quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bovespa realiza lucros

Sem surpresas, o mercado entrou em um movimento de realização de lucros, confirmando o que havíamos destacado na análise de ontem: “Preparar para desembarque”. O índice Bovespa fechou o dia com um engolfo de baixa, não há necessidade de repetir novamente os aspectos técnicos que proporcionaram este movimento.


Com este topo de curto prazo o mercado segue para encontrar linhas de suporte mais abaixo para tentar formar um fundo ascendente (preferencialmente acima da linha central de bollinger) e seguir a tendência da pernada iniciada nos 49.4k. É um sinal ruim para os comprados refugar mais uma vez nesta faixa de pontuação tão importante do índice, por isso mesmo este fundo teórico deverá ser formado rapidamente para evitar um aparecimento mais forte da força vendedora.

Hoje novamente, ao final da tarde como de costume, a agência de classificação de risco S&P colocou os ratings de todos os 27 países da União Européia (UE) sob ameaça de possível rebaixamento. Os 17 países da zona do euro já estavam em revisão para possível rebaixamento desde segunda-feira dia 05/12/2011, agora os outros 10 países da UE que não adotaram a moeda única (euro) também entraram para lista da S&P.

A situação na Europa está tão complicada que as casas de apostas britânicas estão registrando uma cota de 3 a 1 pelo desaparecimento do euro antes do final de 2012. Tudo bem que é um jogo de aposta, mas este dado é importante porque revela o sentimento do mercado, a falta de confiança da população em geral quanto a uma solução organizada e bem estruturada na Europa.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou o dia em leve alta deixando um candle do tipo spinning top próximo à zonas de resistências importantes. Mercado americano subindo devagar e deixando candles pequenos, podendo indicar esgotamento da pernada de curto prazo iniciada nos 11.2k.

7 comentários:

  1. O que está acontecendo hoje???? Tudo em Alta e inverteu???

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Carlos,

    Reflexo do topo deixado ontem. Problema é que hoje o pregão está com cheiro de pata de urso, e dos capa-preta. Deixaram dar uma subida pra descer o bambú. Volume alto na queda.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. Maldito post de terça-feira: "preparar para desembarque" rsrs...

    ResponderExcluir
  4. Acertou, hein!... Até que enfim realiza. Não podíamos nem comprar nem vender... Às vezes se enrolam, mas fazem o que tem que fazer.
    Carla

    ResponderExcluir
  5. Tô achando engraçado é a BBAS3 estar caindo bem mais que seus pares ITUB4 e BBDC4.

    Da última vez que ela chegou nesse preço o IBOV estava em 55 K. Ou seja, pode fazer novo fundo descendente, mas pelo sim pelo não comprei mais 2 lotes para reforçar a carteira.

    ResponderExcluir
  6. Carla,

    A maioria das vezes temos que ficar de braços cruzados mesmo sem operar, aguardando uma boa oportunidade de entrada. Risco x retorno é rei.

    Vamos monitorando.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Rogerio,

    BBAS3 havia entrado pro rodízio dias atrás, por isso bateram nela mais forte. Entre ITUB4 e BBDC4 eu prefiro BBAS3 também.

    Abcs,

    ResponderExcluir