segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Sexta maior economia do mundo

Os principais jornais britânicos divulgaram nesta segunda-feira que o Reino Unido perdeu o posto de sexta maior economia do mundo para o Brasil. Segundo o jornal The Guardian, a crise de 2008 e a conseqüente recessão no Reino Unido foram os fatores determinantes para a queda no desempenho do PIB britânico. Além disso, e talvez o ponto mais importante para o Brasil subir no ranking das principais economias mundiais, está no mercado de commodities.

O Brasil é o grande fornecedor de commodities para o mercado asiático e portanto se beneficia com o crescimento vertiginoso da economia na região (principalmente China, Índia e Coréia do Sul).

Mais importante do que ser a sexta maior economia mundial é realizar as reformas estruturais cruciais para o desenvolvimento sustentado da economia brasileira. Outro ponto que incomoda é a concentração do PIB sobre o mercado de commodities. Uma parcela muito pequena da população brasileira é beneficiada pelo crescimento das exportações de commodities.

Os produtos deveriam sair do Brasil com um valor minimamente agregado, fortalecendo a indústria nacional, gerando mais emprego e renda para a população e consequentemente reduzindo a enorme desigualdade social do país. Isso não ocorre devido aos velhos problemas estruturais brasileiros: infraestrutura, educação, tributação e burocracia.

Sendo assim, antes de comemorarmos esta subida no ranking, vamos cobrar para que o governo faça o seu dever de casa. Pela rica dimensão territorial, forte mercado interno e grande potencial de crescimento, deveríamos estar disputando com os chineses este ranking mundial.

As bolsas de valores não funcionaram hoje. Wall Street fechada, Europa ídem. A Bovespa abriu porque não é feriado no Brasil, mas o pregão foi irrelevante e de pouca negociação. Destaque apenas para o fechamento de posições estrangeiras no mercado à vista. Este movimento está sendo feito de forma rápida e já dura algumas semanas. Provavelmente estão acertando (leia-se alterando) posições para 2012. Não parecem muito contentes com o mercado à vista.

15 comentários:

  1. PS: Pra bolsa semana começa amanhã, hoje foi só pra testar o sistema rsrs...

    Semana curta e perigosa, fácil pra manipular os candles.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  2. Mas eu ainda acho que foi o Reino unido quem deu marcha ré, enquanto o Brasil continua estacionado!

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
  3. Estar estacionado já é um feito. Leve isso em conta.

    E tem mais, concordo com você FI. O Brasil talvez pudesse estar brigando pelo topo dessa lista.

    Mas acho que o Brasil pode e vai contribuir com algo mais. Eu vejo uma série de sistemas falindo. A economia alavancada americana mostrando sinais de esgotamento. O Estado de Bem Estar Social europeu na beira de um precipício (quem vai empurrar?). Enquanto isso, nasce uma sociedade semi_escravagista na China.

    O Brasil vai ser uma alternativa nessa disputa entre modelos. Espero que não seja algo nem tão Estado Mínimo, nem tão Estado Máximo.

    Yes, we can... Why not?

    FI e outros bravos companheiros, Feliz Natal atrasado!
    TR

    ResponderExcluir
  4. Olá FI!!

    Estarngeiros estão vendido no futuro e avista então alterando posições quer dizer estão ficando comprado?

    Abraço,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  5. ITM,

    Sem dúvida, o Reino Unido foi duramente atingido pelo sistema financeiro em 2008, estavam alavancados demais com bancos americanos. Isso secou a liquidez e travou o crédito para o sistema produtivo (economia)

    Abcs,

    ResponderExcluir
  6. TR,

    Sobre estes modelos concordo com você, acho que o mundo está caminhando para um processo de transição, só não sei para o quê rsrs.. Eu só não gosto quando o Brasil toma umas posturas populistas demais, que virou febre na América do Sul, e deixa as reformas de lado.

    Está "tão fácil" para o país se desenvolver de forma sustentável, basta colocar o governo para trabalhar.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Ricardo,

    A situação era a seguinte: Estrangeiros estavam altamente vendidos no índice futuro e comprados no mercado à vista (comprando desde quando ibov testou 70k). Aparentemente uma operação de hedge (vendidos no índice, comprados no à vista). Estes rodízios no mercado à vista tem relação com essa posição de hedge deles.

    Só que os investidores estrangeiros estão liquidando as posições vendidas em índice futuro há uns 2 ou 3 meses e neste mês começaram a liquidar as compras no mercado à vista também. Ou seja, estão desmontando posições. Provavelmente levaram naba no mercado à vista mas o lucro no índice futuro alavancado deu pra garantir um belo retorno no final das contas.

    Por enquanto desmontaram parte desta posição de hedge e não sabemos o que irão fazer com o capital líquido. Parece que não estão confiantes em comprar papel à vista.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. Sobre o rodízio é só observar que boa parte dos papéis de grande peso no Índice Bovespa estão no chão. Estes papéis são alvos para derrubar a Bovespa no mercado à vista para ganharem alavancado na venda em índice futuro.

    Os dias em que a maioria dos papéis no mercado à vista caía e meia dúzia subia para fazer um contrapeso era provavelmente desmonte de posições compradas no mercado à vista sem gerar grande impacto no índice Bovespa e alarde do mercado.

    ResponderExcluir
  9. Ah, boa análise aí sobre os estrangeiros, índice futuro, hedge. Parece que é isso aí. Agora eles estão bem pouquinho vendidos no futuro, pouquíssimo. Venderam no à vista. Não podemos imaginar o que irão fazer agora, talvez nem eles saibam. haha...
    Carla

    ResponderExcluir
  10. Carla,

    É talvez nem ele saibam, estão querendo ver o capital líquido pra sentir o gostinho rsrs... Mas uma coisa parece certa, a estratégia que eles adotaram em 2011 não será a mesma pra 2012 pois estão desmontando as posições justamente no encerramento do ano.

    Está na hora de contar as fichas pra saber quanto apostar para o ano que vem

    Abcs,

    ResponderExcluir
  11. Será que a bolsa vai ficar nesse lenga-lenga a semana toda?

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,

    Provavelmente. E se estender um poco o prazo também estamos em lenga-lenga desde o mês de outubro oscilando entre 55k e 60k.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  13. Olá, concordo em parte sobre os papéis no "chão", porém a esticada desde 2003 foi exagerada ao meu ver, principalmente se olharmos os papéis dolarizados. O Brasil não tem como crescer com os gravíssimos problemas estruturais, saúde pública e educação, é um Pib fictício obtido artificialmente com dinheiro público, eleitoreiro, é uma vergonha!!!
    Ivan

    ResponderExcluir
  14. Ivan,

    Sim, o chão o qual me referia era de curto médio prazo. Esta esticada 2002-2008 é desregulou todo o mercado ao meu ver, foi muito absurda. Feliz foi quem operou neste período rsrs.

    Abcs,

    ResponderExcluir