quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Cada um com os seus problemas

O BCE (Banco Central Europeu) cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual, para 1% mas não animou os mercados. Isso porque o próprio presidente do BCE lembrou que os tratados da União Europeia proíbem a autoridade monetária de emprestar diretamente para governos da região. Haviam fortes especulações no mercado europeu de que o BCE poderia atuar mais agressivamente no combate à crise.

As declarações de Draghi (BCE) fizeram “o mercado cair da cama”. Ele acabou com as esperanças de compras de bônus mais agressivas na Europa. Com isso houve uma queda generalizada nas ações de instituições financeiras europeias arrastando o resto do mercado. A queda ainda foi estimulada pela Autoridade Bancária Européia, dizendo que os bancos europeus precisarão levantar uma quantia de 114,7 bilhões de euros para cumprir novos níveis regulatórios de capital na região, superando a estimativa anterior de 106,4 bilhões.

Apesar das notícias negativas a Bovespa apenas seguiu o movimento de queda iniciado ontem confirmando o engolfo de baixa e atingindo o primeiro alvo inicial desta correção (linha central de bollinger). A partir de agora o índice já começa a mostrar possibilidades para tentar segurar a onda vendedora com o aparecimento de zonas de suporte. Ainda não há nenhum sinal de fundo.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em baixa confirmando o que havíamos ressaltado na análise de ontem. “Mercado americano subindo devagar e deixando candles pequenos, podendo indicar esgotamento da pernada de curto prazo iniciada nos 11.2k”. Não deu outra, Dow Jones fechou com candle de topo (engolfo de baixa) engolindo os cinco pequenos candles anteriores. Se não se segurar na média móvel simples de 200 períodos, testará rapidamente a linha central de bollinger.

22 comentários:

  1. Boa noite Keep
    As noticias não ajudaram os comprados, mas acredito que a maioria já se acostumou a atuar nas duas pontas! Muita atenção amanhã, ou desarmam algumas "minas" com sabedoria e consenso ou ....!
    Refazendo pontos!
    Abraço
    PF

    ResponderExcluir
  2. hj será um dia historico. Se espera tantas "respostas" concretas vindas de Bruxelas q o mercado amanha vai ser bipolar. Ou euforia ou depressao. Acho q vai ser maior que 2, pra baixo ou p cima !

    ResponderExcluir
  3. Fui muito conservador. Troco o 2 por 4
    .

    ResponderExcluir
  4. Bom dia PF,

    É, pelo visto você está enxergando a gravidade do problema, vai ser difícil desarmar essas "minas".. O pregão de hoje também é de suma importância, está com perigo de formar um candle horroroso (para os comprados) no semanal. Que dia heim? rsrs..

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Rogerio,

    Tudo bom? Hoje o bicho vai pegar, pode ir preparando o emocional. O mercado está querendo ensaiar uma derrapada feia e hoje será uma das poucas chances restantes para desconfigurar isso. Briga boa no pregão e no noticiário macro.

    Vamo que vamo!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  6. PS: Eu troco 4 por 6.... pacotes de pipoca rsrs. Só assistindo de camarote, eu é que não fico no meio dessa confusão.

    ResponderExcluir
  7. Que é isso, pessoal... Nem 8 nem 80. Os líderes adoram adiar decisões "mais pra frente". Pra o ano que vem, de preferência...
    Eu também não farei nada hoje. O mercado até pode "bombar" na segunda, mas já tá esticadinho mesmo.
    Carla

    ResponderExcluir
  8. É, já estão nessa balada de empurrar mais pra frente há mais de 2 anos rsrs..

    Abertura com repique básico sobre a linha central de bollinger. Europa está animada.

    ResponderExcluir
  9. Até agora o intraday está assustadoramente calmo !!! rss.. Esperava mais nervosismo. Aguardar pra ver o que acontece até as 18:00.

    ResponderExcluir
  10. Também, mas a volatilidade continua arrastando os traders. Fico impressionado como conseguem derrubar 300 pontos no índice em questão de minutos. Depois volta pra cima com a mesma força.

    Deve ser pra raspar os stops (já que as corretoras conseguem enxergar onde eles estão, e convenhamos, como está difícil fazer $$$ com sardinhada pulando fora da bolsa, estão utilizando outros meios para salar alguma coisa)

    ResponderExcluir
  11. FI ,

    VC COMENTA MUITO NA PARTE DE ANÁLISE TECNICA A BANDA DE BOLLINGER ,PRINCIPALMENTE A LINHA CENTRAL .Você poderia explicar melhor sobre esse indicador é como vc o interpreta para suas análises .obg

    ass: arriscatudo

    ResponderExcluir
  12. E ai , tudo bom
    Dei uma olhada naquelas ações que tu me recomendaste. Gostei muito de Eter3 ( bom nível DY), Card3 achei que pode ser uma boa pedida e também, principalmente a SUZB5 que vem apanhando ,ainda não fiz uma analise mais especifica, mas dever ter sido principalmente pela alta do dólar. Mas a cotação dela esta horrível.
    Eletropaulo já venho pensando em encarteirar faz tempo, nível DY dela é fora do comum, CSNA3 também é outra que eu gosto, mas vejo as siderúrgicas muito mal na foto ultimamente.
    Umas das que recomendadas que não gostei é a FRAS4, não vi nada de mais nela, inclusive alguns índices descendendo...

    obrigado pelas dicas,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  13. Olá arriscatudo,

    Pois é, eu uso bandas de bollinger há muitos anos e acabei incrementando o meu próprio jeito de enxergar as coisas, só que nem eu sei explicar exatamente como é rsrs..

    O que eu posso dizer é que não existe regra. Cada caso é um caso. A análise vai depender muito do tipo de movimento, força, inclinação da média, bollingers superiores, inferiores, etc.

    Neste caso específico do Ibov foi basicamente uma queda em linha reta sem repiques do topo da banda superior de bollinger (mesma região da resistência em 60k, média móvel simples de 200 períodos diária e semanal) até a linha central de bollinger... que passou a atuar como suporte, como se estivesse "amortecendo" a pressão da queda.

    Qualquer dúvida pode voltar a me perguntar

    Abcs,

    ResponderExcluir
  14. Eduardo,

    Essa SUZB5 está um pouco descontada mas tem que tomar cuidado com esse papel, o mercado bateu no ativo e com razão. Mas não deixa de ser uma opção, já que caiu bastante. CSNA3 seria para apostar numa recuperação futura das siderúrgicas, empresa barata, tem uma boa administração, a mina da casa da pedra, bom mercado e paga bons dividendos. A FRAS4 realmente não tem nada demais, papel ok, exposição nela tem de ser baixa, seria mais pra dar uma diversificada e abocanhar uns dividendos.

    Mas no final das contas, tudo vai ficar muito bom de comprar mesmo é depois de um "belíssimo crash"

    Abcs,

    ResponderExcluir
  15. Com certeza, se voltassem pra aqueles 'QUERIDOS' 49K , pegaria algumas ações ai em liquidação. ELPL chegou a bater ali 28, muito barato!!..

    É, temos que aproveitar as oportunidades, a vida é feita disso..

    abraços, obrigado pela disponibilidade.
    Sempre bom ter alguem que conhece o mercado e ainda se disponibiliza a ajudar os outros..

    Eduardo

    ResponderExcluir
  16. Pode ter certeza que quando isso acontecer novamente estaremos lá com as iscas prontas para pescar!

    Quem sou eu pra conhecer alguma coisa, aqui todos nós aprendemos juntos.

    Vamo que vamo

    Abcs,

    ResponderExcluir
  17. Boa Tarde FI,

    Como você ve o mercado para semana que vem? Esse repique vai até os 60k novamente???? Sou novo no mercado, tenho só um ano de atuação...

    Valeu!!!

    Carlos

    ResponderExcluir
  18. Carlos,

    Pelo gráfico diário está com cara de que vai atacar 60k pra furar. Mas pelo gráfico semanal está formando um candle do tipo spinning top, que deixa dúvida. Vamos aguardar o fechamento pra tentar fazer uma análise melhor, mercado serelepe, rápido nas viradas.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  19. "Mercado serelepe" foi a melhor de todas, kkkkk .....

    Essa é pra começar bem a o fds !!

    Bom final de semana a todos !

    ResponderExcluir
  20. Hehe... mas foi serelepe mesmo, virou rápido e sem volume. Em plena sexta-feira! Pessoal já deve estar operando com a skol na mão, só pode rsrs

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, esta semana foi muuuuito chata! Só a queda de quinta pra animar um pouco. O jeito foi ficar meio de fora...
    Carla

    ResponderExcluir
  22. Carla,

    É só abrir o intraday que dá um alívio de não ficar operando no meio daquele tiroteio rsrs...

    ResponderExcluir