casa dos 55k...

    Carlos

    ResponderExcluir
  10. Ibov bobalhão. Tem que voltar a subir logo pra alegria das crianças no natal. Queda permitida só em fevereiro. Não sabem brincar... =)
    Carla

    ResponderExcluir
  11. Carlos,

    Sim, vamos aguardar fechamento mas é o que tudo indica

    ResponderExcluir
  12. É,

    Só fica "menos pior" se subir uns 0,50% nos próximos 20 minutos pra fechar com um doji no diário.

    ResponderExcluir