quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O pacotão verde amarelo

O ministério da Fazenda anunciou nesta quinta-feira algumas medidas importantes de estímulo ao consumo interno. A alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre produtos de linha branca foi reduzida, o valor do imóvel popular para ingresso no Programa Minha Casa Minha Vida foi elevado (abrangendo mais famílias) e a alíquota anual do IOF sobre operações de crédito para pessoa física foi reduzida de 3% para 2,5%.

Vale lembrar que no mês 04/2011 o ministro da Fazenda dobrou a alíquota do IOF sobre operações de crédito para pessoa física de 1,5% para 3%, como medida de para reduzir o consumo das famílias que estava elevado demais, pressionando a inflação. Portanto o saldo final de toda essa operação em torno do IOF ainda é superavitário ao governo, mantendo um aumento de 1% na alíquota.

O efeito desta medida no IOF é mais psicológico, basta a informação chegar aos ouvidos da população (“o governo está cortando a taxa para pegar dinheiro!”) que a massa corre para os bancos fazer empréstimos. Por este motivo as ações de bancos varejistas subiram tanto na Bovespa.

O governo brasileiro começou a mostrar que tem cartas na manga para se proteger da crise no cenário externo. A medida de redução na alíquota do IPI é um incentivo à indústria, que poderá gerar um efeito em cadeia aumentando investimentos, gerando mais empregos, renda e ainda barateando produtos na prateleira incentivando o consumo. A inflação seria combatida com o aumento da produção nas indústrias (lei da oferta e demanda). É isso que nós queremos ver do governo, incentivo ao processo produtivo, base do desenvolvimento econômico sustentável.

Outra medida importante, mas que não tem nada a ver com a nossa economia (diferente do que está escrito por aí) é a isenção do IOF para investimentos estrangeiros na bolsa de valores. A partir de hoje a especulação dos players estrangeiros será muito bem vinda à Bovespa, o pedágio (alíquota de 2%) foi extinto e não será mais necessário ter aquele trabalho todo de entrar com dinheiro no Brasil via IED (investimento estrangeiro direto).

A Bovespa fechou o pregão em forte alta puxada por ações que serão beneficiadas com o pacotão verde amarelo. O Ibovespa se manteve dentro do espaço no qual destacamos ontem (LTB que vem do topo em 60k e LTA que vem do fundo em 49.4k) mas já está fazendo teste sobre esta LTB de curto prazo. Estes dois candles de alta seguidos acabaram limpando as operações vendedoras do mercado. Força compradora se mantêm dominante, porém os alívios no intraday poderão ocorrer com a proximidade da resistência nos 58.6k.


Nos Estados Unidos o dia foi de pregão morno, praticamente estagnado. Dow Jones fechou em leve baixa sentindo a resistência da LTB que vem do topo em 12.2k, movimento normal. Tem espaço para trabalhar um fundo ascendente de curtíssimo prazo antes de romper esta LTB.

17 comentários:

  1. Boa noite
    O que esperar da vale no CP?

    Abs

    Guardhion

    ResponderExcluir
  2. Guardhion,

    Um pouco complicado, não ficaria com muitas esperanças. De um lado o governo está cobrando 2,5 bilhões da Vale, do outro a demanda por minério de ferro está reduzindo e consequentemente o preço também. E por fim, a gestão Agnelli realmente está deixando saudades...

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. Olá, este pacote me parece mais marketing político, em 2009 quando houve a mesmo pacote ai sim surtiu efeito, quem tinha as sucatas em casa aproveitou para renovar, não se troca geladeira, fogão e carro todo ano não é??
    Hoje conversando com um amigo investidor falei minhas expectativas, noto ele bem altita com a Csn, fui muito categórico; Minha expectativa é ver o ibov até o ano que vem por volta dos 38~40K, motivos não faltam em minha visão, o Brasil nestá freando...
    Iva

    ResponderExcluir
  4. Programa Minha Casa Minha Vida foi elevado (abrangendo mais famílias)???

    Infelizmente estão inflando mais os preços, o que valia 75k passa a valer 85K, nada muda, só o preço!

    ResponderExcluir
  5. Ivan,

    A questão do IOF sobre operações de crédito sim, foi puro marketing, tanto é que o governo ainda mantêm uma margem de aumento de 1% (no final das contas não está cortando nada). Mas a questão do IPI foi uma medida importante, o Brasil precisa dar incentivo ao processo produtivo (até mesmo pra combater a inflação), economia tem muita capacidade de crescer e o governo tem de fazer sua parte. Deveriam cortar para outros setores também. Já que não sai a reforma tributária, vai aos trancos e barrancos mesmo (infelizmente).

    Pra mim, ibov ano que vem deve continuar na mesma balada deste ano, congestões, muita volatilidade, além de alguns "crashs básicos" podendo gerar boas oportunidades de compra. A tendência de baixa no longo prazo deverá ser testada também. Não me arrisco a dizer pontuação, vamos seguindo o que manda o Sr. Mercado.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    Sim, com a elevação do programa mais famílias poderão se enquadrar no Minha Casa Minha Vida e ter direito a comprar um imóvel "praticamente de graça". O que é ótimo, vide o déficit habitacional brasileiro que ainda é muito alto.

    Os preços com certeza estão inflados, resultado de muita demanda (e crédito) para pouca oferta. Imóvel é questão de procurar bem, porque cada caso é um caso. Existem imóveis que não valem nem metade do preço que estão vendendo por aí...

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. A tourada reunida, pulando, brincando, comprando...rs

    Será que os ursos aparecem perto dos 60k para acabar com a festa?

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  8. Marcos,

    60k é linha bear, certamente deverão aparecer por lá novamente se for testada. Acontece que desta vez a força compradora deverá chegar lá com mais força, pelo impulso que foi dado a partir dos 55k, rompendo LTB e médias móveis. Além de estar amparado por 2 LTAs, uma que vem do fundo em 48k e outra nos 49.4k.

    Vamos monitorando, ibovespa deve fechar a semana marcando fundo ascendente no semanal.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. FI,

    Com esse rodízio rolando solto, em caso de alta, quais ativos puxariam o IBOV?

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  10. Marcos,

    Pra especular junto com as oscilações do índice eu gosto de pular nas siderúrgicas. Quando Ibov cai, elas caem mais forte ainda, e quando ibov sobe, elas sobem mais forte ainda. Apesar de que recentemente (nas duas semanas anteriores a esta) elas fora "sorteadas" para entrar no rodízio e apanharam bastante. Grandes bancos também tendem a seguir o índice, mas não com força dobrada como nas siderúrgicas. Fora isso, Vale, Petro e OGX estão com um risco um pouco mais elevado para especular seguindo o índice, na minha opinião.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  11. FI,

    Obrigado pela resposta.

    Abusando mais um pouco. rs

    Tava dando uma olhada na AMBV3 e AMBV4. As bichinhas nem sentiram essa paulada do IBOV. Enquanto o IBOV tenta recuperar, elas fazem novo topo! Na alegria ou na tristeza da-lhe cerveja? rs

    Você conhece algum analista técnico que teve tanto sucesso como o Warren Buffett? Indicaria algum livro?

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  12. É sempre assim o mercado faz um marketing das poucas ações que se destoaram do resto do universo. Engraçado é que só fazem isso depois que já subiu muito, ninguém avisa antes, porque será? rsrs.. daí a manada vai lá comprar pagando um preço bem mais caro achando que o movimento irá se repetir. Pode até acontecer (muito difícil, mas na bolsa tudo pode acontecer..), mas eu não pago esse preço. Ficou caro demais. Prefiro especular na Ambev consumindo os seus produtos mesmo kkkk

    Sobre Buffet eu não conheço nem um analista fundamentalista e nem um analista técnico que conseguiu fazer tanto sucesso quanto ele. Mas, vamos cair na realidade, não precisamos ser "Buffets" para ter sucesso nos investimentos.

    O que posso dizer é que existem pessoas que entendem de especulação e conseguem fazer disso uma profissão. E pra isso tem que entender bem a dinâmica do mercado, dominar análise técnica, saber operar alavancado e saber analisar os dados maroeconômicos.

    A verdadeira análise técnica não é o que ensinam nos cursos por aí. Mas se tem interesse em dar o primeiro passo, leia o livro do Elder: Como se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso. Ele está relacionado no link acima do blog "Leitura Recomendada".

    Abcs,

    ResponderExcluir
  13. FI,

    Precisamos de uma reforma tributária completa. O governo lança medidas que sempre favorecem os grandes. A data também foi bem favorável.

    Algumas medidas farão inflar ainda mais o preço dos imóveis.

    Mas em geral as medidas foram boas, paliativas, mas boas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Como diz o Bo Williams: "Operar é simples, as pessoas é que complicam demais". Basta identificarmos essas regras simples, e dominarmos o psicológico, que é "o" difícil. Bem, identificar as "regras simples" pode levar um bom tempo e muitos machucados...
    Carla

    ResponderExcluir
  15. Jônatas,

    Sim, a reforma tributária é fundamental. Problema é entra ano e sai ano ela vai sendo deixada de lado. É muito descaso político, precisamos das reformas (na saúde, no trabalho e na educação também). Então quando sai alguma coisa aos trancos e barrancos é motivo pra comemorar rs.

    Mas temos que continuar cobrando do governo estas reformas, vamos fazer a nossa parte, não vamos desistir. É isso aí.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  16. Carla,

    É porque isso demanda tempo, estudo e muita experiência. Essas "regras" funcionam porque elas se encaixam na forma particular que cada um tem ao operar. O importante é persistir e principalmente acumular experiência para a construção deste sistema (psicológico).

    Abcs,

    ResponderExcluir