sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Rabiscando no índice

Grandes amigos (as) do Finanças Inteligentes! Como estão todos vocês? Espero que estejam bem e aproveitando esta puxada do índice! Promessa é dívida então irei fazer uma análise rápida apenas com o gráfico semanal do Ibovespa pois estou por fora do cenário macroeconômico.

As vendas de curtíssimo prazo, conforme destacamos no último post antes de sair, realmente apareceram e configuraram esta estrela cadente no semanal bem abaixo de uma resistência fortíssima. Sinal totalmente bear no gráfico, mas o que aconteceu? Trap! Ninguém esperava (no curtíssimo prazo) e a bolsa subiu carregada pelas blue chips que apanharam tanto nos anos anteriores. Ursos com posições abertas tiveram que sair zerando posição (comprando) originando este candle forte no semanal típico de rompimento de resistência.


Reparem como os 55k atuaram "como uma mola", amortecendo as pancadas sofridas na região dos 60k e remetendo de volta o índice para cima. Este foi o ponto decisivo (55k) , na minha opinião,  no qual comentávamos exaustivamente aqui ano passado.

As vezes gosto de voltar atrás para ler algumas análises antigas e fazer uma auto-crítica. A parte técnica sinalizava este movimento (como neste post do dia 03/01/2012 "Arranque pra furar"), mas a parte macroeconômica não. É por isso que o mercado não é fácil, são raras as boas oportunidades de entrada.

O índice tem espaço para manter a tendência de alta nos próximos meses, mas vejam como tocou a linha de retorno daquele velho canal de alta. Pode aparecer algumas realizações de lucros nos próximos dias mas nada que altere a tendência no médio prazo. Está mirando teste sobre a LTB principal. Resistência forte pela frente somente na região dos 63.9k (ou 64k) e mesmo assim é bem mais fraca do que os 60k.

Forte abraço a todos e até breve. Retornamos com força total no dia 13/02/2012. Sucesso e bons negócios!

10 comentários:

  1. Como assim "ninguém esperava" esta alta? Eu e alguns "amigos" tínhamos esta esticada como boa possibilidade. Eu tenho um comentário escrito aqui em dezembro que a Bolsa passaria os 60k, iria pra 64k subindo no mês de janeiro. Eu disse também aqui ainda em dezembro: "permissão pra cair só em fevereiro". Mas isso não importa... Nós sabemos que a Bolsa tem seus caminhos, e nem sempre segue a economia real. Boas férias restantes!...
    Carla

    ResponderExcluir
  2. haha... Não é profecia... São padrões do passado que se repetem no futuro. As Bolsas não são lá muito criativas. Acomodam-se em padrões e figuras gráficas. Por isso a análise técnica funciona. Mas tem que saber interpretar.
    Carla

    ResponderExcluir
  3. Amigo, a puxada foi linda. Consegui realizar uns lucros legais e agora estou avaliando um retorno só para quando beliscar 55k again.

    ResponderExcluir
  4. "Contraction of volume in stock market is not good news. A market moving into new high ground on light volume MUST NOT be trusted. While one cannot fight price action itself, the facts that the market is reaching serious overbought readings on such light volume is NOT a constructive situation."

    http://peterlbrandt.com/contraction-of-volume-in-stock-market-is-not-good-news/

    Atenção ao Baltic Dry Index:
    http://www.bloomberg.com/quote/BDIY:IND
    Deteriorando rápido.

    ResponderExcluir
  5. Sem Novidade, sou novato nisso e estou tendo dificuldades em ligar os pontos.

    A queda acentuada no índice demonstra apenas o valor do "shipping price" e de acordo com a wikipedia "it predicts future economic activity". Até aí tudo bem... mas olhando o histórico do gráfico vejo um fundo parecido com o de 2008. Contudo, 2008 apresentou uma queda muito mais acentuada com relação a 2007. Quero dizer, 2011-2012 não está relativamente tão feio assim. Estou errado?

    Abraços,
    TR

    ResponderExcluir
  6. Sobre o BDI: http://www.bloomberg.com/news/2011-12-05/baltic-index-will-stay-under-2-000-until-2014-macquarie-says.html

    Chamo a atenção para este índice: http://www.harperpetersen.com/harpex/harpexRH.do?timePeriod=Years5&&dataType=Harpex&floatLeft=None&floatRight=None

    ResponderExcluir
  7. Prezados, boa tarde!

    Passada rápida só pra dar um alô! Que puxada bonita do ibov heim? Aquele canal de alta do semanal foi rompido para cima acelerando ainda mais o movimento, puxado pelos investidores estrangeiros.

    Desta vez o ibov está acompanhando as demais bolsas mundiais (não tem mais aquele pedágio do IOF para os gringos), subindo conforme os bancos centrais injetam liquidez no sistema. (da última vez, durante o QE2 do FED ficamos para trás). Se não me engano, este mês o BCE deverá liberar mais algumas centenas de bilhões aos bancos europeus. Não resolve o problema macro na periferia da UE, mas empurra para frente.

    No curto prazo, ibov tem uma resistência dura pela frente: os 65k juntamente com a LTB do topo histórico. Como o índice está muito sobrecomprado, é de se esperar alguma realização de lucros em breve. Mas ao primeiro momento, nada que atrapalhe a tendência de alta no médio prazo. Lembrando que a força da resistência nos 65k é menor do que a barreira dos 60k.

    Grande abraço e até o dia 13!

    Sucesso a todos e bons negócios!

    ResponderExcluir
  8. É hoje a volta do mestre !! rs...
    Espero que tenha aproveitado suas férias, agora é hora de voltar a "alimentar" os seus discípulos !!!

    ResponderExcluir