terça-feira, 13 de dezembro de 2011

FED, “o garçom” do chopp aguado de hoje

Os mercados estavam operando em um bom ritmo alta nesta terça-feira repercutindo a boa queda nos custos de financiamento de curto prazo da Espanha durante um leilão de títulos públicos realizado nesta manhã. Mas a reunião do FED (Federal Reserve – banco central dos Estados Unidos) desanimou o mercado que esperava por uma queda na taxa de redesconto e novas medidas de incentivo à economia americana.

O FED destacou as taxas de desemprego, mantendo um nível muito elevado, além de confirmar que a atividade no setor imobiliário americano segue em depressão. A chanceler alemã Angela Merkel também participou do movimento água no chopp ao rejeitar as sugestões de elevar o limite do fundo de resgate da Europa (atualmente em 500 bilhões de euros).

Com isso o índice Dow Jones reverteu a sua trajetória inicial e fechou o dia em baixa de 0,55%. A média móvel simples de 200 períodos conseguiu segurar novamente a intensidade da queda, mas o peso das vendas continua forte, mantendo a análise de ontem.

No Brasil tivemos a notícia de que a Câmara de Comércio Exterior reduziu hoje o imposto de importação para 298 bens de capital, telecomunicações e informática. Os itens, fabricados no exterior, terão a alíquota reduzida para 2% até 31 de dezembro de 2012 (antigamente era cobrado um imposto de 14% para bens de capital e informática e 16% para telecomunicação). A pergunta que fica é porque? Para reduzir o custo dos investimentos? Porque não incentivar a industria nacional, deixarmos de ser uma colônia dependente de produtos manufatureiros, para reduzir os custos dos investimentos gerando mais emprego, renda e desenvolvimento para o país?


O índice Bovespa fechou o pregão desta terça-feira em leve alta de 0,26% ainda acima da linha central de bollinger. O candle de fechamento sugere continuação das operações vendedoras para amanhã (iniciadas na parte da tarde do pregão de hoje) mas não deve ser confundido com a mesma relevância/força de uma estrela cadente pois não está no topo de uma tendência.

15 comentários:

  1. Olá, o comércio está estagnado, primeiro a redução no Ipi na linha branca e agora mais um incentivo para a ind. eletronica, a coisa tá feia, alimentação, vestuário, moradia principalmente está tirando o sono de muita gente, e quando o aumento do mínimo vier ai pronto podemos nos preparar para a pancadaria geral nos preços, como vç disse e porque o governo não incentiva a industria, tradicionalmente somos produtores de comodities com tecnologia praticamente importada, ai é que mora o problema, um país que exporta minerio e importa aço e o governo nada faz!! É uma vergonha!!!
    Ivan

    ResponderExcluir
  2. Fico imaginando a inflação de serviços depois deste aumento do salário mínimo. Se os alimentos não derem uma trégua, a inflação será um problema.

    ResponderExcluir
  3. Fi,

    Que análise vc faz sobre Banco do Brasil (BBAS3), estou armando stop nos 22,90 o que acha ?

    A danadinha iniciou tendência de queda desde dezembro do ano passado, fez fundo em agosto, mas depois do último topo de setembro continua nesta tendencia.

    Rogerio.

    ResponderExcluir
  4. Ivan,

    É uma vergonha mesmo e temos que colocar o dedo nessa ferida sempre. O Brasil tem todos os ingresdientes pra se desenvolver, só depende do governo.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Anônimo,

    Parece que a inflação ficou para o segundo plano. A meta é desenvolvimento da economia "supermercadista" brasileira, manter a máquina pública girando... A classe média paga a conta.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  6. Rogério,

    Na verdade se fosse eu, pra abrir compra iria querer entrar bem perto da região de suporte nos 22,90 que você muito bem identificou. Comprando peto desta região você tem gordura pra deixar o stop um pouco mais abaixo onde as corretoras gostam de "raspar", e se for acionado ficará mais barato.

    O problema é que se perder 23,01 aciona pivot de baixa, aumentando um pouco o risco da operação comprada.

    Se for pra trade rápido, abre o gráfico de 60 minutos que você vai ver que o suporte dela está nos 23,10. Deu até uma repicada básica alí

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Pra médio e longo prazo a tendência de baixa ainda está inalterada

    ResponderExcluir
  8. Oferta pública do Facebook pode criar milhares de milionários

    http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/oferta-publica-do-facebook-pode-criar-milhares-de-milionarios

    Essa manchete da Época é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  9. Essa Exame é uma tristeza!!

    Ela presta um deserviço ao investidor. Quem é facebook pra valer 100 bilhões de dólares kkkkk.

    Não vale nem 1 bilhão. Daqui há dois anos não tem ninguém mais falando nessa mídia social.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  10. Fi,

    É que no meu caso estou comprado a 23,45. Fico na dúvida se vale a pena colocar STOP em 22,90, não para hoje, porque creio que fez fundo em 23,13, mas para os dias seguintes...

    Abs.

    ResponderExcluir
  11. FI,

    Até poderia valer 100 bilhões, mas falar que fará milionários só por causa do IPO que é fogo. Talvez essa seja a bolha de 2012.

    Vamos acompanhando!

    ResponderExcluir
  12. Rogerio,

    Como é swing, eu tentaria sair dessa operação nessa subidinha do intraday, por causa do ponto de entrada que ficou alto pra curto prazo (sob o meu ponto de vista). Eu gosto de entrar nos suportes fortes e de preferência quando o papel está gritando na sobrevenda.

    Abcs, bons trades

    PS: na dúvida liquida 50% e deixa os outros 50% no rock.

    ResponderExcluir
  13. PS2: fundo em 23,13 realmente foi. Mas inicialmente é uma pernada de repique contra tendência.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo,

    Sim. Nem queria comentar isso mas a matéria deu a entender que as pessoas poderiam ficar milionárias com a IPO do facebook. Na verdade os únicos que ficarão milionários são os sócios da empresa. O resto paga a conta. É só lembrar como o Eike ficou rico na bolsa..

    Abcs,

    ResponderExcluir