quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Zumbi à vista

Uma avalanche de liquidações envolvendo as ações dos maiores bancos europeus derrubaram as bolsas de valores europeias nesta quinta-feira. O epicentro começou em um dos maiores bancos italianos, o UniCredit, após oferecer elevados descontos nos preços de ações para se (re)capitalizar. O banco foi obrigado a oferecer um desconto de 43% (isso é queima de estoque?) para encontrar comprador no mercado.

Este episódio acaba denunciando (e confirmando mais uma vez) um fato preocupante: não há comprador de risco no mercado. Praticamente ninguém, incluindo fundos hedge agressivos, está interessado em abrir posições que envolvem instituições financeiras e títulos da dívida pública na região sul da Europa. A não ser o próprio BCE (Banco Central Europeu) para tentar amenizar um pouco a situação.

Os papéis do UniCredit despencaram 17,3% nesta quinta-feira, sendo que ontem o tombo foi de 14,5%. Uma verdadeira destruição de capital em curtíssimo prazo que atingiu bancos de outros países europeus. Na Espanha houve um outro agravante, o governo anunciou que o setor precisará captar cerca de 50 bilhões de euros em reservas adicionais, para fazer frente às perdas de valor dos ativos imobiliários podres. Os bancos espanhóis estão sofrendo prejuízos consideráveis devido a crise imobiliária espanhola. Estima-se que metade dos 338 bilhões de euros em exposição total ao setor de incorporação imobiliária, cerca de 176 bilhões de euros é considerada "problemática" pelo Banco de Espanha (Banco Central do país).

Nos Estados Unidos o índice Dow Jones realizou movimento de pullback sobre o rompimento na linha dos 12.2k conforme destacamos na análise de ontem e conseguiu se recuperar no final do pregão. O candle de fechamento é um doji de indecisão e deixa o mercado aberto para novas pressões vendedoras.


No Brasil o índice Bovespa não surpreendeu e fechou em baixa confirmando o que ressaltamos ontem. Não há nada de novo a comentar, vale apenas ressaltar que há um fraca linha de suporte nos 58k para segurar as vendas de curtíssimo prazo. Este é um ponto importante, pois se a força compradora conseguir segurar a pressão vendedora nesta linha, poderá abrir uma oportunidade para uma arrancada rumo aos 60k. Mas por enquanto vamos com um passo de cada vez, ursos no comando.

22 comentários:

  1. FI,

    E as notícias sobre a Hungria?

    Abraços,
    Sir Income
    http://sirincome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sir Income,

    Que bom, você está antenado hehe! Resolví não colocar porque a situação do país já era complicada, não considero novidade. Além do mais o que aconteceu com o UniCredit e esta nova bomba na Espanha são fatos bem preocupantes. Mas foi bom você ter lembrado para destacarmos nos comentários.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  3. boa noite FI....pois eh eu nao tenho nenhum conhecimento sobre bolsa,apenas quero investir um acerto trabalhista num valor um pouco mais de 5 mil e sempre ouvi falar da tal bolsa,rsrsr
    Andei pesquisando mas nao cheguei em nada concreto,tenho muitas duvidas,uma delas e sobre a corretora,elas sao serias mesmo? outra,ha possibilidade de haver tramoia? tipo me enganar nos preços.
    Com pouco investimento seria possivel dobrar o capital?como? por ter pouco eu prefiro a opçao!!! obrigada...rsrsrs
    Bianca

    ResponderExcluir
  4. Opção, num dia te dá um carro, e no dia seguinte te tira um apartamento... Se quiser brincar com opção, coloque só aquele dinheiro que está disposto a perder. Pra Bianca seria bom praticar naquele simulador da Bolsa.
    Arnaldo

    ResponderExcluir
  5. FI preço do minério tá em baixa ou alta atualmente?

    ResponderExcluir
  6. Bianca, boa noite

    O seu caso é muito comum para quem está de fora do mercado e deseja entrar. Que bom que você resolveu procurar ajuda antes. Vou lhe dizer uma coisa muito importante: não faça nada com este acerto trabalhista.

    Em primeiro lugar você vai ter que estudar. Não se preocupe com corretora agora, você parece não estar preparada para entrar no mercado. Eu posso te recomendar alguns livros disponíveis no menu "leitura recomendada" do blog.

    Não há possibilidade de haver tramoias, os preços são negociados na BM&F. A corretora só envia a sua ordem de compra ou venda. Dobrar o dinheiro em pouco tempo pode esquecer, isso não existe, é mito. Se você arriscar este dinheiro em opções, sem experiência, muito provavelmente irá perder e muito, se não tudo.

    Um conselho: deixe este dinheiro na poupança enquanto você vai estudando e acompanhando o mercado. Até 6 meses a poupança é uma boa opção, acima disso não. As dúvidas que você tiver vai perguntando aqui no blog, mas não faça essa besteira de arriscar nas opções.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Olá Arnaldo,

    Exatamente, opção não é pra amador. O problema todo é que as opções pega forte no psicológico, você entra com troco de pão, consegue tirar um bom retorno, se anima todo e depois de algumas semanas já está entrando com uma grana pesada.. aí o psicológico pesa mais e você acaba fazendo besteira.

    Simulador é bom, mas eu sinceramente não vejo muita graça nisso rsrss. A parte mais importante (psicológico) eles não trabalham. Acho mais válido acompanhar o mercado e ir operando com pouco recurso só pra sentir como é a pressão.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. Nuno,

    Preço do minério de ferro entrou em correção no segundo semestre de 2011. Está em tendência de baixa e as siderúrgicas chinesas se uniram pra tentar derrubar mais ainda os preços dos contratos. Fizeram isso em novembro (maioria prorrogou as compras) e deu certo.

    Mas também tinha subido muito nos últimos anos. Por isso a Vale ficou tão descontada assim (lucros recordes), simplesmente nadou no dinheiro nos últimos semestres. Agora são outros 500.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. FI,

    Verifiquei que o canle de anteontem tocou na linha superior da banda de bollinger com um candle de indecisão , consequentemente a proxima parada pode ser a faixa dos 58k se perder podemos chegar até a fundo anterior em 56k

    ass: arriscatudo

    ResponderExcluir
  10. FI, existe gráfico com preço do minério de ferro? Grato

    ResponderExcluir
  11. Parece que na abertura la nos EUA temos os ursos em ação????


    Carlos.

    ResponderExcluir
  12. FI,

    Os ursos pegando os touros de surpresa ou alguma notícia bombástica?

    Abraços,
    Sir Income

    ResponderExcluir
  13. Urso europeu e touro americano brigando... (Carla)

    ResponderExcluir
  14. Arriscatudo,

    Análise correta. Está na mão dessa linha que risquei no gráfico ontem, na região dos 58k. Por enquanto vai segurando, isso é bom para os comprados.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  15. Nuno,

    Existe, só não consigo postá-lo. Vou ver se consigo fazer e te mandar o link.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  16. Carlos,

    Sim mas os ursos de lá estão com preguiça demais no pregão de hoje rsrs.. Fraco

    Abcs,

    ResponderExcluir
  17. Nuno,

    Achei um: http://pt.mongabay.com/commodities/iron_ore.html

    ResponderExcluir
  18. Sir Income,

    Volume baixo, mercado acho que passou a vez para segunda-feira.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  19. Carla,

    O urso europeu gastou muitas engergias esta semana rss... depenaram os bancos

    Abcs,

    ResponderExcluir
  20. Valeu pelo gráfico do minério de ferro, vamos ver como a economia chinesa se comporta no primeiro trimestre, fora isso, se resolverem derrubar o preço do minério, negociar com chines não é fácil não, a Vale sem o Agnelli e nas mãos de políticos vai sofrer um pouco...

    ResponderExcluir
  21. Só pra complementar o comentário acima, na verdade já vem sofrendo a um ano, e pode sofrer muito mais...

    ResponderExcluir
  22. Exatamente Nuno. Não fosse por estes dois aspectos que você citou seria um boa opção ter Vale na carteira. É uma pena, pois é uma ótima empresa. Quem sabe um desconto nos preços não ajuda a ameniar esse lado :)

    ResponderExcluir