segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Retomando as análises

Grandes amigos (as) do Finanças Inteligentes! Como estão todos vocês? Espero que tenham realizado bons negócios nestes últimos trinta dias e conforme combinado, estamos retomando hoje nossas atividades aqui no blog.

Bom, para início de conversa este movimento altista do Ibovespa foi amplamente sustentado pelo investidor estrangeiro desde o início deste ano. Provavelmente algumas corretoras lá foram recomendaram seus clientes a reforçarem ou abrirem posição comprada em emergentes, incluindo obviamente o Brasil que não cobra mais o pedágio do IOF. Esta recomendação de compra em ativos pode estar respaldada na decisão do BCE (Banco Central Europeu) de injetar capital (emprestar a juros baixos) em 523 bancos europeus, gerando um repasse ao sistema financeiro de quase meio trilhão de euros na primeira fase desta operação. A segunda fase será dia 29 de fevereiro.

Investidor estrangeiro quando abre posição pesada deve procurar papel de giro alto, que tenha bastante liquidez para socar na ponta vendedora e montar posição comprada do outro lado, para evitar que ocorra um estouro nas cotações encarecendo sua compra. Os papéis que aceitam essa entrada de capital são as blue chips, justamente a classe de ativos que mais apanharam nos últimos anos.

A alta do índice Bovespa no pregão desta segunda-feira pegou carona na decisão do Parlamento grego que saiu ontem. Foram aprovadas novas medidas de austeridade que a Grécia precisa executar para garantir o recebimento de um segundo pacote de ajuda internacional. O índice subiu puxado pelas blue chips, em especial a Petrobrás, que após divulgar um balanço horroroso na última semana, anunciou hoje a Sra. Maria das Graças Foster, nova presidente da Petrobrás.

A nova presidente da companhia deverá manter “o famoso diálogo de prosperidade” junto ao controlador (governo), mas com foco nos resultados dos acionistas minoritários. A empresa deverá manter uma gestão de continuidade, mas a presidente afirmou que seguirá metas precisas. "Sabemos para onde vamos", disse Graça. Está aí a esperança para curar sofrimento do acionista minoritário da Petrobrás.

Pelo gráfico do Ibovespa podemos perceber um topo (fraco) de curto prazo na região dos 66.4k. O índice engolfou em cima da região dos 64k sem nem mesmo encostar ma linha central de bollinger. Sinal de mercado forte comprador, mesmo em níveis elevados de sobrecompra.



Nos Estados Unidos o rally não foi tão forte assim. O índice Dow Jones está subindo devagar em relação ao Ibovespa. As especulações em Wall Street estão um pouco travadas devido ao encontro da linha de resistência em 12.8k, topo de 2011. O rompimento desta linha seria mais um carimbo para a tendência de alta iniciada na região dos 10.4k ano passado, projetando teste sobre o topo histórico em 14.2k.

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Grande Finanças Inteligentes,Tudo Certo ?
    Chega de Moleza.rsrs
    Vamos Trabalhar.....
    Amigo é um Prazer Rever suas Inteligentes Analises.
    Seja Bem Vindo.
    Para Começar Gostaria de sua Opinião,Estou Comprado em BVMF3 a R$ 10,80. Qual na sua Opnião a Proxima Resistênçia ? Estou Pensando em sair entre R$12,35/12,65 o que Acha ?
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. o mestre voltou uhuu !!!

    ResponderExcluir
  4. grande FI, muito bom ter seus comentários de volta, me ajudam muito...

    ResponderExcluir
  5. Caro FI,


    Senti muito falta de suas análises hein... o que você espera para essa semana???


    Grande abraço!!



    Carlos Jardim

    ResponderExcluir
  6. Olá FI!
    Nem imaginava tanta alta na tua ausência, né? hehe... Nem eu, na verdade, achei que de 65k não passava.
    Eu aproveitei um pouco, mas o problema é que já realizei quase tudo. Agora tô perdida. Acho que ficarei de molho, aguardando algo mais contundente.
    Carla

    ResponderExcluir
  7. ..voltando forte, assim como os estrangeiros hehehe dinheiro novo no mercado é sempre bem vindo! Quando bater bollinger eu compro enquanto isso vamo se enxer de tesouro direto heheheh abraço

    ResponderExcluir
  8. Grande macr3 !

    Tudo bom e com você? Hehe.. estamos aí, vamo que vamo!

    Boa tacada na BVMF3, 10,80 foi rompimento de resistência e pivot de alta. Os 12,65 é a próxima resistência chata dela (mais fraca que os 10,80). Papel deu uma arrancada bonita, está sobrecomprado mas eu sinceramente deixaria o mercado decidir já que o seu ponto de compra está muito bom. Jogaria um stop um pouco abaixo dos 11,58 pra evitar os rapa stops das corretoras e iria subindo o stop conforme o ativo for mantendo a tendência de alta. Você pode também liquidar 50% deixar os outros 50% protegidos com stop. Posição bem confortável, parabéns!

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  9. Anônimo,

    Hehe, obrigado mas aqui não tem mestre nenhum, todos nós somos aprendizes =)

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  10. Nuno,

    Valeu meu caro, precisando estamos aqui pra ajudar!

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  11. Grande Carlos Jardim!

    A semana começou com um baita pé direito né. Mercado muito forte na compra, mas pelo nível de sobrecompra acho que ainda deve congestionar um pouco antes de romper o último topo da pernada em 66.4k. Porque se manter toda essa força chegamos nos 70k em menos de um mês rsrs

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir
  12. Olá Carla!

    Pois é... foi só eu sair que o mercado desembestou a subir rsrs, só pra eu não encaixar uns trades. Pior é que pouco mais de um mês atrás eu estava com uma estratégia armada, de baixo risco pra entubar de BBAS3 e não fiz :(

    Pelo visto você pegou o bonde da alta também. É isso aí, parabéns! Agora está um pouco pesado pra ficar aventurando, pra brincar tem que ser com menos recurso.

    Vamos monitorando novas oportunidades

    Abcs, bons trades

    ResponderExcluir
  13. Saimon_Rijo,

    Os estrangeiros tem o poder mesmo. Enfiaram grana na Bovespa e o negócio disparou. E fizeram bem feito pois deram indício de estarem saindo no final do ano passado zerando posições de hedge (que incluíam as compras no mercado à vista) mas voltaram com tudo e mais um pouco no início deste ano.

    Não estou gostando das taxas do tesouro direto nesse momento. Nem da NTN-B nem das LTNs. Um exemplo: segurar até 2015 uma taxa de 10,33% na LTN. Tá fraco demais. Já sabemos que a política de afrouxamento deverá se encerrar este ano, a taxa pode chegar na casa de um dígito mas acho que não se sustenta aí com reaquecimento do PIB. Quando as curvas de juros futuros voltarem a inflexionarem para cima, aí sim vai ser bom fisgar umas taxas no pré-fixado.

    Enquanto isso tem uma boa opção pra girar renda fixa no curto prazo: as LCIs do Sofisa. Mamão com açúcar rsrs...

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
  14. Grande FI, seja bem-vindo.
    Em sua ausência a bolsa disparou meu amigo...
    Vamos ver como ela se comporta agora que você voltou.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Meu caro Jônatas, tudo bom?

    É meu amigo, foi só eu sair que fizeram a festa. Será que eu sou pé-frio? rsrs..

    Obrigado e bons negócios!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  16. Estava sentido falta dos ótimos posts!

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
  17. Grande ITM,

    Bom mesmo são os comentários de vocês. Obrigado e vamo que vamo!

    Abcs, bons investimentos

    ResponderExcluir