quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Com a palavra, Robert Prince

Em nossa busca por informações provenientes dos verdadeiros donos do dinheiro no mundo, conseguimos colher mais uma projeção de um grande player global do mercado. Acontece que este player é o maior fundo hedge do mundo e está mantendo sua visão pessimista para 2012, fazendo companhia com o que a Pimco, em menor tom, de Mohamed El-Erian, (maior gestora de fundos e obrigações do mundo) vem dizendo ultimamente.

"O que vemos é um cenário de sistemas econômicos quebrados e operando na UTI", disse Robert Prince, codiretor-presidente de investimentos da Bridgewater. "Estamos vivendo uma desalavancagem histórica que provavelmente levará 15 a 20 anos, e só estamos no quarto ano."

Prince ainda completou dizendo que há bancos insolventes dando suporte a governos insolventes e nações insolventes dando suporte a bancos insolventes. Parece um ciclo vicioso que sustenta toda essa alavancagem do sistema mas que está empurrando a Europa para uma recessão neste primeiro semestre de 2012 (minhas conclusões).

As visões de Prince são um tanto quanto pessimistas demais, porém com um fundo de verdade preocupante. A Europa irá passar por um processo doloroso de reestruturação, precisa limpar toda esta liquidez estacionada dentro dos bancos europeus e desmembrar as grandes instituições financeiras para que as mesmas possam ser liquidadas sem que haja uma hecatombe dentro do sistema financeiro. Fora os problemas de dívida soberana e economias funcionando em austeridade fiscal.

O principal fundo da Bridgewater (Pure Alpha Strategy Fund), é considerado um dos melhores do mundo e estava rendendo 25% em 2011 até o mês de novembro. O Purê Alpha mantêm forte exposição em ouro, além de estar posicionado para a valorização das moedas dos países emergentes da Ásia e rendimento menor nos mercados de títulos de países de baixo risco.

No mercado de capitais o índice Bovespa fechou em leve alta, mas não foi um bom negócio para os comprados. O candle de fechamento é um doji de indecisão bem abaixo da primeira resistência do qual destacamos na análise de ontem, os 59.5k. Péssimo sinal de curtíssimo prazo para os comprados, é configuração para entrada de operações vendedoras. Se as compras não aparecerem amanhã para fazer pressão logo na abertura e espantar os ursos, podemos ter um dia de queda na bolsa.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones também fechou com um candle não muito bom para a força compradora. Parece com um enforcado após o rompimento da resistência no pivot de alta. Poderá fazer pullback sobre o rompimento na linha dos 12.2k.

24 comentários:

  1. Parabens pelas brilhantes analises!!
    Abs,
    Mario Lucena

    ResponderExcluir
  2. Olá Mario Lucena,

    Obrigado, mas pra chegar no brilhante falta muito ainda não? rsrs... podemos melhorar sempre.

    Não sei se já te ví antes por aqui, mas seja bem vindo e sinta-se à vontade para participar sempre que desejar.

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  3. Olhando a questão da Europa, Robert Prince está certo. O europeu precisa entender que o tempo das vagas gordas já foi. Eles não são mais o centro do mundo, a cereja do bolo.
    A realidade hoje é outra e eles precisam aceitar e viver este novo tempo.
    Por aqui a coisa é tudo muito recente. Algumas empresas descontadas, mas no geral o índice não está tão baixo quanto muitos pensam. Precisamos de mais uns 20 anos para ter uma economia sólida e uma Bolsa forte.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Daniel Vasconcelos4 de janeiro de 2012 23:28

    Como comentado ontem: Paulada na ambev hoje.
    Sigo acompanhando p/ me posicionar novamente.

    Excelente postagem hoje. 2012 será emocionante.

    Boa a noite a todos.

    ResponderExcluir
  5. Procuro sempre analisar as empresas pelo lado fundamentalista e ouço sempre dizer que a bolsa esta barata, interessante é que na realidade não vejo isso, empresas alavancadas, endividadas, expostas a crise européia, pré operaionais, sei lá, mas se vc analisar friamente temos 10 empresas em que podemos investir com segurança baseado em fundamentos, estou falando muita besteira??? Ou será que esse índice ainda pode visitar uns 30.000??? Suas são analises sempre excelentes FI

    ResponderExcluir
  6. Jônatar,

    Concordo, o europeu ficou muito acostumado com as regalias do governo. Tudo bem ter um padrão de vida bom, mas as regalias acabaram sufocando o próprio estado para sustentar este sistema. É aquela coisa né, a conta atrasa mas sempre chega...

    Há muito trabalho a fazer por aqui, mas está todo mundo de férias lá em Brasília rsrs. Difícil né? Quando chega no carnaval, mais férias de novo. Depois em julho, mais férias... e com isso o tempo vai passando...

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  7. Daniel,

    Obrigado! Está de olho na Ambev, boa sorte nesta nova investida. Essa eu passo rsrs

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  8. Nuno,

    Você não está falando besteira não. Na verdade o mercado sempre vai dizer que as empresas estão baratas, pra chamar investidor PF inexperiente à bolsa. É em cima deles que se tira dinheiro "fácil".

    Eu gosto de análise fundamentalista e tento utilizar o que sei dentro o possível para escolher empresas para abrir posições de médio e longo prazos. Há algumas interessantes, dentre elas até mesmo as blue chips BBAS3, CSNA3, VALE5, mas não pagaria estes preços. CSNA3 considero uma boa tacada pra 2012, deu muita sopa nos 14,00. Fora isso temos algumas small caps boas para ficar no radar e dar uma fisgada quando os preços caírem.

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  9. Caríssimo FI, saudações!

    E as empresas para B&H em 2012?

    As blue já estão caras, na sua opinião?

    Tenho encarteiradas: 800 BBAS3 (PM 24,12); 800 BICB4 (PM 8,00); 2500 PETR4 (PM 24,12); 1000 USIM5 (PM 12,05); 600 ELPL4 (PM 30,05); 700 SOFISA (PM 3,55); 400 EQTL4 (PM 12,6).

    E diversificando ainda mais. No satélite: CSNA3, SBSP3, CMIG3, SAPR4, CSMG3, ...

    ResponderExcluir
  10. Boa noite senhor FI....estou começando,bem pouco com ´OPÇOES´ sei q não e sua praia mas poderia me dar umas dicas quais as melhores opçoes para operar? poderia apostar todas minhas fichinhas em só uma opção ou não? qual seria a bola da vez? obrigada
    Abraços!!!!
    BIANCA

    ResponderExcluir
  11. Doji de quarta-feira, com fechamento acima do anterior e nova máxima atingida.
    Sem contar o fechamento acima da mme200, no diário e semanal.
    Como isso pode ser um péssimo sinal para os comprados?
    Ibov tem formação gráfica pra atingir os 70k pontos no primeiro semestre do ano.

    ResponderExcluir
  12. Hum, 70K? Só se a Europa deixasse...

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Keep

    Sei que vão querer me matar se lerem, mas o sistema financeiro Europeu e Americano precisa de melhor regulação, a tempos se fala nisso, o modelo ideal é o feito pelo Brasil na era FHC quando o PROER foi levado a cabo, por isso nosso sistema é confiavel hoje, eles sabem disso, mas a responsabilização é pesada se fizerem qualquer coisa errada!rs

    Não sei se lembra quando comentamos no "No pain, No gain" sobre o alerta que dei sobre o surgimento de ultranacionalistas em momentos de crise, na Europa já estão brotando alguns, infelizmente.

    Bianca, muito cuidado com opções em mercados voláteis, não é raro o bom lucro de um dia virar pó no outro.

    Abraço e bons trades, sempre!

    PF

    ResponderExcluir
  14. Eu acredito que rompe 60k. E pra isso é bom cair um pouco, pra pegar impulso. Mas também acho que não vai muito longe, talvez uns 64k. Depois volta a cair bastante. Após as férias, volta a dura realidade. (Carla)

    ResponderExcluir
  15. Olá Kaschperl,

    Você está com uma boa carteira, ultimamente não estou muito fã dessas BICB4 (prefiro PINE4, PRBC4, BGIP4...), mas não deixa de ser uma boa empresa. Sobre as suas ELPL4 você pegou num ótimo preço, você está numa cômoda posição entre decidir se vai segurar tudo pra receber os gordos dividendos ou realizar parte do lucro porque o papel deu uma bela arrancada.

    No seu satélite gostei mais da CSNA3. CMIG3 eu não pegaria porque subiu muito. CSMG3 eu entraria de forma mais tímida (já que você gosta do papel), só pra não dizer que ela foi rejeitada rs.

    As blues não estão tão caras, mas irão depender da recuperação do ibov. Acredito que esses papéis serão os maiores beneficiados quando a bolsa entrar numa tendência de alta mais consistente.

    Empresa boa tem bastante, mas preço nem tanto. Por isso que é importante deixá-las no radar para aproveitarmos quando o mercado oferecer as promoções

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  16. Bianca do céu!

    Se você não tem experiência ainda (pelo menos 5 anos de bolsa) fuja do mercado de opções! Nem lançamento coberto, nada. A teoria parece fácil, mas a prática é cruel e mexe mais com o psicológico do que no mercado à vista. Isso é perigosíssimo.

    Recomendo fortemente você não fazer nada. Primeiro vamos estudar o mercado, entender a sua dinâmica e oscilações. Você já tem conhecimento sobre análise técnica e fundamentalista?

    Abcs,

    ResponderExcluir
  17. PS: não precisa de me chamar de senhor rsrs.. pode me chamar de FI mesmo =)

    ResponderExcluir
  18. Anônimo,

    Formação gráfica vai ter pra atingir qualquer pontuação, tanto para cima quanto para baixo, depende dos olhos do grafista. A análise é para curtíssimo prazo, mesmo que o ibov chegue nos 70k ano que vem, irá fazer topos e fundos ascendentes gerando pontos de compra e venda dentro da tendência.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  19. PF,

    Concordo plenamente, lembro muito bem quando você disse isso. Mais uma vez você acertou de novo hehe. Sim, precisa de uma regulamentação para ontem, o mundo está ficando na mão de meia dúzia de instituições financeiras e eles continuam fazendo o que querem. Capitalistas nos lucros, socialistas nos prejuízos. Tem muita roupa suja pra ser lavada...

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  20. Carla,

    Está bem armado para levar os 60k, só não pode deixar as vendas de curtíssimo prazo dominarem mais do que dois ou três dias de pregão porque aí os ursos pegam confiança e socam cada vez mais.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  21. FI,

    Boa tarde.

    Onde está o suporte da VALE5?

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
  22. FI eu tenho no meu radar Brap4, Itsa4 e Goau4 poderia dar uma opinião sobre estas controladoras? Gostaria, se surgir uma promoção de comprar esses papeis, detalhe tenho preferencia pelas ON o porém é que as mesma não tem liquidez, desde já agradeço a opinião.

    ResponderExcluir
  23. Sir Income,

    Desculpe pela demora em responder. O suportão mesmo da vale5 é 36,80 o resto é linha de curtíssimo prazo pra operar trade.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  24. Nuno,

    BRAP4 é uma boa porque é quase 100% vale. Pra comprar ela focaria análise 100% na vale. No momento não abriria exposição ao menos que haja uma correção nos preços. É uma ótima empresa, tem que ficar no radar. Não gosto de ITSA4 e GOAU4, nada contra esses papéis, eu só acho que existem outros melhores. Entre as blue chips escolheria BBAS3 e CSNA3 para entrar no radar.

    Abcs,

    ResponderExcluir