quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

De olho nas opções

A disputa pelos contratos de opções que vencem na próxima segunda-feira está tomando conta do pregão (como de costume). Os ursos mostraram sua força ao conseguir derrubar o índice mesmo após ter subido mais de 1% nas primeiras horas de negócios. Mais uma vez foi uma belíssima jogada no qual iremos tentar explicar no parágrafo a seguir.

O índice Bovespa fechou em um ponto crucial para engatar um repique de alta no qual explicamos na análise de ontem. O teste desta LTA que vem do fundo em 49.4k era a linha para dar o start deste repique, tanto é que o índice abriu sem pressão vendedora e ultrapassou facilmente os 1% de alta. Mas os ursos estavam na moita esperando os papéis subirem pra entrarem socando tudo de uma só vez, derrubando rapidamente os papéis e aumentando a pressão vendedora ainda mais a partir dos stops acionados da força compradora que entrou na abertura comprando este repique técnico do índice.

O repique de fato aconteceu, só foi rápido demais. O trader para sobreviver no meio desta oscilação forte e rápida da bolsa tem de utilizar a tática de guerrilha da Primeira Guerra Mundial. Engatilha a arma, sai da trincheira, dá um tiro e volta rapidamente. Esta é a única forma de sobreviver em um mercado de spread curto.


Não adianta culpar o vencimento de contratos de opções na segunda-feira sendo que o estrago foi feito hoje. A LTA foi perdida e deveremos visitar novamente os 55k em alguns dias ou semanas, mas antes poderá haver um respiro na região de suporte (fraco) dos 56.1k.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em leve alta animado com a notícia de que o número de novos pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada para o seu menor nível em três anos e meio. Ainda não podemos considerar um sinal positivo de reaquecimento consistente da economia norte-americana pois este período de novembro à janeiro costuma apresentar muita volatilidade sazonal devido as datas comemorativas (como por exemplo dia e Ação de Graças, natal e ano novo).

O fechamento foi positivo pois Dow Jones conseguiu se manter acima da linha central de bollinger com um candle que pode sugerir um repique mais consistente iniciado a partir desta linha.

11 comentários:

  1. Perfeito! A "culpa" pode ter sido do vencimento das opções e tals. E mais alguma notícia ruim da China pra ajudar. Agora lascou, perdeu mm21, LTA, vai buscar 55k e pra piorar vai ter o risco de "M" que jogaria (teoricamente) o índice pra os 48/49k. Só resta aos compradores "rezar" por algum trap. Nem pra vendedores está bom, pois tivemos muitos bear traps ultimamente. Mercado não tá pra sardinha não...
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Olá, ótima abordagem, esse movimento de certa forma já estava sendo "cantado", basta olhar as figuras de continuação nos 10 papéis de maior peso no Ibov, bom a extensão fibo nos dá um alvo em torno dos 54K onde passa a banda inferior do canal altista, creio que por ai teremos oportunidades nas blue-chips, talvéz, pois de repente pode ficar cambaleando e perder a Lta, ai fica mais complicado. Só para constar minha expectativa, Carla eu vejo mais uma Bandeira de baixa, um M ao meu ver não, havendo a perda da Lta o alvo teórico é por volta de 40K onde temos passando uma Lta de longo prazo///Vamos ver né!!
    Ivab

    ResponderExcluir
  3. Investidor estrangeiro com saldo negativo no mês. Saldo de PF só cai.

    Acredito que no curto prazo esta difícil para o índice subir, mas tudo é possível.

    ResponderExcluir
  4. Carla,

    Obrigado! Parece que a reza dos comprados está dando certo na abertura. Continuo bem desconfiado e com o pé atrás, não gosto de abrir operações nessas condições. Quero risco x retorno bom e o papai noel não quer saber de me dar esse presente hehe

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Ivan,

    Obrigado! Se for pra esses níveis pode dar um caldo nas blue chips sim. Pra curtíssimo prazo dá pra tirar um troco também, como por exemplo na BBAS3 que estavamos comentando aqui com o Rogerio, respeitou os 23,90 e já abriu hoje pedindo pra mandar o lucro pro bolso... Só que eu não entrei rs

    Abcs,

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    Sim, mercado é soberano, tudo é possível. Uma prova disso é a complicada situação da Europa, se as bolsas fossem guiadas por macroeconomia estariam em níveis bem inferiores nesse momento.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Viram o petróleo? Falamos das opções, mas o petróleo também desenhou um M horrendo de queda. Estrago tá feito. Não sabem brincar...
    Carla

    ResponderExcluir
  8. É o petróleo está panicando, caindo forte e abrindo as bandas de bollinger, perdendo média simples de 50 e 200 períodos...

    Mas também bombou muito em outubro e novembro, agora chegou a conta pra quem pulou atrasado

    ResponderExcluir
  9. Howdy would you mind letting me know which hosting company you're using?
    I've loaded your blog in 3 completely different web browsers and I
    must say this blog loads a lot quicker then most. Can you recommend a
    good web hosting provider at a reasonable price? Thank you, I appreciate it!


    my blog; plastic surgery associates ()

    ResponderExcluir
  10. The insurance being expensive for younger drivers is because of the
    higher risk factors involved with the age group.
    Once you find a couple of insurance policies that you think to buy, it is
    time to make your final choice, I personally recommend you choosing this insurance policy that have the highest deductibles.

    Being a safe driver has a lot of rewards, and one of
    them is having a low insurance rate.

    my web page; cheap car insurance phoenix az []

    ResponderExcluir