segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O mercado manda o seu recado

As bolsas no mundo inteiro fecharam a segunda-feira em baixa após o mercado digerir o conteúdo do acordo fechado na sexta-feira entre os líderes da União Europeia, conforme divulgamos no artigo: “Como a Alemanha queria”. O movimento de queda não surpreende, os investidores estão percebendo que foi apenas mais uma, das milhares de reuniões entre as lideranças europeias, sem apresentar um resultado e/ou uma solução definitiva.

As medidas adotas revelam a presença do unilateralismo alemão. Não há qualquer perspectiva de alívio para os integrantes mais debilitados da zona do euro, nem muito menos estímulo econômico no curto/médio prazo.

Analistas do Royal Bank of Scotland divulgaram uma nota aos clientes nesta segunda-feira afirmando que a mesma quantia em euros gasta ano passado para a Europa sair da crise (700 bilhões de euros) só seria suficiente para financiar as exigências de empréstimo do governo da Itália durante dois anos, caso a Itália perca acesso aos mercados de títulos de dívida como ocorreu com a Grécia, Irlanda e Portugal. Para se ter uma idéia, este cenário está entre os “mais positivos” nas perspectivas do banco.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em baixa mas conseguiu se manter acima da média móvel simples de 200 períodos do gráfico diário, que deverá ser testada amanhã novamente. Está literalmente espremido entre esta média e linha de resistência (acabou se tornando uma linha forte devido as refugadas) dos 12.2k. Pro lado que romper poderá dar uma estilingada e indicação da tendência de curto prazo. Está pesando para baixo.


O Ibovespa também fechou em baixa invalidando o candle de sexta-feira, mas respeitando a linha central de bollinger. Situação também delicada do Ibovespa onde poderá fazer um novo teste sobre a LTA mais rápida iniciada em 49.4k. Se esta linha for perdida podermos testar novamente a região dos 55k.

7 comentários:

  1. Olá, pra mim é tudo questão de tempo, pode ter certeza que a Lta lenta será perdida, ficará o ibov cambaleando dizimando muito dinheiro dos mais afoitos que vão na onda das corretoras!!!
    É incrível como o mercado repete as ondas passadas, sinal de que o mercado é que move as notícias!!
    Ivan
    Ivan;

    ResponderExcluir
  2. Ivan,

    Acredito que o efeito da notícia sobre o mercado é bem limitado. Basta observar o que a mídia anda escrevendo nesses últimos meses:

    Quando o mercado sobe: "esperanças quanto à Europa..."

    Quando o mercado cai: "pessimismo quanto à Europa..."

    Se esquecermos todas as outras variáveis e focarmos apenas na macroeconomia era para o mercado estar bem abaixo dessa atual pontuação do Ibov, Dow Jones, DAX, FTSE, CAC, etc...

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. FI...

    Semana passada vc postou:
    ..."Problema é que hoje o pregão está com cheiro de pata de urso, e dos capa-preta. Deixaram dar uma subida pra descer o bambú. Volume alto na queda."...
    Hoje parece que esta se repetindo a história... estou certo?

    Carlos

    ResponderExcluir
  4. Carlos,

    Já viu gato brincando com uma bola de lã? Fica jogando a bola de um lado para o outro com as patas. É assim que está a bolsa ultimamente. O mesmo player que entra socando, entra comprando também, operam duas pontas. Estão brincando de vai e vem, tiram um spread básico e botam no bolso.

    No momento, pessoa física que está se aventurando no mercado nas últimas semanas está fazendo o papel desta bola de lã.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Que leilão doido na ITUB4! Terrorismo de fechamento para usar a palavra da moda...rs

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    É, pode ser um dica do que irá acontecer amanhã.

    Abcs,

    ResponderExcluir