terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Na boca da caçapa

As bolsas ao redor do planeta fecharam o pregão desta terça-feira em alta animadas, segundo a mídia, com a notícia de que a agência de classificação de risco Fitch não vai rebaixar a nota de crédito da França (pelo menos por enquanto), atualmente em “AAA”. O balanço da Alcoa, divulgado ontem à noite nos Estados Unidos, também contribuiu para o clima de otimismo nos mercados pois mostrou um aumento inesperado nas vendas da companhia.

Na verdade as bolsas estão subindo por motivos técnicos, pelo qual estamos destacando há algumas semanas aqui no Finanças Inteligentes. Se fosse pelo lato da notícia o dia seria de indecisão e talvez queda. A própria Fitch alertou hoje que a Itália oferece o maior risco para o euro em meio à crise da dívida soberana, mostrando-se muito preocupada com o tamanho da sua carga tributária e da necessidade/dificuldade de o país acessar os mercados de títulos públicos (resultando em um alto custo para captar recursos no mercado).

A bolsa brasileira atingiu o seu objetivo no pregão de hoje ao testar a resistência nos 60k. Não foi um teste difícil e houve pouca pressão vendedora. O índice continua muito bem armado para tentar rompimento dos 60k, desde que consiga se estabelecer acima da linha dos 59.5k, o próximo ataque da força compradora poderá ocorrer em breve e ser decisivo.


Nos Estados Unidos o índice Dow Jones fechou em leve alta. Está conseguindo se afastar da região de suporte e ponto de pivot nos 12.2k, o que é um bom sinal para força compradora pois gera uma gordura pra queimar nas próximas realizações.

17 comentários:

  1. eu que não faço nada agora...continuo achando que volta...tá fácil demais...

    ResponderExcluir
  2. FI,

    Candle feio que formou hoje na Vale5!
    Na PETR4, se abrir com gab de baixa, pode chamar os ursos para virar um bebê abandonado?

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
  3. Nuno,

    Apesar da boa configuração gráfica essa região é de risco x retorno alto para iniciar posições na compra. Quem quizer tem que literalmente pagar pra ver.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  4. Agora quem já tem posições montadas está confortável.

    ResponderExcluir
  5. Sir Income,

    Candle muito estranho na Vale, esse papel as vezes parece até mico, tem umas oscilações muito bruscas e meio "sem noção".

    PETR4 se fechar deixando GAP de baixa amanhã dá um bebê abandonado de topo.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  6. vai romper, ja bateu 4x e fez o fundo ascendente dow jones supero 12k e vai testar suporte pra dps rumar acima de 13k isso que as empresas la nao estao nem perto das que estao aki ta faltando estrangeiro na nossa bolsa isso sim!

    ResponderExcluir
  7. Depois que saiu esta notícia (http://www.infomoney.com.br/vale/noticia/2309365-alta+custos+leva+hsbc+cortar+recomendacao+vale+para+neutra) a VALE5 despencou. Muito estranho, por que dessas já vi várias e nunca aparentou afetar tanto o papel.

    ResponderExcluir
  8. FI,

    Estou líquido esperando boas oportunidades.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. VALE5 há muito tem comportamento maluquinho e indeciso. Mas está com OBV bom, deve seguir as demais bluechips e pares. Está dentro de um triângulo, e o corte do HSBC já é notícia "antiga"...
    Carla

    ResponderExcluir
  10. Saimon_Rijo,

    Sim, tem que entrar força compradora mais forte pra ganhar na liquidação dos bears. Aí dispara e rompe bonito. Acho que o estrangeiro só volta a entrar forte na Bovespa quando o país tiver uma política cambial descente.

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  11. Anônimo,

    Acho que a equipe do HSBC está fazendo comparações erradas. Este dividendo atual da Vale é totalmente atípico, resultante de um resultado excepcional (que por sinal foi recorde) puxado pela disparada do minério de ferro (que também foi atípica e está em correção atualmente).

    Na minha opinião o entrave na Vale foi a troca de gestão. A partir daí começaram a aparecer problemas com o mercado asiático, aumento de tributação, etc...

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  12. Jônatas,

    Totalmente líquido?

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  13. Carla,

    Vale é um papel que eu não tenho intimidade em operar. Tento entender as oscilações mas parece ser um ativo bem "estressadinho" rs.

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  14. Ó lá a Vale voltando. Falei pra não dar bola pra o "stress" dela... Todo mundo se preparando pra romper os 60k! Se falhar, vai ser uma frustração... (Carla)

    ResponderExcluir
  15. Não, com os valores de 3 meses acumulado mais a parte do 13.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Carla,

    E esse rompimento dos 60k vai depender da Vale... Vamos ver, hoje deu mole demais..

    Abcs,

    ResponderExcluir
  17. Jônatas,

    Ah sim! Tinha até assustado achando que estava 100% líquido hehe. É isso aí, aguardando boas oportunidades, talvez uma taxinha boa no pré-fixado do tesouro ou uma BBAS3 ou CSNA3 barata, quem sabe né?

    Abcs,

    ResponderExcluir