terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Interbancário europeu continua travado

O BCE (Banco Central Europeu) divulgou um dado preocupante que passou desapercebido pelo mercado. Os depósitos overnight (aplicações de um dia) do BCE atingiram um novo recorde na segunda-feira desta semana. Os bancos europeus depositaram 411,81 bilhões de euros nesta linha de depósito overnight.

Este dado preocupa pois reflete o alto nível de procura dos bancos para depositar o capital excedente no BCE, onde as taxas overnight não rendem praticamente nada, justamente por serem de baixo risco. Diante desde dado podemos tirar duas conclusões:

A primeira é que o mercado interbancário europeu continua travado mesmo após a enxurrada de liquidez ocorrida no dia 21 de dezembro de 2011, no qual destacamos no artigo: BCE fabrica seu primeiro “meio trilhão”. Ou seja, até o momento esta injeção de capital não surtiu efeito no mercado interbancário, o que é preocupante pois os bancos já deveriam estar operando entre sí.

A segunda conclusão é que os bancos com capital excedente estão sentando em cima do dinheiro, gerando excesso de liquidez. Somente na segunda-feira, 411 bilhões de euros deixaram de circular no sistema financeiro porque a liquidez está abundante para uns e travada para outros. Os bancos com liquidez travada tomaram 6,13 bilhões de euros emprestados do BCE na segunda-feira, em dias de mercado interbancário normal esta captação no overnight não chega a 1 bilhão.

Um problema que na teoria estava aparentemente resolvido, após a ação do BCE no dia 21 de dezembro, deverá ser monitorado novamente aguardando uma reação do mercado interbancário europeu que até o presente momento continua funcionando como antes: travado.

Os principais mercados mundiais voltaram a funcionar hoje, porém com um volume de negócios bem menor do que o normal. O índice Dow Jones praticamente não saiu do lugar, oscilou pouco e deixou um doji abaixo da resistência em 12.2k. Está na tampa para acionar pivot de alta ou realizar lucros, amanhã decide.


No Brasill o índice Bovespa fechou em leve alta se distanciando um pouco da linha central de bollinger e mantendo a pernada de alta iniciada nos 55.3k. Não há sinal de topo para curtíssimo prazo. Tendência segue firme, apesar do baixo volume, rumo ao teste na zona resistência dos 59.6k e 60k em algumas semanas. Comprados na tendência subindo stop (curto) para abaixo dos 57.3k ou linha central de bollinger.

11 comentários:

  1. Boa noite Keep
    Especulação minha, a questão de não avançarem os empréstimos interbancários, ainda, me parece estar ligada a desconfiança do setor, com o próprio setor do sul da Europa e como já era de se esperar, a maior redução dos empréstimos partem exatamente dos bancos britânicos!
    Grande abraço e bons trades!
    PF

    ResponderExcluir
  2. FI,

    Quais as chances desse interbancário afetar os empréstimos aqui? Pode faltar dinheiro para as empresas financiar seus investimentos?

    ResponderExcluir
  3. PF,

    Sim, também acho que falta confiança dentro do próprio sistema (pra enfiar 411 bilhões no overnight..) o que não é bom. Ainda mais depois de uma injeção de meio trilhão do BCE. Tem "patinho feio" enfiado no meio do sistema financeiro europeu (não sabemos quem), isso está travando o interbancário, não pode. Mas e agora, como resolver esse problema de confiança, se a injeção de liquidez não está se mostrando um remédio para os bancos, e sim apenas uma anestesia?

    Abcs, bons trades sempre !

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,

    Acho que o impacto será pequeno se não nulo. Não há motivos para travarem o crédito para nós, nosso sistema está limpo e sem suspeitas de insolvência. O podre está na Europa, emprestar pra lá é que está complicado. Mas vamos ficar de olho.

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  5. Saudações FI,

    Saiu também a notícia que sexta-feira a dívida do EUA vai se aproximar do teto, e que terão que aumentar novamente o teto...vai agitar fim de ano http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+internacional,divida-dos-eua-voltara-a-se-aproximar-do-teto-na-sexta-feira,97445,0.htm

    Abraço

    Ricardo

    ResponderExcluir
  6. O que fez os ursos saírem da toca?

    ResponderExcluir
  7. Boas Ricardo,

    Exatamente, é mais uma agulha pra cutucar o mercado. Essa novela ainda vai incomodar muito em 2012 juntamente com as eleições americanas.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,

    Motivos técnicos (virada de mão), veja que perdeu as linhas de suporte no qual destaquei ontem na análise. Era linha de stop dos comprados, perdeu 57.3k levou a linha central de bollinger e levou o stop de muita gente que abriu compra nesse fundo em 55.3k

    O mercado é tão fascinante que fizeram isso num dia de notícias extremamente positivas na Itália.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ver a fala de um analista tentando explicar a queda do mercado:

    "pois é, o otimismo com o leilão na Itália durou muito pouco..." kkkkkk, durou um milésimo de segundo?

    Esse aí tem que estudar mais os padrões técnicos e aceitar a soberania do mercado.

    ResponderExcluir
  10. Olá, FI os analistas sabem muito bem do mercado, más são obrigados pelas corretoras à sempre arrumar sardinhas que dão lucro nas corretagens;
    O Ibov ficou exatamente patinando abaixo da Lta perdida, bom, imagino um teste na Lta do canal e posterior perda, é tudo questão de tempo.
    Para a Usim5 tenho alvo teórico em R$ 6,00, pra vç tbm?? Creio que por ai já se pode começar encarteirar;
    Ivan

    ResponderExcluir
  11. Ivan,

    Sim, ficou fazendo pullback sobre esta LTA curta.

    Usiminas se for nos 6,oo provavalmente irei fazer uma fezinha e dependendo como estiver a situação da empresa vai ser uma bela de uma fé rsrs... Eu gosto de brincar nela pra trades também, ainda tenho um resto dela nos 10,oo pra soltar onde for.

    Abcs,

    ResponderExcluir