sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Fechamento da semana

Devido à ausência de novidades e informações relevantes nesta sexta-feira, iremos abordar no post de hoje apenas o fechamento da semana nos principais índices mundiais.

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou a semana em alta rompendo a importante resistência em 12.2k proporcionando um pivot de alta que precisa ser confirmado na próxima semana. Rompimento muito tímido, mas foi. Para as próximas semanas o índice deverá se manter entre a LTA que vem do fundo em 10.4k e linha de resistência em 12.6k. Está bem configurado para manter o movimento e testar resistências logo acima.


No principal mercado europeu, o índice DAX (Alemanha) também fechou a semana em alta com um candle de pavio longo superior, que permitiu traçar uma LTB de um triângulo simétrico. O rompimento deste triângulo poderá indicar para que lado será a próxima pernada forte na Alemanha.


No Brasil, o índice Bovespa também fechou em alta deixando um candle muito parecido com o da Alemanha. Mais uma vez a alta daqui foi barrada pela média móvel simples de 200 períodos semanal e região de resistência nos 60k. Há 11 semanas o índice está sendo barrado por esta importantíssima zona de resistência. Água mole e pedra dura... se por um lado a resistência conseguiu barrar o movimento de alta, por outro não conseguiu derrubar o suficiente para espantar a força compradora.


Banda inferior apontando para cima, linha central de bollinger (ou média móvel simples de 20 períodos semanal) envergada para cima, início de abertura da banda superior. Está bem configurado para que os 60k sejam rompidos nas próximas semanas.

Na China a situação é bem diferente. A bolsa de Xangai não pára de cair e já está testando a linha de retorno do grande canal de baixa. Índice sobrevendido, pode aparecer algum repique, mas o mercado por lá está um massacre, totalmente vendedor.


Posts da semana:

Desejo a todos vocês um ótimo final de semana! Até segunda!

23 comentários:

  1. Resolví não comentar sobre o IPCA ter fechado o ano de 2011 exatamente no limite máximo do teto da meta, em 6,50%, para evitar polêmica.

    O Banco Central não pode estourar o limite máximo (6,50%) nem o limite mínimo (2,50%). Quando isso ocorre, o Banco Central tem que fazer uma carta para explicar os motivos da falha na política de metas de inflação e o que estará sendo feito para que isso não se repita no futuro.

    Acho importante acompanhar o IPCA e demais índices para ter uma noção, mas não passa disso...

    ResponderExcluir
  2. Faltou destacar também: não confundir macroeconomia com mercado de capitais. As bolsas não estão refletindo o que está acontecendo no cenário macro.

    Agora sim chega de observações rsrs...

    Abcs, bom final de semana a todos vocês!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite FI,
    Eu ia fazer um comentario justamente sobre economia, mas vc ja adiantou na observação. Apesar de os numeros do mercado de trabalho nos EUA divulgados hoje mostrarem melhoras o mercado entregou.
    Bom final de semana.
    Mario Lucena

    ResponderExcluir
  4. Mario Lucena,

    Fique a vontade em expor sua opinião, mesmo que seja a mesma da minha. Parece que nesse jogo de xadrez entre EUA, Europa e Ásia, os Estados Unidos etão levando a melhor. Europa está sendo a grande perdedora e a Ásia (principalmente a China) a grande prejudicada.

    Bom final de semana pra você também.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. boa noite.FI
    qual o seu palpite para proxima semana,sabendo q vc nao tem bola de cristal,rsrsrs..e sim muita sabedoria.
    ja tenho compradas,será q realizaçoes de bons lucros?
    ABRAÇOS ,BOM FINAL DE SEMANA.

    MARIO JOSÉ.

    ResponderExcluir
  6. FI,

    Semana sem muitas surpresas a meu ver.

    Apenas por curiosidade e por ver muitos amigos meus preocupados, você poderia analisar BBAS3 (parece que as pessoas veem muito potencial não realizado nessas ações).

    Will

    ResponderExcluir
  7. BBAS excelente empresa se estivesse fora da mão de políticos, principalmente com PT no poder...vide Petr e Vale...

    ResponderExcluir
  8. só pra complementar BBAS, PETR e VALE, na minha opinião, hoje, não são empresas voltadas pra gerar valor para o acionista...uma pena, pois são grandes empresas...

    ResponderExcluir
  9. FI,

    Boa tarde.

    Num comentário você me respondeu que só compra títulos do governo até 2015(pós-copa). Queria entender melhor o motivo. Qual o cenário que você vislumbra para o pós-copa? Baixo crescimento? Alta dos juros? Inflação alta?

    Abraços,
    Sir Income
    http://sirincome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Essa bolsa de Shanghai é muito estranha. Se olharmos a bolsa do Hong Kong veremos que se parece muito com o Ibov. Acho que Ibov, Hong Kong, India e até Russia é que andam parecidas. Não sei se Shanghai puxa as demais, acho que os emergentes andam juntos, e Shanghai é um caso extremo.
    Carla

    ResponderExcluir
  11. BBAS também está sofrendo pelo anúncio de nova oferta de ações. Aí vocês sabem; cai mesmo até que as novas ações entrem no mercado.
    Carla

    ResponderExcluir
  12. Mario José,

    Se for posições de curto ou curtíssimo prazo no mínimo eu subiria stop pra não dizer que iria realizar lucro. Agora, se você quizer pagar pra ver se rompe 60k pode ser uma boa também, mas aí o prazo teria que ser maior. Em ambos a única coisa que você não pode fazer é assistir a continuação da queda e deixar o lucro virar prejuízo. No mínimo proteja o seu lucro

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  13. Will,

    BBAS é um baita banco. Tem tudo para as ações se valorizarem no médio e longo prazo. E tomara que os papéis não se valorizem por agora pois quero pegar mais alí perto dos 20,00 pelo menos hehe

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  14. Nuno,

    Até que BBAS3 tem uma administração boa. O PT não suga tanto quanto na petro que é um carnaval completo. Os dividendos do BB também são razoáveis, esse é o tipo de papel que se cair vai ser ótimo fazer umas compras na minha opinião.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  15. Sir Income,

    Não sei ao certo, por isso não gosto de abrir posições que me deixam na dúvida. O que normalmente acontece pós-copa é uma ressaca mesmo, nas contas públicas. Mas ainda é cedo para tentar projetar alguma coisa, por isso fico de fora, devido a dúvida.

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  16. Carla,

    Sim, a de Hong Kong também sofre mas não tanto quanto Shangai. Bombay na Índia se parece muito com ibov. Neste ponto estão bem parecidas.

    Novas ofertas de ações se confirmado vai penalizar o papel. O que será ótimo rsrs. Tomara que derreta bastante

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  17. Acho que Xhangai tem uma participação pessoa física bem alta, daí o comportamente um tanto desatrelado das outras.

    FI, obrigado por atender a requisição. Mas ainda vou ficar fora de BBAS3, rs (se bater em 19,00, mudo de idéia).

    Will

    ResponderExcluir
  18. Will,

    Está certo. A empresa é muito boa, mas é o que eu gosto de dizer: o que acontece quando tem mais abacaxis na feira? O preço cai. Mesma coisa na bolsa. Toda emissão de papel é prejudicial ao acionista que já tinha posição na empresa, pois esta posição será diluída pela nova quantidade de ações.

    19,00 o papel fica extremamente interessante, nesse preço estarei de vigília pescando com duas varas ao mesmo tempo kkkkk

    Abcs,

    ResponderExcluir
  19. Shanghai subiu mesmo na madrugada! Será que puxa o Ibov pra os 60K? Pena que esta semana é travada, e tem vencimento de opiças próxima segunda. (Carla)

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito das suas avaliações, apesar de ser avesso a análise grafista.

    Quando der dá uma passada no novo blog!

    http://aposentando-com.blogspot.com/

    Abs

    ResponderExcluir
  21. Carla,

    Ih é mesmo, tem as benditas opções. Sempre vai ter alguma coisa pra jogar mais tensão no mercado rss. Ainda assim bolsa segue bem armada pra manter a tendência, só não pode deslanchar nessa semana.

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  22. Olá Aposentando com Estilo,

    Bom nome para o blog! Entendo esta barreira contra análise gráfica e até compreendo porque o que andam ensinando por aí está longe de ser análise técnica na minha opinião.

    Eu tive que aprender sozinho, montando a minha própria teoria observando os gráficos (anos após anos) e estudando apenas aquilo que os japoneses descobriram. O reto, pra mim, é teoria de bola de cristal, coisa que obviamente não existe.

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  23. Obrigado Finanças Inteligentes! Fiquei um pouco em dúvida sobre o nome do blog, mas, bom, está aí... rs

    Eu tenho essa sensação realmente, bola de cristal. Mas também entendo que cada um investe a sua maneira e que não existe um só caminho para chegar lá. Desde que seja um investimento consciente e planificado, sem emoções, então é um bom investimento. Se alcançará os objetivos almejados aí já é outra história!

    Abraço, bons investimento a ti tmb!

    ResponderExcluir