sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Fechamento 2011

Neste último post de 2011 daremos uma atenção especial ao Ibovespa. Já que, como de costume, nesta época do ano surgem inúmeras previsões para o desempenho do índice no próximo ano. Antes de mais nada, mais importante do que tentar prever o futuro (que é impossível, por mais que você seja um guru, analista, economista, etc) é saber se portar perante ao mercado, ter uma estratégia definida para qualquer ocasião e estar preparado psicologicamente para tomada de decisão em qualquer momento.

Estar preparado significa agir com racionalidade, você não está no mercado para prever o futuro e sim para rentabilizar o seu capital, portanto independente do que ocorrer você vai ter de tomar suas decisões de acordo com a sua estratégia (ou sistema) e gerenciamento de risco. Essa é a base que vai pelo menos garantir a sua sobrevivência no mercado.

Agora vamos olhar os gráficos. Primeiramente vamos observar o fechamento semanal do Ibovespa. Candle de baixa dentro de uma congestão, esse é o mercado para o curto prazo, lateralizado entre 55k e 60k. Existem mais topos formados na região dos 60k do que fundos formados na região dos 55k, justamente por ser uma região de difícil rompimento.


Esta congestão de curto prazo está inserida dentro de um canal de alta no médio prazo. Até que o mesmo seja rompido para baixo o índice tende a continuar subindo no médio prazo respeitando a tendência iniciada em 48k.

Mas ao estendermos a visão para o gráfico mensal podemos observar claramente que o Índice Bovespa deixou de subir há muito tempo, desde o topo marcado em maio de 2008, passando a operar em congestão por alguns anos. A partir do topo duplo configurado em novembro de 2010, formou-se uma tendência de baixa forte no longo prazo.


Agora vamos somar tudo: mercado vendedor em curtíssimo prazo, congestionado no curto prazo, em tendência de alta no médio prazo e no longo prazo mantêm a tendência de baixa. É muita coisa não é? E só de pensar que tudo isso pode ser revertido a coisa piora ainda mais, confusão generalizada, você não sabe o que fazer. Ou sabe? Se sabe, meus parabéns! Você tem uma estratégia (sistema) definida (o). Se não sabe, não há problema, estamos aqui pra isso, construir uma estratégia que nos permita rentabilizar o capital, independente se o Ibovespa for nos 30k ou 100k ano que vem.

Peço desculpas a todos que esperavam encontrar neste post uma pontuação para o Ibovespa ou como será o mercado em 2012. Infelizmente não tenho bola de cristal e não é assim que enxergo e opero no mercado. O máximo que posso dizer é a estratégia que irei seguir em 2012. Inicialmente é praticamente a mesma adotada em 2011 e 2010, ainda mantendo forte exposição em renda fixa, pouca exposição em renda variável (posições de positions e holds) e girando o resto em trades curtos. A exposição em renda fixa tende a diminuir, alocando capital para renda variável (mais precisamente girando em trades se as promoções não aparecerem). Mas tudo logicamente vai depender do mercado e não da minha vontade. Quem manda é ele, eu só obedeço.

Um feliz 2012 repleto de muitas conquistas, realizações e principalmente, saúde e paz! Sucesso a todos e até o ano que vem!

20 comentários:

  1. FI ,

    queria agradecer seus comentários , muito bem escrito é esclarecedor , sobre o mercado de 2010 .Como você falou prever o futuro é muito difícil , opassado é muito fácil , agora trazer o passado pro futuro e usar inúmeras fórmulas e conceitos mas difícil ainda .Eu acredito nas suas palavras sábias e esclarecedoras .Obrigado por escrever essas posts todos os dias . Feliz natal atrasado , feliz ano novo e principamente saudade que o resto a gente corre atrás até a bolsa .

    ASS:. ARRISCATUDO ,Já considero vc como um grande amigo virtual

    ResponderExcluir
  2. FI,
    Parabéns mais uma vez pelo blog e por seus comentários realistas do mercado.

    Muita saúde, paz e sucesso pra todos nós em 2012!

    ResponderExcluir
  3. OLá, também estou fora do mercado variável desde agosto, quando voltarei, na fase 3 da tendência de baixa, no pânico, e tomara em um bom suporte, apesar de ter mid-cap na lama minhas análise se concentram nas 10 mais do Ibov em volume, nas Blue-chips classe A. Uma observação, note o triangulo simétrico, geralmente dá continuação no movimento que o precedeu, bom, o objetivo teórico é os 30K, antes dá uma parada na Lta, ao meu ver está não é a principal, a mais abaixo sim...isso fica mais pra frente...
    Um feliz ano novo, que venha 2012!!!
    Ivan Gomes

    ResponderExcluir
  4. Olá Arriscatudo,

    Obrigado! Aqui é um grande espaço de aprendizado, inclusive para mim. A amizade construída a partir do blog é uma coisa que não se joga fora, também o considero como amigo e assim como todos que participam.

    Sucesso a todos,

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelos execelentes posts do site FI!!!
    Que 2012 seja um ano melhor do que este que passou e sucesso nos investimentos!

    Seguirei firme por aqui acompanhando os posts e comentários sempre de alto nivel!

    Abços!

    ITM

    ResponderExcluir
  6. Eduardoh,

    É isso aí, um brinde a todos nós!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Ivan,

    E se o mercado não corresponder com as suas expectativas você já tem um plano B? Sim, normalmente os simétricos rompem na direção da tendência, mas ultimamente o mercado está violinando muito as figuras e rompimentos. Sua estratégia parece boa. Vamo que vamo!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. ITM,

    Obrigado! O algo nível são vocês!

    Que venha 2012 com mercado bufando até as tampas ou mansinho como um pônei (lembrei daquela propaganda dos pôneis malditos kkkkk. Melhor propaganda do ano na minha opinião)

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. FI,

    Parabéns pelo artigo.

    Feliz 2012,
    Marcos

    ResponderExcluir
  10. FI, boa pergunta, no caso o plano "B" é continuar de fora, observando as 10 mais do índice temos figuras de continuação do movimento, e outro detalhe muito importante, temos de acompanhar bem de perto as comodityes, a expectativa é um 2012 de ajustes, se vier mesmo a correção as queridinhas vão sofrer!!!
    Atualmente vç sabe quanto esta o Dividend-year do Ibov?? Geralmente os ajustes derrubam os preços até que fique em torno de 6%, é quando os players iniciam a acumulação, aliás eles é quem mandam girando ordens, más é isso, tudo expectativas, lidamos com o imponderável, pelo menos para nós!!

    Ivan

    ResponderExcluir
  11. Ivan,

    Segundo a Barclays os fundos hedge já diminuíram exposição em commodities em quase 50% de maio a dezembro de 2011. Provavelmente estão receosos quanto a desaceleração na Ásia (inclusive no cambaleado mercado imobiliário chinês, atingindo construção civil) e menor demanda por produtos na Europa devido a crise da dívida soberana. Tudo isso gera impacto no preço das commodities devido a menor demanda. 2012 será um teste de fogo para as commodities, deve chamar compra dos fundos somente quando aparecer sinais de reaquecimento na economia mundial. Mas tem que ficar de olho pra não perder o bonde porque os gringos adoram especular nas commodities.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  12. Algo que acho interessante pra o ano que inicia é que aparentemente teremos momentos de boas quedas e pânico. Bom pra especulações na venda. Mas aí é pra quem tem disciplina e sangue frio pra brincadeira... Creio que também teremos momentos de congestão e muita chatice. Hora de ficar de fora. O certo é que teremos que ter muuuita paciência. Vou desejar "paciência" hoje à meia-noite. hehe...
    Carla

    ResponderExcluir
  13. Com ou sem bola de cristal, estamos na luta!

    Abs! Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  14. Meu amigo FI,
    Obrigado por em 2011 tanto ter meu ajudado através de suas ricas análises. Aprendi muito contigo e sou extremamente grato.

    Grande abraço e feliz 2012.

    ResponderExcluir
  15. Carla,

    Sim e se aparecer novamente um pânico de baixa iremos saber o que fazer, temos que estar preparados para quando o dia chegar saber agir de forma fria e racional. Essas congestões acho que irão incomodar por muito tempo ainda e o investidor não está preparado para esta situação, vide últimos acontecimentos 2002-2008, 2008, 2009... todos apontando uma tendência forte. Congestões são muito mais chatas de operar, tem que encurtar o spread e entrar somente quando o risco x retorno estiver muito bom.

    Vamo que vamo, 2012 fortes emoções na bolsa

    Abcs,

    ResponderExcluir
  16. ID,

    A batalha apenas começou rsrs.

    Abcs, bom 2012

    ResponderExcluir
  17. Jônatas,

    Obrigado! Também aprendo muito com vocês e é por isso que valorizo este espaço. Todos nós temos o mesmo objetivo e juntos saímos ganhando.

    Abcs, sucesso em 2012

    ResponderExcluir
  18. FI, muito obrigado pelo auxílio e pelas análises.

    2012 chegou e a nossa hora é sempre agora.

    Will

    ResponderExcluir
  19. Will,

    Obrigado! Eu é que agradeço pelos comentários produtivos. Que 2012 seja um ótimo ano para todos nós.

    Abcs,

    ResponderExcluir