terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Preparar para o desembarque

O mercado está chegando perto do seu objetivo principal desde o fundo deixado na região dos 55k na semana passada. A região dos 60k se aproxima e junto com ela deveremos observar uma concentração da força vendedora. Esta pernada de alta (forte e rápida) sinalizou campo livre para a força compradora levantar o índice, pois apareceram poucas resistências durante o trajeto até agora.

Além do mais, esta região conseguiu coincidir com o timming da média móvel simples de 200 períodos diária e semanal. As duas médias são importantes e irão fazer um papel de resistência dupla, além de estarem posicionadas aproximadamente no patamar psicológico de 60k. Vai ser uma briga boa de se ver, obviamente de camarote e não pagando para estar no meio da pancadaria.


Uma notícia divulgada pelo Financial Times ajudou a puxar os mercados na parte da tarde. Segundo o jornal, as autoridades da União Europeia estão discutindo a possibilidade de a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF) não ser extinta depois de o Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM) ser introduzido em 2012. A capacidade de empréstimos de ambos os fundos somada totalizaria mais de 900 bilhões de euros. A relevância desta notícia é praticamente nula, foi apenas um combustível para alimentar a alta nos pregões.

O índice Dow Jones fechou mais um dia em alta sem apresentar novidades, mantendo a análise de ontem. Está muito próximo de sua principal resistência de curto prazo nos 12.2k onde deverá ser testada juntamente com os 60k do Ibovespa. Nos últimos dias as bolsas mundiais estão se movimentando em bloco, sem distorções.


Finalizando com o destaque negativo, porém já esperado, do dia. O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil ficou estagnado em comparação com o 2º trimestre deste ano, ou seja, a economia brasileira não cresceu neste terceiro trimestre. O grande peso deste resultado está no pífio desempenho da indústria.

21 comentários:

  1. Eduardo,

    Infelizmente não conseguí achar nada demais na MAGG3, mas confesso que tenho capacidade limitada em obervar algo a mais devido ao meu baixo conhecimento da empresa e de sua posição no mercado. Continuo não gostando dos números dela, apesar de ter aparentado melhoras nos últimos meses. Não é o tipo de papel que gosto de compar para hold.

    O lado positivo é que pelo menos a pancadaria que ela estava sofrendo acabou. Papel em congestão no curto prazo, formando um triângulo simétrico que pode estourar para cima ou para baixo, porém os fundos ascendentes (tímidos, mas são) podem dar a dica. Pode estar "ciscando" pra estourar pra cima. É risco... mas se você acredita na empresa e na sua retomada compensa arriscar um "troco de pão" nela...

    Abcs,

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Keep
    Infelizmente a correria do dia e noite(rs) não tem me permitido vir aqui com a constancia que gostaria, seus textos estão muito bons e seus traços, também!
    Nada atrapalhando acredito que lá 12,5 e cá 62, vamos ver como caminham as notícias.
    Abração e bons trades, sempre!
    PF

    ResponderExcluir
  3. Lamentável a falta de iniciativas de apoio à indústria.

    Essas ações esporádicas com foco na 'linha branca' e em outros setores limitados causam uma acomodação do consumo e uma falta sensação de crescimento apenas durante os flashes de benefícios.

    A indústria em que trabalho poderia ter o triplo do tamanho de não tivéssemos como concorrentes chineses e japoneses, que contam com um apoio governamental forte (políticas de benefício geral à exportação).

    Will

    ResponderExcluir
  4. Olá, 0 Ibov ainda tem espaço até os 61K, fundo de junho deste ano e teste na banda superior deste canal terciário de alta, bom, posso estar enganado más está montando uma baita figura de continuação, os preços derivando dentro deste canal.
    Me arrisco no palpite, está marcado em minha análise os 40K como alvo à principio, pra ser cincero não duvido em nada novo teste nos 30K em algum momento, ano que vem...2013.
    Creio que a economia daqui vai dar uma freada por um bom tempo, afinal de contas não se compra carro, Tv, geladeira... todo ano e outro fator é a alimentação subindo de elevador;
    Me desculpem todos se sou tão pessimista, más é isso que espero daqui pra frente, uns 2 anos..sempre é bom se dar um zoom- no gráfico e ver se nos transmite algum recado!!
    Ivan

    ResponderExcluir
  5. PF,

    Obrigado mestre! Pela puxada que foi a partir dos 55k parece que pode furar os 60k mesmo, mas antes acho que irão tentar fazer uma pressão pra formar um fundo ascendente mais consistente.

    Correria faz parte, vamo que vamo!

    Abcs, bons trades pra você também!

    ResponderExcluir
  6. Will,

    Por isso o nosso crescimento é perneta, instável. Difícil manter um crescimento sustentável se o governo só age quando o furacão se aproxima. Falta planejamento e visão de longo prazo, coisa que os asiáticos tem de sobra.

    Indústria sofre no Brasil, por isso temos que insistir e continuar cobrando para que o governo faça as reformas. É o mínimo que deveriam fazer. Problema também é que a população só se preocupa com futebol e carnaval, aí fica difícil até de cobrar do governo...

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Ivan,

    Tudo bom? Não se desculpe pelo seu ponto de vista, pelo contrário, tem que expor a sua opinião porque ela tem de ser levada em conta sim. Quem está na chuva é pra se molhar e o mercado pode tomar um crash bem pior do que o de 2008 (motivos não faltam), ou manter a alta (se não tiver motivos o mercado "inventa"), nunca se sabe.

    Pelo lado macroeconômico ainda vamos ter muita dor de cabeça para 2012. Desaceleração na Ásia, recessão em alguns países na Europa, EUA no limite de endividamento sendo obrigado a cortar gastos, protecionismo cambial/comercial, etc. O Brasil tem as suas defesas (forte mercado interno, "superávit primário" e reservas do BC) e está bem posicionado nesta crise mundial, mas não está ileso, os reflexos irão atingir aqui também principalmente na indústria.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. PS: mantenho minha tese de que a nossa economia se tornou "supermercadista".

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por disponibilizar seu tempo para o meu pedido da MAGG3. Como sou novo nas análises que faço, as mesmas ainda carecem de conhecimento tecnico e experiencia.

    Se voce pudesse indicar algumas ações que você acompanha até para eu poder fazer minhas próprias analises eu agradeceria..

    Obrigado
    Eduardo..

    ResponderExcluir
  10. FI, valeu pela análise do FII. Vou ficar de olho.
    Abraços,
    TR

    ResponderExcluir
  11. Eduardo,

    Sim, lá vai:

    BBAS3, CSNA3, GRND3, JHSF3, FRAS4, CARD3, SUZB5, ELPL4, PINE4, ETER3 já é uma boa lista para começar a analisar na minha opinião. Não significa que eu tenho todas elas na carteira de hold, nem muito menos recomendação de compra nesses preços.

    Qualquer dúvida é só perguntar

    Abcs,

    ResponderExcluir
  12. TR,

    As ordens. Isso mesmo, FIIs agente tem que ir com bastante calma, é mais complexo que fazer análise fundamentalista de ações.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, compartilhando minha percepção, para ver se há algo em comum em nossas estratégias.

    Estou pensando em liquidar boa parte das minhas ações se a bolsa chegar nos 61/62 k até o final deste mês (rali de papai noel ??). Isto porque penso que virando o ano, as perspectivas não são nada boas.

    Hoje tenho 43 % alocado em ações, quero voltar pra 20 % até dia 31/12.

    A partir de meados do ano que vem, vindo essa esperada realização mais forte (deterioração que está sendo segurada com base em especulações) volto a comprar.

    ResponderExcluir
  14. Temos uma economia de consumo, além das exportações de commodities. Como sempre digo, este é o caminho mais fácil p/ o governo. É fácil dar crédito e aliviar impostos. Investir em educação, infraestrutura e indústria, é muuuuito mais difícil... Mas, se o poder de consumo já garante os votos, pra que fazer mais, né? (tô sendo irônica, please...)
    Carla

    ResponderExcluir
  15. Rogério,
    Concordo muito contigo. Só observando que o Ibov não é um reloginho suíço, então sempre pode esticar um tiquinho mais, 62, 63,66k. E também pode esticar até janeiro, aí cai, voltar testar em fevereiro, e depois cai pra valer. Aí quem sabe no segundo semestre de 2012 faz um belo de um fundo pra boas compras. Essa é minha perspectiva. (Uma sardinha amadora...)
    Carla

    ResponderExcluir
  16. Rogerio,

    Se passar pelos 60k, deixa um bucado de resistência importante pra trás e teria caminho livre (com poucas barreiras) para testar a LTB de longo prazo, hoje em torno de 65k. Mas a medida que os dias/semanas passam ela vai abaixando também.

    Sua percepção é boa, mas o mercado pode surpreender. Temos que jogar com a possibilidade de não corresponder com as nossas expectativas e ter um plano B. Eu particularmente acho 43% de exposição em RV alto no momento.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  17. Carla,

    Exatamente. É o que faz a máquina pública girar a todo vapor.. Mas não podemos desistir rsrs, vamos continuar cobrando as reformas.

    PS: monitorando o desembarque

    Abcs,

    ResponderExcluir
  18. Que meleca que não cai... é o clima natalino... Não posso nem comprar nem vender.
    Falando sério acho que não cai enquanto não acabam as tais reuniões dos europeus. Até sexta-feira pelo menos vão enrolar.
    Carla

    Ah. Sobre os próximos meses, acho fundamental olharmos o triangulo que estamos, agora aproximadamente em 65k e 49k.

    ResponderExcluir
  19. Grande FI,

    Vão passando os meses e tudo continua na mesma. Nada certo. Alguns bem pessimistas (li os comentários) e outros mais otimistas. O jeito é esperar e ver no que vai dar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Carla,

    Estão enrolando há dois anos já rsrs... É este triângulo poderá ser decisivo pra projeções de LP. Não tem outro jeito a não ser ir acompanhando e ter paciência para aguardar entrada com bom risco x retorno.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  21. Jônatas,

    É meu caro, o mercado não está sendo muito bonzinho com os holders. Pro investidor de LP está mais emocionante pescar num rio sem peixe do que aguardar uma reação do mercado rsrs. Esse dia chegará, sabe-se lá quando.

    Abcs,

    ResponderExcluir