sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Qual é a surpresa?

Estamos perto de observarmos mais uma rodada de cortes nos ratings de países europeus. A agência de classificação de risco Fitch alertou nesta sexta-feira que pode rebaixar o rating da França e de outros seis países da zona do euro, pois não acredita em uma solução abrangente para a crise da dívida na zona do euro. Em seu comunicado a Fitch afirmou que "a natureza sistêmica da crise da zona do euro está tendo um efeito profundamente adverso sobre a estabilidade financeira e econômica da região".

Conforme havíamos comentando em outras oportunidades, os atuais ratings de vários países europeus não refletem a atual situação econômica da região. Acontece que o processo de redução da nota é burocrático e demorado, em alguns casos tem que descer degrau por degrau. O rating da Grécia, por exemplo, não foi classificado como lixo de uma hora para outra, esse processo demorou mais de um ano em cortes subseqüentes.

Os cortes não são uma surpresa pra ninguém, mas o que causa espanto é que as pessoas ainda não se acostumaram com a dinâmica do mercado. A maioria dos investidores sabem que existe uma grande possibilidade dos ratings serem cortados mas mesmo assim se assustam quando saem essas notícias e acabam liquidando suas operações reduzindo exposição no mercado.

Quem está exposto em renda variável obrigatoriamente está aceitando correr esse risco. O investidor que tem posição de médio e longo prazo está aceitando passar por este período de turbulência que deverá continuar em 2012. A situação macroeconômica na Europa é delicada, é praticamente certo que haverá redução nos PIBs de países europeus (alguns casos com boas probabilidades de recessão). Nos Estados Unidos teremos eleições presidenciais com o país beirando o teto de endividamento. Na Ásia, a desaceleração do forte crescimento dos últimos anos/décadas deverá se manter ano que vem (pouso forçado da economia para evitar estouros). E no Brasil iremos continuar convivendo com uma economia supermercadista inflacionada. Os resultados das empresas dificilmente serão aquelas maravilhas de 2010.

A bolsa brasileira fechou a semana com mais um candle bear. Ao que tudo indica a linha central de bollinger será testada na semana que vem juntamente com a zona de suporte nos 55k. Não há qualquer sinal de fundo e/ou alteração de tendência desde o dia em que escrevemos este post: “Preparar para o desembarque”, alertando para a possibilidade de queda quando a bolsa estava colada nos 60k.


Na Europa, o índice DAX (Alemanha) fechou a semana em forte baixa perdendo a linha central de bollinger e caminhando para fazer o teste sobre a LTA de curto prazo que vem do fundo em 4.9k


Na China, a bolsa de Xangai fechou a semana em forte movimento de baixa. Foi a primeira bolsa a perder o fundo histórico deste ano, detonando mais um pivot de baixa no semanal. Situação muito complicada pois é uma bolsa de país emergente perdendo o fundo correspondente aos 48k do Ibovespa. São seis semanas seguidas de queda na bolsa de Xangai, está implorando por um alívio momentâneo.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou a semana em baixa perdendo a média móvel simples de 50 períodos do gráfico semanal e mirando novamente a região dos 11.6k. Topo duplo abaixo de uma LTB que nem foi testada é um péssimo sinal para a força compradora.


Pelo visto é melhor investir o dinheiro em compras de natal rsrs. Aos guerreiros (as) que irão enfrentar os shoppings este final de semana, uma boa sorte a todos! Bom final de semana!

Posts da semana:

20 comentários:

  1. Eu Acho Que Por Esta Semana Esta Bom de Noticias.
    Lembre-se,Nada Esta tão Ruim que não Possa Piorar.
    Semana que vem tem Mais. KKKKKKKKK
    Grande Abraço e Otimo Final De Semanal Amigo
    Finanças Inteligentes.

    ResponderExcluir
  2. FI,

    Boa Noite! Boas explanções... Desejo a todos um ótimo final de semana...

    Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de uma analise do ativo CIEL3 para essa segunda dia 19/12.

    Eu estava pensando em RDCD3, mas ela deu uma subida mt grande na sexta no final do pregao, to achando q a ciel3 vai acompanhar.

    Desde ja, obrigado

    fabricio

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou em dúvida, gráfico mensal ou semanal, onde passa a Lta historia do Ibov?? Parece que está perdendo a que parte desde 2002 passando no crash de 2008, e a mais longa que parte de 1998 passa hoje em torno dos 30K, dá uma olhada depois qual é mais coerente, obrigado, utilizei gráfico semi-log no Metastock.
    Ivan

    ResponderExcluir
  5. macr3,

    É meu caro, e se for olhar o que pode pipocar na Europa ainda nem chegamos perto do nível "ruim" rs...

    Grande abraço, boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Carlos,

    Obrigado! Tenha uma ótima semana,

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. fabricio,

    Pode acontecer sim. Mas já que é análise pra um dia vamos focar na técnica com gráficos intraday. Puxe os 60 minutos da cielo que você vai ver uma zona de suporte e resistência entre 46,60 e 47,10 pra meter trade até cansar o dedo. É claro que uma hora vai estourar pra algum lado, mas enquanto isso está fazendo a alegria do trade rápido.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  8. Ivan,

    Eu prefiro traçar com gráfico mensal. A de 2002 eu tracei aqui está na região dos 41k. A de 1998 está na região dos 17k.

    Pessoalmente eu não dou muita importância a LTAs e LTBs tão longas assim por causa do efeito câmbio e inflação.

    As linhas de tendências mais importantes para mim no momento são a LTB que vem do TH do Ibovespa e a LTA que vem do fundo em 48k.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  9. Certo, interessante que a projeção da bandeira de baixa que estou vendo no ibov, se não estiver vendo por demais, é justamente por ai nos 40~42K, temos tbm jogando toda a acumulação de topo pra baixo este mesmo valor, creio que está próximo, poucos meses, para o mercado entrar em novo ciclo positivo, à partir de janeiro vou me preparar, estou vendo com muita atenção 5 papéis, Vale, Petro, Usim, Csn, Ggbr4, estas ações muito provavelmente serão as vedetes, preferidas dos estrangeiros;
    Ivan

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos!!!

    O que a semana nos reserva no ibov... o que vcs acham????


    Carlos

    ResponderExcluir
  11. Senhores ,

    Dizer que a bolsa caiu hoje , por causa da morte do ditador foi o fim da picada , sinceramente o neogcio está ficando feio mesmo :

    http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201112190925_RTR_L1E7NJ1ZT

    ass: ARRISCATUDO

    ResponderExcluir
  12. Acho a morte do ditador tem o efeito psicológico que não pode ser desprezado. Isso para o curto prazo. O japão já esta em alerta de ataque nuclear.

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  13. Ivan,

    É comum antes dos ciclos fortes de alta o mercado panicar pra baixo antes. Esses papéis que você citou estão no meu radar inclusive para trades, alguns em regiões importante de suporte.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  14. Carlos,

    Pra mim é semana pra tentar arrumar um trade curto nesses suportes de alguns ativos do ibov. Stop barato, em nível de sobrevenda.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  15. Arriscatudo e Marcos,

    Qualquer notícia que sair vai ser justificativa para a mídia explicar o movimento do mercado. No curto prazo pode gerar uma tensão política sim, mas creio que tudo vai continuar como está.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  16. GFSA3 na berlinda no intraday, diário e semanal. Último suporte forte antes de uma nova pancadaria

    ResponderExcluir
  17. FI,

    Ta acompanhando o NSLU11B?

    Dia 13/12/11 foi só alegria e hoje tão descendo o porrente.

    Vamos acompanhando!

    Tem alguma informação sobre HCRI11B?

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  18. Marcos,

    Hoje não lí o que impactou o movimento da NSLU11B, na verdade não me importo muito com essas oscilações, tento só tirar proveito quando cai muito. Eu quero mesmo é que vá pra 120, 110 e 100 pra comprar mais rsrs.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  19. Lembrando que a exposição em FIIs deve ser baixa, com foco no "longo e eterno" prazo...

    ResponderExcluir
  20. Incrível como desceram o porrete na GFSA3 ! Perdeu o suporte bonito (ou melhor perdeu não, foi arrombado)... esquartejaram o papel

    ResponderExcluir