terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Um elefante que incomoda

A famosa cantiga “um elefante não incomoda muita gente...” não se aplica em alguns ativos que compõe a carteira do Ibovespa. A elevada participação das ações da Petrobrás no índice Bovespa (10,72% somando ONs e PNs) acabaram arrastando a bolsa inteira para o campo negativo no pregão desta terça-feira, dia em que o resto do mundo fechou perto da estabilidade. Tudo começou após a teleconferência da empresa com analistas para tentar explicar o péssimo resultado no quarto trimestre de 2011.

A teleconferência foi tão horrorosa quanto o resultado da empresa. A diretoria da Petrobrás não foi convincente em suas explicações para o decepcionante resultado trimestral. O mercado não perdoa e desceu a lenha nas ações da empresa. Como os papéis haviam subido bem no pregão de ontem, estava fácil ganhar no stop de quem entrou na petro, pois as compras estavam fresquinhas e com spreads apertados. Para os players, é como vigiar um doce na mão de uma criança. A teleconferência foi o recheio caramelado deste doce, um bônus para aumentar o medo dos especuladores recém-comprados no papel.

O efeito psicológico da pancadaria nas ações da Petrobrás se espalhou por outras ações do índice, atingindo principalmente a Vale, justamente por divulgar os resultados amanhã após o pregão. Com isso o índice Bovespa fechou o dia com um candle de baixa, mas não desconfigurou o marubozu em cima da linha de suporte em 64k, que mira o último topo desta pernada de alta iniciada em agosto do ano passado. Porém podemos perceber que é jogo aberto entre 66.4k e 64k, o índice poderá manter esta lateralização por mais alguns dias/semanas.



Nos Estados Unidos o índice Dow Jones está praticamente parado no lugar há mais de 7 pregões. Poucas novidades macroeconômicas e poucas oscilações, mantendo a análise de ontem.

8 comentários:

  1. Lucro líquido da Bovespa cai 8,4% em 2011.Saiu o Resultado.
    Amigo Finanças, Fiquei Ocupado Hoje e não segui seu Conselho,kkkk
    Coloquei OC de Tudo a R$ 12,65 Bateu R$ 12,60.
    Estou Desconfiado que voce Falou para os Gringos onde Estava Minha Ordem.rsr
    Vamos ver o que Acharam deste Resultado.
    Amanha Saberemos.Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  2. macr3,

    Putz! Por 0,05 cents não pegou!

    Hehe, ou será que os gringos estão espiando o nosso blog? rsrs...

    Boa sorte amanhã. Olho vivo no pregão!

    Abcs, e bons negócios

    ResponderExcluir
  3. FI,

    Bem vindo , alguém poderia explicar essa queda da Petro .Sinceramente até com uma blue chips o pessoal está conseguindo manipular as ações dessa empresa.

    ResponderExcluir
  4. To preocupado com a PETRO, o que esta acontecendo??? Reflexo de ontem ainda??? Do balanço???

    Carlos Jardim

    ResponderExcluir
  5. O balanço da Petrobrás foi decepcionante mesmo. E a nova presidente disse que vai manter a atual "política" de preços. Mudando de assunto, Graça Foster precisa, no mínimo, cortar o cabelo e trocar os óculos... Só eu posso fazer esse tipo de comentário, ok? =)
    Carla

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    Os movimentos recentes são especulação, conforme expliquei no post. É peixe grande pulando no quintal da petro. Não é um lugar seguro para nós meros sardinhas.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  7. Carlos Jardim,

    Este reflexo no balanço pode durar até o próximo trimestre. O investidor vai ter que enxergar melhoras nos próximos resultados. Problema é que pelas novas declarações da presidente parece que será uma troca de 6 por meia dúzia.

    "A produção crescerá a partir de 2013, 2014... Manutenção por hora, dos preços como estão..., etc".

    A princípio, nada bom para o minoritário

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. Carla,

    Sim, uma "política governista de preços"...

    kkkkkkkk, rachei de rir deste seu comentário


    Abcs,

    ResponderExcluir