quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

BCE fabrica seu primeiro “meio trilhão”

Saiu do forno nesta quarta-feira o primeiro lote de euros novinhos em folha do BCE (Banco Central Europeu). Como em um passe de mágica foram “fabricados” instantaneamente nada mais nada menos que 489,19 bilhões de euros na primeira operação de liquidez de longo prazo. O volume de recurso despejado nos bancos superou as expectativas do mercado (esperava-se uma demanda por 300 bilhões de euros).

Esta demanda maior por crédito não agradou muito os investidores pois indica que a situação entre as instituições financeiras europeias é mais grave do que se imaginava. Além de revelar que o mercado interbancário segue com problemas de financiamento entre os bancos indicando que as linhas de crédito irão continuar apertadas em 2012.

O BCE distribuiu empréstimos de três anos para 523 bancos europeus. O volume distribuído hoje foi o maior da história do BCE para uma operação de refinanciamento de longo prazo (3 anos, o famoso LTRO em inglês). O segundo lote da fábrica de euros do BCE será distribuído no dia 29 de fevereiro de 2012.

Será difícil imaginar que os bancos irão utilizar boa parte deste recurso para comprar títulos públicos de países como Itália, Espanha, Portugal, etc. As instituições financeiras estão sofrendo uma pressão para reduzir o tamanho e o nível de risco de seus balanços e aumentar suas reservas, e como todos nós já sabemos, está complicado captar recurso no mercado financeiro. Mais uma vez a velha impressora foi acionada, tampando o sol com a peneira e empurrando o problema para frente.

Esta notícia gerou alguma volatilidade nos mercados, como de costume, mas não alterou muita coisa na movimentação das bolsas. Nos Estados Unidos o índice Dow Jones começou o dia realizando lucros no intraday e fechou perto da estabilidade deixando um doji libélula que não significa muita coisa pois está seguido de um marubozu marcado no fundo construído a partir da linha central de bollinger. Tendência de curto/curtíssimo prazo iniciada ontem segue inalterada.


No Brasil, o Ibovespa também iniciou o dia realizando lucros de operações curtas e sofrendo pressão da linha central de bollinger juntamente com a média móvel simples de 50 períodos. Houve uma reação no intraday a partir da linha de suporte nos 56.1k responsável por marcar fundo ascendente nesta região mantendo a tendência iniciada a partir do suporte em 55k (mais precisamente em 55.3k). O candle não pode ser considerado um enforcado pois não está posicionado no topo de uma tendência. Segue o jogo.

9 comentários:

  1. Gostaria de saber a opinião do PF e dos demais leitores que quizerem contribuir sobre esse novo marco do BCE que ficou disfarçado. Fizeram na calada pra não chamar muita atenção do mercado porque a situação estava muito grave pra uma requisição de meio trilhão dos bancos. Isso é a mesma coisa que fizeram nos Estados Unidos há 3 anos atrás, o famoso TARP.

    Pois bem, o que será que os bancos irão fazer com este recurso?

    1) Sentar em cima e cobrir seus ativos podres aumentando (ou começando a formar) a tal reserva de emergência que não tinham;
    2) Comprar títulos soberanos europeus;
    3) Repassar para a economia; (hehe está bom vamos sonhar menos)

    Lembrando que na minha opnião a opção 2) seria como dar mais uma volta no buraco antes de cair. Pois se foram as compras de títulos soberanos que deixaram os bancos europeus em situação delicada, uma nova compra não resolve o problema de balanço provocado por defaults inevitáveis. Mesmo como spread positivo entre captação (BCE) e aplicação (bonds).

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Keep
    Wow, fui intimado!rs
    Keep, seu texto é pertinente e correto, na minha visão, apesar de alguns discordarem, estamos vendo na Europa o que fez o FED com os QE's, nada diferente, só o nome "Long Term Refinancing Operations", o que o BCE fez foi gerar liquidez para que os Bancos Comerciais Europeus possam fazer frente a cerca de 700 bilhões de euros em financiamentos com vencimento em 2012, mais, segundo o BCE o total de Bancos que solicitaram essa cifra de 489 bilões chega a 523, podemos dizer que não saisse esse programa e teriamos um colapso completo na Europa e claro, no mundo todo, o programa a primeira vista pode parecer ruim, mas no meu entender é bom, vamos deixar o mercado assimilar melhor e podemos ter alguma calmaria, não estimo prazo, mas pelo menos no curtissímo, sim.
    Monitore de perto as cotações do ouro, principalmente em 2012, sensação que rompe o TH ano que vem.
    Espero ter ajudado mais que atrapalhado com o ocorrido hoje.
    Grande abraço
    PF

    ResponderExcluir
  3. PF,

    Obrigado pela contribuição! Concordo plenamente, atuação do BCE era inevitável para evitar um desastre no sistema. Só espero os banqueiros europeus não fazerem o mesmo que fizeram os americanos ao receberem recursos do TARP.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  4. Ibov até recuperou mm21/20. Mas volume tá fraquinho, fraquinho. Parece que estrangeiros venderam também. Ibov bobalhão. Papai Noel fraco.
    Carla

    ResponderExcluir
  5. Olá, ao meu ver o Ibov irá se arrastando nesta Lta perdida pra fechar o ano, uma verdadeira armadilha aos mais afoitos, caso o Ibov rompa os 60K, o que creio mais improvável, mudarei minhas estratégias pois por enquanto só olho para baixo!!
    Ivan

    ResponderExcluir
  6. Sim, esqueci, Carla as médias estão flexionadas para baixo e se cruzando, muito cuidado pois isto é indicio de forte movimento em breve, já já vem patada dos ursos, e agora vai vir forte pois não tem mais o pedágio de 2% !!
    Ivan

    ResponderExcluir
  7. Ivan
    Ibov parece estar se segurando pra acompanhar o Dow, mas está anêmico... Vai ser uma chatice estes dias. Triste... (Carla)

    ResponderExcluir
  8. Carla,

    Essa época do ano é triste. Volume fraco mesmo, estão levando na calada rs

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. Ivan,

    Alegria do investidor é ver as bolsas derreterem. Mas o BCE entrou em cena, as coisas pode começar a melhorar mesmo com o caminho cheio de espinhos para 2012.

    Abcs,

    ResponderExcluir