sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Desejos de natal

Caros leitores, permitam-me fugir um pouco da essência deste blog para enviar-lhes uma simples mensagem de reflexão. Gostaria de convidar todos vocês à voltarem um pouco no tempo. Vamos relembrar por alguns instantes os nossos momentos de criança. Bons tempos que não voltam nunca mais. Não é mesmo? É minha gente, não volta nunca mais, vocês sabem porque? Aquela época, a vida não nos havia apresentado formalmente à duas “pessoas” desagradáveis e que não largaram do nosso pé desde então. São elas: Preocupação e Obrigação.

Por mais que sejamos livres, somos o único ser vivo na face da Terra que se sujeita a levar uma vida repleta de obrigações e preocupações. Seria uma ironia dizer que somos também o único ser vivo racional deste planeta? Não se assuste, mas você acabou de pensar na resposta desta pergunta.

Não estou recomendando que ninguém se desfaça dessas duas amizades, mesmo porque você não irá conseguir. Mas desejo a todos vocês que a partir deste momento desliguem os celulares, escondam as baterias dos notebooks, esqueçam internet e qualquer outra tecnologia que os deixem conectados neste mundo louco que não pára um minuto sequer. Desta forma a Preocupação e Obrigação não irão lhe incomodar neste momento mágico de celebração da vida. Recupere-os na segunda-feira e de preferência com menos afinco.

Recentemente Papai Noel me contou que tem recebido inúmeras cartas de investidores preocupados com a bolsa de valores, a dita cuja anda de lado há mais de 4 anos. É isso mesmo meus amigos, em setembro de 2007 a Bovespa oscilava na casa dos 60k. "Eu não sei o que fazer, não consigo atender estes pedidos e o pessoal parece estar preocupado demais", disse Papai Noel. Isso muito me entristece pois a nossa amiga Preocupação conseguiu penetrar na festa sem ser chamada. Bolsa de valores não é lugar que permite a presença da nossa amiga penetra. Pense nisso!

Mas deixo um convite: não se limite neste pensamento. O seu desempenho no mercado é um reflexo de sua vida como um todo. Quanto maior a convivência com as preocupações e obrigações maior serão os efeitos psicológicos que afetam sensivelmente a tomada de decisão na bolsa. Não conseguimos evitar estas duas amizades, mas podemos reduzir o convívio entre ambas, assim sobra mais tempo para buscarmos os prazeres simples da vida como nos tempos de criança. E te garanto, estes prazeres esquecidos podem ser a chave para o seu sucesso no mercado e melhoria na sua qualidade de vida.

Você quer uma notícia boa? Tudo só depende de nós, a escolha também.

As pessoas de valor e extrema grandeza que estão lendo esta mensagem, sintam-se abraçados por mim! Um Feliz Natal repleto de boas emoções. Saúde e paz!

16 comentários:

  1. eai FI, vamos ver quais "analistas" virtuais vao acertar o fechamento de sexta que vem e do ano? hihihih eu aposto minhas fichas nos 62k e voces?!

    ResponderExcluir
  2. Bacana o texto.
    Boas festas e excelente 2012, repleto de trades mamão-com-açúcar!

    ResponderExcluir
  3. Grande Amigo Finanças Inteligentes,Permitame Acrescentar uma Terceira Pessoa Desegradavel que não Larga do Nosso Pé.A Ex Mulher,,Ai Faço uma Analogia com a Bolsa. (Dinheiro) kkkkkkkkk.
    Amigo, Desejo-lhe a Voce e a Todos seus Familiares o meu mais Sincero Votos de um Feliz Natal.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Feliz Natal Fi.
    Obrigado pelo tempo dedicado e pelo conhecimento compartilhado.
    Tenha um 2012 de muito sucesso e acertos !!

    ResponderExcluir
  5. Feliz Natal e próspero Ano Novo com muitas realizações!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Feliz natal FI. Parabéns mesmo!!

    ResponderExcluir
  7. Isto é uma grande verdade: Se você tem a obrigação de fazer operações lucrativas na Bolsa, se ficar pressionado, acabará errando mais. Mas se ficar tranquilo, sem pressa e sem cobranças, terá melhores resultados. Acho bom dedicar-se a outras atividades também. Deixará a cabeça mais relaxada.
    Carla

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,

    Obrigado a todos, tudo de bom pra vocês também!

    Vamo que vamo !

    Abcs a todos

    ResponderExcluir
  9. Bovespa de ressaca. Volume até o momento: 319 milhões rsrs

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,

    Nem me fale, está dando até sono. Pior que mesmo com esse volumico estão conseguindo dar os famosos solavancos no intraday. Em menor intensidade é claro.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  11. Amigo, um pouco atrasado, mais Feliz Natal pra você e família.

    Um Ano Novo com muita SAÚDE e Prosperidade.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  12. Wagner,

    Valeu, pra você e toda família também!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  13. Bela mensagem Finanças, Parabéns!!

    ResponderExcluir