Neste último post de 2011 daremos uma atenção especial ao Ibovespa. Já que, como de costume, nesta época do ano surgem inúmeras previsões para o desempenho do índice no próximo ano. Antes de mais nada, mais importante do que tentar prever o futuro (que é impossível, por mais que você seja um guru, analista, economista, etc) é saber se portar perante ao mercado, ter uma estratégia definida para qualquer ocasião e estar preparado psicologicamente para tomada de decisão em qualquer momento.
Estar preparado significa agir com racionalidade, você não está no mercado para prever o futuro e sim para rentabilizar o seu capital, portanto independente do que ocorrer você vai ter de tomar suas decisões de acordo com a sua estratégia (ou sistema) e gerenciamento de risco. Essa é a base que vai pelo menos garantir a sua sobrevivência no mercado.
Agora vamos olhar os gráficos. Primeiramente vamos observar o fechamento semanal do Ibovespa. Candle de baixa dentro de uma congestão, esse é o mercado para o curto prazo, lateralizado entre 55k e 60k. Existem mais topos formados na região dos 60k do que fundos formados na região dos 55k, justamente por ser uma região de difícil rompimento.
Esta congestão de curto prazo está inserida dentro de um canal de alta no médio prazo. Até que o mesmo seja rompido para baixo o índice tende a continuar subindo no médio prazo respeitando a tendência iniciada em 48k.
Mas ao estendermos a visão para o gráfico mensal podemos observar claramente que o Índice Bovespa deixou de subir há muito tempo, desde o topo marcado em maio de 2008, passando a operar em congestão por alguns anos. A partir do topo duplo configurado em novembro de 2010, formou-se uma tendência de baixa forte no longo prazo.
Agora vamos somar tudo: mercado vendedor em curtíssimo prazo, congestionado no curto prazo, em tendência de alta no médio prazo e no longo prazo mantêm a tendência de baixa. É muita coisa não é? E só de pensar que tudo isso pode ser revertido a coisa piora ainda mais, confusão generalizada, você não sabe o que fazer. Ou sabe? Se sabe, meus parabéns! Você tem uma estratégia (sistema) definida (o). Se não sabe, não há problema, estamos aqui pra isso, construir uma estratégia que nos permita rentabilizar o capital, independente se o Ibovespa for nos 30k ou 100k ano que vem.
Peço desculpas a todos que esperavam encontrar neste post uma pontuação para o Ibovespa ou como será o mercado em 2012. Infelizmente não tenho bola de cristal e não é assim que enxergo e opero no mercado. O máximo que posso dizer é a estratégia que irei seguir em 2012. Inicialmente é praticamente a mesma adotada em 2011 e 2010, ainda mantendo forte exposição em renda fixa, pouca exposição em renda variável (posições de positions e holds) e girando o resto em trades curtos. A exposição em renda fixa tende a diminuir, alocando capital para renda variável (mais precisamente girando em trades se as promoções não aparecerem). Mas tudo logicamente vai depender do mercado e não da minha vontade. Quem manda é ele, eu só obedeço.
Um feliz 2012 repleto de muitas conquistas, realizações e principalmente, saúde e paz! Sucesso a todos e até o ano que vem!













































