segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Vai ser difícil segurar

Mais rápido do que o esperado, o índice Bovespa segue para o teste de sua principal linha de suporte na região dos 55k. Diferentemente das outras vezes, será mais difícil segurar desta vez devido as configurações de topo deixadas na região psicológica dos 60k (média móvel simples de 200 períodos semanal e diária, topo duplo clássico, etc). Outro fato importante a ser observado é um provável desmonte de posições compradas no mercado à vista por parte dos investidores estrangeiros iniciado na semana passada.

Estes fatores técnicos, além dos fatores macroeconômicos abordados com frequência no Finanças Inteligentes, jogam uma pressão maior acima da principal linha de suporte do Ibovespa. Além do mais, a pontuação de 55k não reflete a atual situação de vários ativos de peso do índice onde estão sendo negociados em patamares próximo ao fundo histórico deste ano.

Um provável rompimento para baixo (perdendo o último fundo em 54.5k), irá acionar pivot de baixa podendo jogar o Ibovespa para retestar a sua LTA principal formada a partir do fundo deste ano (atualmente passando na região dos 52k). Acontece que a relevância desta LTA é bem inferior à importância do suporte na região dos 55k.


A única novidade importante do dia foi a decisão dos 27 ministros de Finanças da UE (União Europeia) em liberar 150 bilhões de euros em empréstimos ao FMI (Fundo Monetário Internacional). Esperava-se uma liberação de pelo menos 200 bilhões de euros, conforme acordo feito na reunião de líderes da UE.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones também fechou em baixa perdendo a linha central de bollinger e média móvel simples de 50 períodos. Segue rumo a um novo teste sobre a linha de suporte nos 11.6k.

14 comentários:

  1. COMO SEMPRE ANÁLISES LÚCIDAS E DE FÁCIL COMPREENSÃO, PARABÉNS. NÃO SEI SE SERÁ MUITO CANSATIVO P/ VC MAS PODERIA FAZER UM APANHADO GERAL DE SOBRE AS BANDAS BOLINGER, SUA IMPORTANCIA NA SUA ESTRATÉGIA DE ANALISE TECNICA? SEMPRE PERCEBO QUE VC FAZ MENÇÃO A TAL LINHA CENTRAL DAS BB.
    DESDE JA AGRADEÇO.
    RONALDO.

    ResponderExcluir
  2. Finanças Inteligentes,na sua Opinião sera que Vale
    Segura +/- em R$ 36,10 ou Voce acha que o Buraco é mais em Baixo ?
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo,

    Obrigado! As bandas de bollinger são nada mais do que um desvio padrão de +2 (banda superior) e -2 (bando inferior) da linha central (a linha central de bollinger é a média móvel simples de 20 períodos). Eu enxergo as bandas como se fossem um guia para os preços. Quando um papel marca fundo na banda inferior inicia-se uma pernada de alta com primeiro objetivo na linha central e segundo objetivo na banda superior. Quando um papel marca topo na banda superior inicia-se uma pernada de baixa com primeiro objetivo na linha central e segundo objetivo na banda superior. Observe por este gráfico do Ibov mesmo como ele busca a banda superior e banda inferior fazendo topos e fundos.

    Mas é muito importante considerar que não existe regra na análise técnica, cada caso é um caso e cada ativo tem as suas particularidades. Todo o movimento tem de ser analisado separadamente independente da regra imposta pela AT. O que ajuda muito é a observação, com o passar dos anos você vai dominando as bandas e a sua análise começará a sair mais limpa.

    Qualquer dúvida volte a perguntar,

    Abcs,

    ResponderExcluir
  4. A GFSA3 tá parecendo opção.

    ResponderExcluir
  5. macr3,

    Segura nos 36,10 mas só se for pra abrir trade em cima do suportão. Particularmente não entraria na vale com maiores intenções de médio e longo prazo. Não tem nem 1 ano que o Agnelli saiu e o governo já está fazendo um carnaval na Vale. Fora o desaquecimento da economia mundial que reduz a demanda por commodities além do complô que as siderúrgicas chinesas estão fazendo pra derrubar o preço do minério por lá.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    Incrível mesmo, cheguei até comentar ontem antes de toda essa queda. Era o último suporte antes da pancadaria, não deu outra. Mas pegaram pesado, detonaram o papel. Daqui algumas semanas/meses poderá testar o fundo histório nos 3,23

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. OBV do Ibov já perdeu os 55k. Terão que suar muito pra segurar por aí.
    Carla

    ResponderExcluir
  8. Carla,

    Vamos ver até onde esse repique vai, alguns papéis estavam em linhas de suportes para repicar. Reação foi antes de testar o último fundo ascendente do ibov, mercado surpreendeu hoje.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. FI,

    Será que começam os ciclos das altas??? O que vc acha?

    Carlos.

    ResponderExcluir
  10. FI,

    Você acompanha o índice VIX?

    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir
  11. Carlos,

    Para curto prazo acho que sim, muito papel repicando em zonas e linhas de suporte, alguns com bear traps outros não. Se tivesse visto o post do macr3 mais cedo teria tempo de estudar o papel e provavelmente estaria entubado de vale, mas perdi o timming.

    Quem for pular agora tem que ficar atento, porque já puxou muito. Eu só entraria protegido com stop.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  12. A parte da tarde esta rolando uma calmaria ao estilo da semana passada.

    ResponderExcluir
  13. Marcos,

    Sim. VIX é o meu guia de longo prazo. Um cenário de VIX no teto e pânico de baixa nas bolsas é a minha porta de entrada pra realocar tudo pra renda variável, literalmente passar o carrinho no supermercado e levar tudo que puder. Mas não recomendo ninguém a fazer isso, minha alocação (RF x RV) é extremamente concentrada, entro forte no que julgo ser o melhor investimento e no melhor momento. Atualmente ainda estou bem concentrado em RF, quase 90% da carteira.

    VIX no diário caiu em GAP, deve fechar. Mas tem um GAP lá em baixo perto dos 18 pra fechar também. Olha a sinuca, pode ir pros dois lados rsrs.. Difícil operar, mercado de trincheira. Dá um tiro e volta correndo.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  14. Anônimo,

    Briga agora é sobre a LTB no intraday de 60 minutos. Dê uma olhada, está em cima dela no pullback. Se refugar na LTB os ursos animam e deverão dar uma socadinha básica.

    Abcs,

    ResponderExcluir