segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

“Os credores é que vão mandar no euro”

Em meio a um noticiário macro de poucas novidades, continuamos nossa busca por informações e projeções dos grandes players mundiais. Já falamos sobre Mohamed El-Erian (CEO da Pimco - maior gestora de fundos e obrigações do mundo) e Robert Prince (codiretor-presidente de investimentos da Bridgewater - maior fundo hedge do mundo), este recentemente comentando no dia 4 de janeiro de 2012.

Agora chegou a vez de um dos grandes mestres do mercado, o homem que conseguiu quebrar o Banco da Inglaterra em 1992 quando apostou contra a libra esterlina e arrancou nada mais nada menos que 1 bilhão de dólares para o seu fundo hedge, o Quantum. Senhoras e senhores, com a palavra, George Soros:

"Os credores é que vão mandar no sistema do euro”. Eis o que o homem solta em plena segunda-feira se referindo à Alemanha, que está ditando as regras que serão seguidas pelo tesouro europeu. Este tema já foi comentando aqui no Finanças Inteligentes há cerca de um mês atrás nos artigos: “Como a Alemanha queria” e “O mercado manda o seu recado”.

George Soros ainda disse que a economia mundial enfrenta um ciclo deflacionário "vicioso", num momento em que os integrantes da zona do euro cortam fortemente as despesas para controlar seus déficits, o que reduz a demanda e derruba os preços. São os efeitos do remédio amargo de uma política de austeridade fiscal.

Soros disse uma frase ratificando o que muitos gestores estão alertando mundo afora: "O uso excessivo do crédito soberano é que pôs em xeque o crédito soberano". E ainda finalizou dizendo que a crise atual é mais séria que o colapso financeiro de 2008. Um colapso no sistema financeiro europeu trará conseqüências drásticas a nível mundial.

Este é mais um gestor de grande peso no mercado que entra para o grupo dos que estão pessimistas com a situação macroeconômica mundial (principalmente na Europa) para os próximos meses/anos.

No mercado de capitais o dia foi de poucas novidades, o índice Dow Jones praticamente não oscilou durante o dia mantendo o ritmo do último pregão. É tão irrelevante que se Wall Street estivesse fechada nos últimos dois dias não iria fazer diferença.


No Brasil, o índice Bovespa conseguiu emplacar uma boa alta em meio ao marasmo de Wall Street. Segue rumo a um novo teste sobre a resistência em 59.5k e posteriormente 60k. Continua muito bem armado para furar, mas falta entrada de força compradora mais consistente, aquela chifrada de touro que põe os ursos pra correr (como nos velhos tempos de 2009).

14 comentários:

  1. Boa noite FI,

    Você sabe algo sobre a PETR? Ficou de lado o dia inteiro e no final do pregão deram uma bela puxada.
    Abs,

    Mario Lucena

    ResponderExcluir
  2. Fi,

    O Ricardo Torres publicou o seguinte comentário:

    "Alemanha capta recursos de curto prazo à taxas negativas"

    http://tradingcafe.wordpress.com/2012/01/09/alemanha-capta-recursos-de-curto-prazo-a-taxas-negativas/

    Bom ou ruim?

    Abraços
    Sir Income
    sirincome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Mario Lucena,

    Algo relacionado a notícias ou novidades não. A única coisa que sei é que estava sambando muito perto dos 23,39 que é ponto de pivot importante para a próxima arrancada. Na última hora do pregão o papel rompeu os 23,39 e foi embora..
    (melhor visualizado no intraday de 60 minutos)

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  4. Sir Income,

    Pra Alemanhã é ótimo, pois está captando recurso no mercado sem ter que pagar nada e ainda cobrando uma "pequena taxa". Isso pode acontecer pela falta de opções mais seguras no curto prazo (o que é um péssimo sinal), é praticamente impossível a Alemanha dar calote daqui há 6 meses.

    No ano passado, o BNY Mellon também já chegou a cobrar (e sem remunerar em nenhum centavo as aplicações) para os clientes depositarem dinheiro no banco e o guardarem com segurança.

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  5. Estou de fora só observando...acredito que volta em breve para os 55.000

    ResponderExcluir
  6. Em 2008 EUA também captou TBills a taxas negativas... sinal ruim, aversão máxima ao risco.

    ResponderExcluir
  7. Nuno,

    Se não romper desta vez os 60k pode voltar. Está bem armado pra romper, seria um tremendo vacilo dos touros deixar essa oportunidade passar.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,

    Exatamente. Resumiu bem: aversão máxima ao risco. Você literalmente paga pra manter o dinheiro seguro e não perder, já que falta opções boas e seguras além de confiança

    E nós aqui no paraíso surfando nos 11% da selic rsrs.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. Vou dar uma de ignorante total.

    Se não há pressão inflacionária nesse cenário (em em 2011, BNY Mellon), qual a vantagem de pagar para depositar $ em um banco? Não é melhor sacar e guardar em casa (bilhões de dólares em notas de 20...rs).

    Will

    ResponderExcluir
  10. Will,

    Boa pergunta, não tem nada de ignorante, pelo contrário.

    Pelo que eu sei, o alvo destas aplicações são os fundos e pela falta de opções seguras no mercado podem acabar fazendo isso, para evitar o risco. Além do mais os gestores são limitados pelos estatutos destes fundos, que determinam até ondem podem aplicar conforme grau de classificação de risco.

    No caso da Alemanha ainda tem um outro aspecto que é uma possível aposta na ruptura do euro. Tem gente apostando nisso por lá, e em caso de ruptura, a conversão para a moeda antiga (marco alemão) pode gerar um ganho considerável de 6% a 10% mais ou menos.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  11. HUm, então pode ser uma reedição do que Soros fez contra a Libra, só que agora a aposta é contra o Euro?

    Obrigado pela pronta resposta!

    Will

    ResponderExcluir
  12. Will,

    Acredito que indiretamente sim, este seria um dos motivos. Mas o mestre Soros fez bonito, derrubou a Libra na raça, entrando vendido no mercado mesmo. Arrebentou o banco da Inglaterra, isso vai ficar pra história eternamente.

    Europa está virando uma arena para especulação...

    Abcs

    ResponderExcluir
  13. Sir Income,

    Já abriu chamando 60k. Bateu e voltou, normal. Ursos já gastaram o primeiro pente da munição, vamos ver quanto resta. Briga boa mesmo, touros estão com a faca e o queijo na mão.

    Abcs,

    ResponderExcluir