quarta-feira, 28 de março de 2012

Bears 2 x 0

O pregão desta quarta-feira foi apenas uma sequência do que ocorreu ao final dos negócios no dia anterior. O mercado confirmou o movimento dos players que conseguimos detectar na terça-feira, portanto a análise de hoje será curta. Os motivos e o porquê dos acontecimentos estão relacionados no post de ontem.

Não saiu nenhuma notícia relevante para justificar a queda nos mercados, o movimento foi puramente técnico e orquestrado nas diversas praças mundiais. O mercado asiático (são os primeiros a abrir) emitia sinais de que o movimento vendedor estava disseminado pelas bolsas ao redor do planeta. Na China, a bolsa de Xangai recuou 2,65%. Passando pela Europa, o índice DAX (Alemanha) cedeu 1,1%, na Inglaterra o FTSE caiu 1% cravado.

No Brasil a queda foi de 1,45%. Os players fizeram o serviço logo no início do pregão, conseguiram detonar o pivot de baixa rapidamente jogando o índice para testar a linha intermediária de suporte em 65k. Pode aparecer algum repique de curtíssimo prazo em cima desta zona de suporte (fraca), mas a tendência de baixa no curto prazo foi confirmada hoje com primeiro objetivo nos 64k. Região de suporte forte, além de ser a principal barreira para impedir uma queda maior até os 60k.

  
Nos Estados Unidos o índice Dow Jones também fechou em baixa e mais uma vez foi testar a LTA de toda esta tendência de alta iniciada em outubro do ano passado. Já é o terceiro teste em menos de 30 dias, mostrando que o impulso da força compradora após respeitar a linha é muito pequeno. Não está aparecendo força suficiente para formar uma puxada maior, isso acaba denunciando a fraqueza de curto prazo da força compradora. Corre sério risco de perder esta LTA e as vendas aumentarem com o movimento subsequente da massa. Bears 2 x 0.


6 comentários:

  1. Sugiro que vc inclua o dolar em suas análises, pois tá subindo muito e vai subir ainda mais!

    rsrsrsrsrs

    Anonimo do BC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo do BC, tudo bom? Vai ter intervenção hoje? rsrss...

      Dólar tem uma resistência fraca nos 1,83 que deve ser rompida em breve empurrando pros 1,85 fácil fácil. Depois disso pode enrolar mais um pouco pra depois testar os 1,88 e partir pros 1,90/1,91. Se passar disso pode até mesmo dar um pânico de alta, com as posições zeradas dos vendidos nos futuros.

      Abcs,

      Excluir
    2. Duvido!...
      Com tanta oferta de dólar, fácil, barato e abundante, pra que pagar mais?!
      Estamos tendo uma especulaçãozinha de alta muito da mequetrefe! haha...
      Carla =)

      Excluir
    3. Hehe... eu acho que pode encostar nos 1,90. Se chegar lá perto muita gente pode começar a sair da posição vendida com medo de reversão, aí acaba impulsionando mais. Por outro lado os empresários estão fazendo tanto escândalo com esse câmbio que o governo está fazendo de tudo pra levantar o máximo possível. Não vejo necessidade por exemplo do Banco Central entrar comprando dólar em plenos 1,82/1,83 (como foi ontem)...

      Abcs,

      Excluir
    4. Entendo... Só que há mais motivos pra o dólar ficar desvalorizado. Creio que o Mantega não tem poder de valorizá-lo muito. E só o gráfico não consegue movimentá-lo. Talvez por muito pouco tempo, como foi o caso da chegada ao 1,91. Logo caiu de novo, pois não havia sustentação "real". Claro que o cenário pode mudar, mas como está, não passa de 1,90. A não ser por curtíssimo período especulativo. É o que "acho"...
      Carla

      Excluir
    5. Carla,

      Sim, neste ponto você está certa. Como diz o nosso amigo irritante Galvão Bueno nos GPs de F1: "chegar é uma coisa, passar é outra". Isso vale pro mercado também rsrs...

      Abcs,

      Excluir

Conheça o meu eBook Muito prazer, Sr. Mercado

Entenda a dinâmica do mercado de capitais e descubra como é simples e fácil investir com sucesso na bolsa. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.