terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Olé!

Antes de começar gostaria de destacar o meu erro cometido na análise de ontem para curtíssimo prazo. A queda do índice Bovespa não durou mais do que um pregão, o mercado virou a mão rapidamente contrariando as minhas expectativas de movimentos de curtíssimo prazo. Gosto quando isso acontece, pois demonstra a superioridade do mercado. Errar e acima de tudo assumir o erro faz parte do processo de sobrevivência no mercado. Por mais que a sua análise esteja impecável, com um ótimo risco x retorno favorável à decisão do investidor/operador, vai existir sempre um porém. O que estudamos aqui não é uma ciência exata e sim um estudo de projeções e possibilidades.

Bom, agora vamos tentar consertar as distorções da análise anterior. De fato, os investidores estrangeiros continuam realizando lucros, evidenciado pelos saldos vendedores de corretoras estrangeiras ao final do pregão. Mas o índice não caiu mesmo assim porque obviamente apareceu uma força compradora que superou o volume de venda das corretoras estrangeiras. Provavelmente foram os investidores institucionais que puxaram o índice, para induzir o fechamento do mês de fevereiro com um bom desempenho nas carteiras, já que amanhã será o último dia de negócios para o mês. Não me atentei para este fato, que é bastante comum.

O mercado provou que o timming para a correção mais forte seguindo os movimentos de Bombay na Índia estava errado, porém o mesmo só será invalidado caso ocorra rompimento da resistência em 66.4k no índice Bovespa. Enquanto esta linha não for rompida, continuará existindo uma boa possibilidade de realização de lucros, tal como ocorre na bolsa da Índia.

Por fim, o fechamento de hoje mostra um engolfo do candle anterior de baixa. A linha central de bollinger foi “violinada” com o fechamento novamente acima da mesma, não é incomum este acontecimento pois o índice está lateralizado e as médias perdem relevância no curto prazo. Um ponto positivo é que esta congestão de curto prazo do Ibovespa pode estar perto do fim com o estreitamento das bandas de bollinger. Hoje elas se fecharam bastante e se continuarem neste ritmo em algumas semanas poderá haver estouro para algum dos lados (para cima, rompendo 66.4k, ou para baixo perdendo 64k). Portanto, estejamos preparados com as estratégias já boladas para ambos os casos e não sermos surpreendidos pelo mercado.

  

A agenda do dia nos Estados Unidos acabou divulgando um dado que surpreendeu positivamente o mercado. A confiança do consumidor americano, medida pelo Conference Board, melhorou em fevereiro. O índice saiu de 61,5 pontos em janeiro para 70,8 pontos neste mês. O número veio bem acima do esperado pelo mercado que indicava elevação para 63,1 pontos. Com isso o índice Dow Jones acabou fechando em leva alta superando o patamar psicológico dos 13k. Mesmo assim continua perigoso para especulações na ponta compradora.


21 comentários:

  1. Parabéns pela humildade. Isso é raro entre humanos e praticamente inexistente entre pseudônimos virtuais. Mandou muito bem!

    TR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado TR,

      Humildade e simplicidade acima de tudo. Mercado é aprendizado eterno, vamo que vamo!

      Abcs,

      Excluir
  2. FI...vc foi pego em uma bull trap rsrs... na minha opinião não errou nada, vc analisou o gráfico e cenário mundial e tava dando realização, mas Sr. Mercado é soberano, não tem almoço grátis não...abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuno,

      Pois é, mercado é assim mesmo. Na prática não fui pego porque não operei, mas a análise sim tomou um belo "olé" do Sr. Mercado. Isso acontece, faz parte =)

      Abcs,

      Excluir
  3. "Gosto quando isso acontece, pois demonstra a superioridade do mercado. Errar e acima de tudo assumir o erro faz parte do processo de sobrevivência no mercado"... Ah tá.

    E quer dizer que agora o IBOV segue a bolsa da India?

    Quanta besteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,

      A estrada é curta para os que não tem humildade de assumir os erros no mercado.

      Se você reparar bem, a correlação do Ibovespa com o índice Bombay na Índia é maior do que a correlação do Ibovespa com o próprio Dow Jones. Não significa que existe a obrigatoriedade de seguir a bolsa da Índia, aliás este termo obrigatoriedade não existe no mercado. Mas bolsa por bolsa, os nossos movimentos são bem mais parecidos com os movimentos do índice Bombay. O que não é pra menos, são emergentes como nós e os mesmos players que atuam lá, jogam aqui também.

      Abcs,

      Excluir
    2. Mas é claro que Ibov segue a bolsa da Índia. E da China também. Anota aí.
      Carla

      Excluir
    3. É isso aí Carla.
      Esqueci de citar a China também.

      Obrigado,

      Abcs,

      Excluir
  4. bom dia .... há tempo que venho seguindo seu blog e digo uma coisa sem ele fico perddido nos meus planejamentos ...
    qnto a esse erro normal ... percebo que o segredo no mercado é sempre usar stops e ir pela análise gráfica, o importante é que os acertos sejam maiores que os erros, e quando errarmos stoparmos e se for o caso virarmos a mão .... (pena que só aprendi agora que tenho poca grana, hauahau)
    tenho uma pergunta aonde vc consegue esses gráficos dj, sp e bolsas europeias ??.... precisava dos gráficos em tempo reais para operar com maior precisão ....
    outra coisa volta a fazer uma análise dessas bolsas européias, e que tal fazer uma análise do ouro ?? kk, vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      O início é doloroso, agente só aprende da pior forma. Faz parte.

      Eu gosto de olhar no stockcharts.com Tem gráficos de indices do mundo inteiro. freesotckcharts.com também é muito bom. As duas plataformas são gratuitas.

      Pois é, na última sexta-feira faltou jogar as bolsas europeias e asiáticas na análise. No fechamento desta semana irei abordá-las.

      Boa idéia, vamos arrumar um espaço pra comentar sobre o ouro hoje.

      Abcs,

      Excluir
  5. Olá pessoal, quando olho o Ibov novamante nos 66K me vem a pergunta, vale tudo isso??? Mercado guiado por fluxo estrangeiro muito volátil, então não vale.
    Más vamos para a análise técnica, caso o Ibov rompa os 66,5K deverá em médio prazo buscar a barreira dos 74K, um topo triplo, minha estratégia me proíbe quanquer entrada, sou investidor, ações para mim é como adquirir um imóvel para aluguel...só se compra com bom preço!!
    FI depois se possível uma visão do que pode ocorrer com os preços nos próximos 5 anos, ao meu ver em algum momento teremos um novo teste nas prox. dos 30k.
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Aí é que entra o ponto da análise fundamentalista. Particularmente não vejo muitas empresas baratas na Bovespa.

      Esta congestão do Ibovespa entre basicamente 60 - 70k deixou o mercado muito técnico. Bom pra girar papel e péssimo pra holds mais longos. Pelo menos eu enxergo assim, deste ponto do ibov pra cima sou mais especulador e menos investidor.

      Humn... 5 anos é um período muito longo. Muita coisa pode e deverá acontecer, provavelmente boas oportunidades de compra irão surgir. A bolsa está devendo uma reação também, economia em expansão com boas perspectivas. E se jogarmos ibov indexado pela inflação o TH deverá estar batendo a casa dos 90k rsrs.

      Abcs,

      Excluir
  6. FI, sem sacanagem, foi o melhor post que li no quase 1 ano que acompanho o Blog. Parabéns mesmo. Não é sempre que lemos essas coisas.

    Agora, com relação a coisas tangíveis, rs.

    No fim de ano conversava com vc sobre opções de alocação para 2012 e segui a seguinte estratégia:

    70% em renda fixa
    5% em ações (blue chips + defensivas)
    25% na poupança (aguardando uma decisão do mercado)

    Esses 25% estão me deixando 'louco', resisto em entrar com o IBOV a 66K, mas o que tenho lido nos últimos meses me leva a crer em teste dos 75K daqui a 3, 4 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Wilson obrigado!

      Não precisa ficar louco, porque o mercado não vai acabar rsrs. É impossível tirar vantagem de todos os movimentos, deixar alguns bondes passar para pegar outros com mais segurança faz parte do processo. O mais importante é que você esteja seguro do que está fazendo.

      Essa resistência em abrir posição comprada no ibov faz sentido porque não há muitas promoções disponíveis na praça (o que não significa que o mercado irá parar de subir). Certamente quem abre posição comprada nesse nível está assumindo um risco maior. E quanto mais a bolsa sobe, maior será o desejo de comprar, tem que ter controle psicológico nessas horas. Como disse pro Ivan logo acima, com ibov nesse nível eu sou mais especulador e menos investidor.

      Desde que você esteja preparado para jogar esses 70% na renda variável quando os mercados entrarem em crash, não vejo problema algum.

      Abcs,

      Excluir
  7. Acabei de ver um ótimo operador do mercado aí, queridinho dos iniciantes, dizer que "errou" ontem, pois estava certo que Ibov cairia. Mais um que levou um "olé!". haha... Este é um grande analista, um dos melhores. Também é muito honesto, sempre conta seus trades que deram errado. Mas, acerta mais que erra, e é isso que importa.
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla Obrigado!

      Infelizmente a maioria dos analistas profissionais tentam esconder o erro, não vejo o porque disso. Além de ser um péssimo exercício para o sistema operacional (psicológico), prejudica as análises e consequentemente o processo de tomada de decisão.

      Abcs,

      Excluir
  8. Sobre oportunidades de compra a única coisa que tem atraído minha atenção no momento pra looooongo prazo é o FFCI11. Na minha opinião, não é mau negócio comprar esse FII a 1,72 ou 1,71 (o problema é que neste preço tem uma fila enorme).

    PS: Não confundir com recomendação de compra. É só a minha opinião e posso estar errado =)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Sr. Anônimo,

    O seu comentário foi moderado. Respeito e educação com os leitores e participantes do blog.

    ResponderExcluir
  11. Realmente, lá vai o mercado nos ensinar a continuar sendo humildes. Não que eu ache que você precise de grandes lições nesse sentido.

    Eu também estou muito desconfiado desse mercado. Desde que comecei a operar faz um tempo que eu não vejo tanto otimismo e preços tão altos. O jeito é operar com stops curtos ou com o dedo no gatilho (quer dizer, no mouse).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe Tazzo é isso aí. Apesar da tendência de alta estar bem definida, no longo prazo ainda fazemos parte de uma grande zona de congestão. Isso acaba "fabricando" uma oscilação maior.

      Abcs,

      Excluir